Sense8 1x02 – I Am Also a We


“Oh my God, I’m losing my mind” / “No. It’s just expanding”
Bem, eu estava realmente MUITO curioso para escutar essa frase. Aconteceu. Na verdade, eu já estava apaixonado pela proposta de Sense8 desde a estréia. O primeiro episódio apresentou todo um conceito interessante de conexão mental e emocional levado a níveis inovadores, mas não desenvolveu isso. Embora completamente instigante, acho que a série realmente nos prendeu por ser tão instigante – porque sabíamos o que estava acontecendo, víamos acontecer, mas ainda não era efetivo. Esse episódio soube começar a fazer as coisas ficarem mais claras, mais intensas. Eles se conectaram de uma maneira ainda diferente, e começaram a tomar consciência da conexão! Poder ver o quanto essas possibilidades expande as experiências, quaisquer que sejam, deles, com eles pensando e sentindo de uma maneira totalmente nova… sentindo prazer de uma maneira totalmente nova. Foi um episódio realmente memorável.
E não dá para parar. Ainda bem que temos todos os episódios.
NÃO DÁ PARA PARAR.
Com dois dos sensates ainda bastante excluídos – Capheus e Sun Bak – os demais personagens todos ganharam histórias, em proporções diferentes, mas todas muito envolventes. O que eu senti foi que nós estávamos nos aproximando dos personagens, e nos tornando um com eles também. Pudemos senti-los e entendê-los e tanto se afeiçoar a eles quanto se identificar com eles. É uma coisa grandiosa. Acho que Nomi protagonizou uma das melhores cenas enquanto gravava aquele vídeo para o seu blog, com o discurso sobre a Parada do Orgulho LGBT. Porque ela estava inspirada, ela estava falando lindamente. Me arrepiou ouvi-la se expressar daquela maneira. O momento em que ela finaliza? LINDO. “Today I march to remember that I’m not just me. I’m also a we. And we march with pride”. E então as coisas se tornam significativamente mais importantes e interligadas quando ela vê Jonas Maliki no desfile, cai da moto e vai parar no hospital…
Depois de uma estréia mais fraca para Lito Rodriguez, nós finalmente vimos alguma coisa acontecendo, e a história dele se desenvolvendo foi bem bacana, e acho que teremos boas coisas saídas dali – e cenas bem quentes, pelo o que posso esperar. Na estréia do seu filme, Lito se mostra, novamente, muito desinteressado em mulheres, fugindo de perguntas sobre uma relação dele com Daniela, e fugindo da própria Daniela quando ela tenta se jogar para ele. “Desculpe, mas eu gosto de outra pessoa”. E então ele chega em casa para encontrar Alfonso Herrera, Hernando na série – e foi bem hot. Eles não estão na fase do relacionamento de sexo ardoroso só com paixão; eles são absolutamente lindos e sentem tesão um pelo outro, mas eles tratam isso de uma maneira madura de um relacionamento longo, com beijos, insinuações, corpos juntos… e mesmo quando Hernando coloca a mão dentro da cueca de Lito, não foi o erotismo extremo – foi descontraído e muito VERDADEIRO.
Tudo bem que eu queria ter visto MAIS. Mas vai ter mais episódios.
Hernando selou esclarecendo a Daniela: “The problem is, honey, that you don’t have a cock”.
Embora a conexão seja bem ampla, e todas as oito pessoas estejam devidamente conectadas psiquicamente, notamos que, pelo menos dentro de um episódio, há uma tendência de limitar a pares – foi o que aconteceu com a conexão entre Kala e Wolfgang. Enquanto o alemão apareceu pela primeira vez no episódio em uma quentíssima cena de sexo, ela aparece ouvindo um discurso fofo e apaixonado do futuro marido que ela não ama. O problema é que o discurso foi inspirado e pareceu verdadeiro. Gente, o que foi a sequência de dança que começou com a boyband indiana? FOI LINDO DEMAIS. Então, em paralelo com todo esse “romantismo” e discrição, temos o sexo de Wolfgang, e o desejo dele por comida indiana. E então nós entendemos que parece que Wolfgang vai se apaixonar por Kala, por mais complicado que isso seja… foi legal vê-la caminhar pelo restaurante indiano sem de fato estar ali. E o encanto estampado no rosto de Wolfgang. Palpável.
Assim como no episódio passado, mais uma vez a conexão de Riley e Will foi reforçada, mas foi bem mais breve dessa vez – se limitou a uma olhada no espelho (sim, Will estava sem camisa) na qual um vê o reflexo do outro. Acho que o roteiro vai aproximar Will de Nomi dessa vez. Ambos viram e falaram com Jonas, que cresce agora, e ele vai juntar os dois. Nomi, internada contra sua vontade e presa, é diagnosticada com Síndrome do Lobo Frontal, e planejam uma lobotomia para preveni-la de alucinações, sinestesia e perda da identidade. Embora tenha sido revoltante acompanhar a mãe de Nomi, foi lindo ver Amanita conseguindo ligar para ela e conversar com ela – garantindo que ela não é louca, pois tem foto de Jonas. Jonas, por sua vez, tanto apareceu para Nomi para instruí-la a fugir, quanto apareceu para Jonas para explicar sobre como Angelica deu a luz a eles, que ele renasceu como um sensate, e que ele precisa ir até Nomi e ajudá-la!
Esses finais não poderiam ser mais ELETRIZANTES – eles simplesmente não te deixam parar. Você não pode parar quando um episódio acaba dessa maneira. Eu gostei de como Jonas ganhou espaço, e serve como um elemento comum a todos. Dessa forma, quando ele entra na loja atrás de Will Borski, eu sabia que seria uma ÓTIMA cena, mas não sabia o quanto. Além da frase mais célebre do episódio, talvez da série, que é sobre a mente se expandindo, Jonas teve uma sequência de falas muito esclarecedores, e perfeitamente instigantes: “You will start to feel strange things. You’ll feel snow in the middle of the summer. Rain when there isn’t a cloud in the sky. You’ll feel anger, and joy and pain. Pleasure, without any reason”. Adorei Jonas batendo nele – embora eu ache meio ultrajante, quer dizer quem tem coragem de bater numa lindeza como o Will? – e a perseguição. MELHOR PARTE DA PERSEGUIÇÃO: as projeções astrais! Jonas no banco de passageiro de Will, e depois o inverso. Aquilo realmente nos deixou eletrizados, pulando loucamente na cadeira. Me deixou, pelo menos.
Bem, quando Will apareceu ao lado de Jonas no carro… PRÓXIMO EPISÓDIO, AGORA!

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários