Superman – O Homem de Aço


Ótimo.
Embora eu ainda ache que ele podia ter tido uns 20 minutos a menos, e que não era realmente o que eu esperava, o filme foi muito bom – com destaque especial para as grandes batalhas épicas tão bem coreografadas e filmadas; belíssimo ver o estrago feito por lá, ver as lutas no ar e Krypton no começo da projeção é realmente admirável! Que belo planeta, uma pena que tenhamos que vê-lo sendo destruído… é diferente do que eu esperei porque foi bem uma introdução mesmo, o final nos deixa com aquela vontade de continuar vendo mais, continuar com Clark Kent.
Porque foi um filme todo grandioso. O começo traz toda a história da destruição de Krypton, e a clássica cena na qual os pais de Clark o mandam para a Terra, a fim de que ele possa viver. E também já bem estabelecido quem serão os vilões e de maneira eles partirão para a Terra para “incomodar” o herói. E as cenas foram ótimas e muito bem construídas… eu gosto muito desses planetas longínquos, também sou fascinado por essas batalhas… foi lindo, e o sentimento de amor e proteção envolvido ali é importantíssimo – a esperança vive. E aqui também já vemos o uniforme…
UNIFORME! Quem é que não assiste filmes de super-heróis, em partes, por causa do uniforme? Pelo menos todo nerd que eu conheço faz isso… o uniforme do novo Superman foi alvo de muito questionamento, por estar realmente muito diferente do que o que estávamos habituados, e a cueca vermelha finalmente não está mais lá. Em defesa aos produtores do filme, os últimos gibis (“Os Novos 52”) já não trazem mais a cueca vermelha também, e o uniforme ficou bem mais bonito assim. Além de contar com uma explicação plausível, afinal é aquele uniforme de guerra em Krypton que seu pai também usava.
Mas foi dado a ele por um fantasma.
A capa vermelha não existia no uniforme original de Krypton, veio exclusivamente para ele – e acho que é a parte mais bela do uniforme. Porque sua tonalidade e produção são admiráveis, e é ela que dá o movimento tão bonito quando ele está voando. E ver o Superman voar é metade da graça de ver um filme do Superman. O resto se divide entre as batalhas e vê-lo de óculos. E decepção define aqui nesse momento. Esse filme me deu a impressão de ver o Clark Kent real, aquele que foi deixado na Terra e encontrado por seus novos pais, mas não o Clark Kent personagem ao qual estamos tão habituados dos filmes antigos.
Porque conhecemos o Clark de verdade. Eu amei a maneira como o filme foi contado a partir de flashbacks importantes e longos. Longos o suficiente para serem explicativos e significativos, mas não longos o suficiente para serem chatos. Teve a primeira demonstração de poderes quando criança, teve o episódio do ônibus quando era um adolescente, teve o tornado que matou seu pai já na juventude, e por fim ainda um controle de raiva na adolescência novamente. Foi bom ver esse crescimento, vê-lo usar aquelas roupas normais e bonitas, ver a relação que ele tem com a mãe, que também é bonita.
Henry Cavill é um ótimo ator. E ninguém pode negar que ele é bastante bonito – mas para mim, mesmo que ele não use óculos na maior parte do longa, ele tem cara de Superman, de Clark Kent. Acho que é o corpo grande e o rosto quadrado. E sua interpretação colaborou. Mesmo todo forte e poderoso, ele ainda conseguia fazer uma carinha de “cachorrinho sem dono” bastante convincente e tocante. Bem como Amy Adams, talentosíssima e perfeita interpretando Lois Lane, conhecendo a real identidade do Superman, antes de ele ir trabalhar com ela, e já começando um romance bonitinho. Mas a melhor parte foi vê-lo colocar seu terno e gravata, arrumar o cabelinho e colocar os óculos de Clark Kent. Pronto, ali ele se vestiu da maneira como eu gostaria de tê-lo visto no filme todo!
Portanto, nesse filme Superman ainda não é visto realmente como um herói. Nem ele se enxerga assim. Embora tenha um anseio por ajudar as pessoas, a humanidade toda está sendo ameaçada por forças extra-terrestres, e ele é a mercadoria de troca (o que explica vê-lo algemado) – então é um filme bem mais grandioso, sem pequenos salvamentos, é em escala mundial, e envolve bastante o governo; Superman ainda não é nem odiado nem aclamado mundialmente, apenas está ali, entre se entregar e salvar a todos sem precisar disso. Apesar de que ele faz mais estrago do que os Power Rangers destruindo a cidade toda, mas enfim…
O filme é muito interessante, e foi bem introdutório mesmo. Certamente teremos novos filmes com Henry como Clark Kent, e será muito bom ver isso… dessa vez usando aquilo como um uniforme de super-herói, salvando a cidade por aí, ou o mundo todo com sua incrível velocidade, e mantendo sua identidade secreta através de seus simples óculos, trabalhando no jornal… um ótimo filme, bela fotografia e ação de tirar o fôlego, aguardamos agora o encontro do Superman com Batman em 2015... será que isso dará certo, assim tão cedo? E você, o que achou desse reboot de Superman? Vale a pena?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Com certeza valeu a pena, assisti no cinema ontem, e estou me segurando pra não ir assistir de novo.
    Já estava com altas expectativas por ter o Henry Cavill como protagonista. E ele superou todas elas.
    Gostei bastante do roteiro ter sido introdutório, explica muito mais o que é o homem de aço, e não mostra simplesmente o resultado, mas também toda a fórmula.
    Logo no começo me apaixonei vendo a revolta do General Zod, o belo casal que é os pais biológicos de Clark, a maneira como os laços são desunidos através da morte e destruição de Kryptom.
    Também gostei dos flashbacks, e os atores mirins eram a cara do Clark adulto.
    Me apaixonei pela Lois Lane, espero que ela também esteja no Homem de Aço 2.
    No final, quando Clark vestia sua roupa de jornalista com o charmoso oculos de grau, pensei, mas já? porque tem que acabar agora? quero vê-lo assim por mais tempo. Caiu tão bem no ator, espero que ele mantenha esta aparência por mais cenas na sequência deste filme, que pra mim, valeu muito a pena mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, só? Concordamos nos óculos! kk Eu também queria ver muito mais o Clark de óculos, porque eu acho óculos "charmosos" em praticamente todo mundo! E não se acha imagens do Henry com óculos na internet... eu devia ter levado isso como uma pista antes de ver o filme --' Enfim, agora só temo que o Superman esteja apagado na sequência, tendo em vista que teremos um novo Batman que nem apresentado foi ainda... vamos aguardar! (:

      Excluir

Postar um comentário