Vamos falar de MUSICAIS na Broadway ^^


Jeff's Log, Stardate... 15 de Janeiro de 2015.

Minha viagem aos Estados Unidos está chegando ao fim, bem como minha visita à Broadway. Mas valeu a pena! Valeu muito a pena ver todos esses musicais... assistir ao vivo àqueles que sempre foram meus favoritos, também ter a chance de conhecer aqueles que eu sempre tive curiosidade mas nunca consegui assistir, e se surpreender ocasionalmente, saindo do teatro ainda mais satisfeito do que eu esperava. Embora as surpresas nem sempre sejam agradáveis. Tendo visto 12 musicais (e hoje à noite eu ainda tenho mais um, Cabaret, com Emma Stone, então esse, infelizmente, vai ficar de fora dessa análise geral do teatro em Nova York, mas possivelmente eu comento alguma coisa em outra hora), acho que é a hora de colocar no blog uma análise bem geral. Você verá as postagens no blog no decorrer desse ano (explico certinho e faço uma agenda abaixo), bem detalhadamente. Mas para você ter uma noção do que vem por aí...

Tive algumas agradáveis surpresas. Entre os musicais que me surpreenderam, eu devo classificar Aladdin e Nevermore. Também coloco na lista de “surpresas” Mamma Mia e If/Then, embora obviamente os dois fossem bons... mas eram ainda muito melhores do que eu estava esperando, então merecem essa citação aqui.

Começando de baixo para cima, os de que menos gostei: On the Town e Les Misérables. O primeiro, uma comédia clássica da Broadway, extremamente antiga. Tem uma história bem gostosinha, é divertido e tudo o mais, e eu gostei muito de várias músicas e de cenas como aquela do Museu de História Natural, com o fóssil de dinossauro dançando. Mas no geral, não é dos meus musicais favoritos, não me envolveu como os demais. E Les Misérables que (e agora algumas pessoas me matam) me pareceu cansativo. Adoro a história, os personagens são muito humanos, e vários momentos memoráveis realmente me emocionaram, como você vai perceber no meu texto! Mas simplesmente não é o meu gênero preferido, e não foi um dos musicais que eu mais adorei. Além de que cheguei em casa deprimido.

Chorei naquela noite até dormir.

Depois, algumas surpresas, como The Phantom of the Opera. Eu conheço a história, eu adoro a história e adoro as músicas – então acho que por isso eu esperava um pouquinho mais. Embora o Fantasma tenha sido impressionante, não foi completamente impactante como eu esperava que fosse, e não me deixou arrepiado tantas vezes. E, e me parte o coração ter que admitir isso, Wicked. Não sei se porque eu sentei longe, se porque o teatro era muito grande, mas enfim... pareci tão distante de tudo aquilo. E não reclamo da Elphaba por não ser a Idina Menzel, porque já vi outras atrizes excelentes no papel... mas a atriz com quem eu vi não parecia alcançar as notas certas em momentos tão importantes como The Wizard and I e Defying Gravity. Continua sendo uma experiência maravilhosa, continuo adorando aquela história e aquelas músicas, e eu ainda saí do teatro chorando (eu sou emotivo), mas talvez eu esperasse mais. E ouvi vozes bem melhores em outros musicais.

Vamos para Avenue Q: eu adoro aquele musical! Mesmo que eu soubesse ele inteirinho e conhecesse cada uma das piadas, ainda assim é um delicioso momento de descontração. Não foi um dos melhores que e u assisti ao vivo, mas foi um bom espetáculo. Depois Matilda, que é tão puramente adorável! Eu amo o livro de Roald Dahl, e eu cresci assistindo àquele filme na Sessão da Tarde... a menininha interpretando Matilda era linda, fofa e perfeitamente adorável! Não tem como não se encantar, como não se apaixonar... e cenas como When I Grow Up realmente elevam nosso espírito, nos fazem suspirar, aplaudir. Eu tive dificuldade em querer deixar o teatro. E The Book of Mormon, que foi um musical tão gostoso e tão divertido, mesmo que, como em Avenue Q, eu soubesse tudo o que ia acontecer e conhecesse as piadas. Ainda assim eu ri em todas, eu aplaudi, eu vibrei. Foi ESPETACULAR! Adoro a música, a sátira... só fiquei esperando o But Mostly Me do Elder Cunningham no segundo ato.

