Ant-Man – Homem-Formiga (2015)


Que bom que a Marvel está tão grande pra poder fazer Homem-Formiga no cinema!
Porque por muito tempo se acreditou que um filme do Homem-Formiga seria bizarro demais, pareceria uma grande piada – mas com o auge dos filmes de super-heróis, e o grande poder que a Marvel tem atualmente nos cinemas, não tinha porque não tentar. E eu fico tão feliz que eles tenham tentado. Porque o resultado é um filme muito divertido e cheio de espírito, se baseando em parte no carisma imenso de Paul Rudd, em parte nesse Universo Cinematográfico já estabelecido no qual ele se insere. Porque é sempre gostoso estar no cinema e então você se dar conta de alguma referência, ou então você ver um outro Vingador fazendo uma participação no filme, ou aquela EXCELENTE cena pós-créditos que conecta as coisas para a aparição importante do novo herói em Capitão América: Guerra Civil, do ano que vem.
O filme começa nos apresentando Scott Lang, um ladrão profissional que acaba de sair da cadeia. Ele é um personagem bem diferente do caráter inabalável de Steve Rogers, por exemplo, mas essa é sua trama: ele rouba, e ele é conhecido por recorrer a isso quando as coisas começam a apertar. E não sei como é que poderíamos julgá-lo… afinal, ele ama incondicionalmente sua filha, Cassie, que era mesmo uma fofa. Eu gostei da felicidade da filha quando ele apareceu na festa de aniversário dela (“Mamãe ficou tão feliz que até engasgou com a bebida”) e de como ela gostou daquele ursinho horrendo. Com a esposa casada com um policial que é um babaca, sem dinheiro para pagar a pensão e sendo lembrado disso, e amigos loucos (divertidos, mas LOUCOS) que o vêem como um excelente ladrão…
Bem, eles lhe oferecem uma oportunidade e tanto…
…e ele a aceita. Tudo planejado para um assalto bem inusitado. Eles acabam, liderados por Scott Lang, em uma casa antiga, cheia de detalhes a serem superados, e um cofre feito do mesmo material que o Titanic – “Vocês lembram o que o iceberg fez com o Titanic” “Sim, matou o DiCaprio”. E quando Scott Lang, apresentando uma astúcia e tanto, consegue abrir o cofre: A ROUPA DE HOMEM-FORMIGA. Hank Pym, o primeiro a usar a alcunha de Homem-Formiga, permitiu tal roubo como uma espécie de teste, já que ele precisava de alguém que pudesse ajudá-lo a impedir Darren Cross de lançar os Jaquetas Amarelas, que seriam usados como uma arma e vendida para a HYDRA. Como uma espécie de test-drive, Scott Lang ativa o poder do uniforme e encolhe ao tamanho milimétrico de uma formiga, vivenciando o mundo de uma maneira bem diferente em uma cena divertida…
Ele acaba preso tentando devolver o uniforme. E foge da cadeia com a ajuda dele.
E de Hank Pym.
Desse modo, Scott Lang recebe a oportunidade de começar de novo. Temos um filme muito divertido e muito bem construído desse herói que é capaz de encolher ao tamanho de uma formiga, e se comunicar e controlar esses insetos. Eu gostei da relação dele com Hank Pym, e também da participação de Hope – os treinamentos foram ótimos, enquanto um clima começava rolar entre os dois, Hope precisava se resolver com o pai (a história de como a mãe, a Vespa original, “morreu” é ótima) e Scott Lang estava aprendendo os pequenos detalhes da função: como encolher e voltar ao tamanho original no momento exato (adorei o lance de correr normal, encolher para passar pelo buraco da fechadura, e sair de tamanho normal do outro lado), e a visita ao Reino das Formigas para conhecer cada uma das espécies e suas especialidades, que seriam úteis na grande sequência final do filme, na invasão ao laboratório.
Invasões. Um pequeno detalhe ainda tinha que ser pego, e foi assim que Scott Lang invadiu a sede dos Vingadores, ou dos Novos Vingadores, liderados pelo Capitão América, e acabou tendo um embate bem interessante com o Falcão. Mas sobre invasões, a invasão à Pym Technologies foi ÓTIMA. E muito bem feita. Eles estavam pensando nos detalhes, mas Darren Cross não era pouco inteligente… mas a ação daquele momento estava toda EXCELENTE. Cada detalhe, cada encolhimento e retorno ao tamanho real do Homem-Formiga no momento exato em cenas de ação incríveis. Fora que eu adorei os efeitos. Enquanto o Homem-Formiga encolhia, deixando o rastro rapidamente, lembrando o original dos quadrinhos, ficou muito bacana… e quando ele corria, e encolhia e aumentava e encolhia e aumentava… foi uma cena realmente muito boa e muito bem feita.
E então Darren Cross se torna um Jaqueta Amarela.
Depois de ter passado grande parte do filme ainda fazendo testes finais para o encolhimento de pessoas, Darren Cross atingiu seu objetivo e conseguiu o uniforme de Jaqueta Amarela – que é particularmente mais bonito que o de Homem-Formiga original. Na sequência final do filme, Scott Lang precisou lutar contra ele em uma cena ora de ação incrível ora de diversão incomparável. Eu adorei como o filme conseguiu equilibrar tanto a ação e seriedade da trama quanto o humor de Paul Rudd e da Marvel. Como o Jaqueta Amarela no repelente elétrico, ou a grande luta no quarto de Cassie, em meio ao trem. Quando Darren Cross está sendo quase atropelado, e a câmera retorna ao plano normal, mostrando os vagõezinhos caindo [cena do trailer]: HILÁRIO. E o trem com os olhinhos balançando, aumentado do lado de fora, esmagando o carro da polícia?
E a formiga gigante de bichinho de estimação?
Ah, e Scott Lang vai subatômico, mas retorna por causa da filha. FO LINDO.
O que quer dizer que a mulher de Hank Pym não precisa estar necessariamente “morta”.
Tivemos um final excelente para o filme, uma última cena que colocou Stan Lee, fez referência à entrada de Scott Lang na equipe dos Vingadores e falou sobre um herói que “escala paredes”. Sim, eles referenciaram o HOMEM-ARANHA \o/ A primeira cena pós-créditos, ótima, mostrou Hank Pym e um novo protótipo de roupa para a Vespa: presente incrível para a Hope. E, então, a segunda cena pós-créditos que foi EXCEPCIONAL, MARAVILHOSA! “Hey, Captain!” Vemos o Capitão América e o Falcão, mantendo Bucky Barnes, o Soldado Invernal, prisioneiro e decidindo não contar isso ao Tony Stark. O que é uma bela introdução à Guerra Civil de 2016, nos deixando instigados a ver mais e mais e mais. Quando eles parecem não saber exatamente o que fazer dali em diante, Wilson comenta: “Maybe not. I know a guy”, oficializando o Homem-Formiga como integrante dos Novos Vingadores.
ANT-MAN WILL BE BACK \o/

Para mais filmes da Marvel, clique aqui.


Comentários