Não veio.

Não estou colocando Nevermore acima de Avenue Q, Matilda ou The Book of Mormon, mas é que vou usar esse parágrafo para falar de surpresas – e Nevermore: The Imaginary Life and Mysterious Death of Edgar Allan Poe foi uma deliciosa surpresa! Adorei a maneira como eles contaram a vida de Edgar Allan Poe, todas aquelas histórias que parecem ficção escrita por ele, mas fizeram isso de uma maneira sombria e bizarra, com figurinos excêntricos, e momentos de puro susto! Ainda encheram o musical de referências às suas obras, e foi uma delícia! Outra maravilhosa surpresa, e esse foi um dos melhores musicais que eu vi foi Aladdin. Toda a produção, a perfeição daqueles figurinos, a abundância de cor e brilho, aquelas músicas... também aqueles atores espetaculares, que sabiam ser carismáticos, e cantavam com vozes belíssimas, alcances espetaculares... um evento marcante, um dos melhores musicais em cartaz na Broadway!

Jersey Boys foi meu primeiro musical – então pode ser que isso esteja atrapalhando o meu julgamento? Não sei e não me importo. EU ADOREI. Incrivelmente maravilhoso, músicas contagiantes, toda a diversão e esplendor de um musical maravilhoso na Broadway! Mamma Mia é aquela divertida história contagiante, repleta de personagens carismáticos, e músicas que adoramos diretamente do ABBA. Não tem como não se encantar, não se apaixonar. Envolvente, gostoso, maravilhoso. Talvez o melhor musical que eu vi. Ou um dos três. Porque não vou escolher um. Mas é maravilhoso, e eu queria muito ver novamente! E If/Then, com a linda e adorada Idina Menzel: e tem um motivo para tudo isso. Ela é espetacular. A sua voz, a sua atuação, tudo realmente perrfeito. E o musical em si traz músicas maravilhosas, e eu amo o drama inovador que ele propõe, fazendo uma pergunta que todo mundo já se fez: e se?

Falta ver Cabaret, é hoje à noite.



Quanto à agenda, vamos lá?

Só então para fazer sentido: músicas sobre os quais eu nunca escrevi no On Broadway ganham as postagens completas. Ou seja, dois textos sobre o musical, mais uma Música da Semana, espalhadas ao longo de um mês inteiro. Aqueles que já tiveram seus comentários postados na seção, ganharão postagens especiais, apenas uma postagem geral, mais uma Música da Semana, ao longo de uma semana. E virão antes.

Assim, começando pelos musicais que ganham um texto e uma Música da Semana:
Mamma Mia – nos dias 27 e 30 de Janeiro.
The Book of Mormon – nos dias 03 e 06 de Fevereiro.
Matilda – nos dias 10 e 13 de Fevereiro.
Wicked – nos dias 17 e 20 de Fevereiro.
The Phantom of the Opera – nos dias 24 e 27 de Fevereiro.

Quanto aos demais musicais, com dois textos e Música da Semana, no On Broadway [ATUALIZADO]:
If/Then – nos dias 08, 13 e 22 de Março.
Jersey Boys – nos dias 14, 22 e 31 de Maio.
Avenue Q – nos dias 14, 19 e 28 de Junho.
Les Misérables – nos dias 12, 17 e 26 de Julho.
On the Town – nos dias 09, 14 e 23 de Agosto.
Aladdin – nos dias 06, 11 e 20 de Setembro.
Nevermore: The Imaginary Life and Mysterious Death of Edgar Allan Poe – nos dias 11, 16 e 25 de Outubro.
Cabaret – nos dias 08, 13 e 22 de Novembro.

Comentários