“Charlie and the Chocolate Factory, the Musical”


EU SURTEI!
O musical Charlie and the Chocolate Factory, adaptação do livro homônimo de Roald Dahl escrito em 1964, acaba de chegar aos palcos do West End. Seria querer demais que até ano que vem, quando em janeiro eu estarei em Nova York, o musical já tenha ganhado uma versão na Broadway? Porque seria realmente demais ver esse musical ao vivo na Broadway, em seus primeiros meses de apresentação… nossa, não consigo nem colocar em palavras o tamanho da minha ansiedade!
Mas isso mesmo. Charlie and the Chocolate Factory (no Brasil, até hoje conhecido como A Fantástica Fábrica de Chocolate) ganhou um musical para os palcos. Como ainda está em suas primeiras apresentações, o musical parece ainda ter o que melhorar… alguns críticos o caracterizaram como “frio” e com pouca emoção… acho difícil, afinal toda vez que eu vejo o filme eu choro com as belíssimas cenas iniciais de Charlie e a família, com considerável facilidade. Se o musical ainda não consegue fazer isso, talvez seja mesmo algo a ser aprimorado.
No entanto, o musical está sendo muito elogiado por sua parte técnica. Os cenários (e podemos mesmo ver isso no trailer) parecem lindos, detalhados e grandiosos, e ainda há uma quantidade de bons efeitos especiais – como o Elevador de Vidro, que eu achei realmente fascinante. Ao som de Pure Imagination, ainda? Já me emocionei apenas em ver esse pequeno trecho! E temos tudo para músicas legais, um clima emocionante, divertido, esperançoso e imaginativo… e um tanto sombrio, afinal é isso o que eu sempre senti ao assistir a esse filme, não sei vocês.
Mas o musical vem com a proposta de quebrar tanto com o filme de 1971 quanto o filme de 2005 (que na minha opinião é melhor que o original, haters gonna hate) e se aproximar mais da fonte de tudo isso, que é o livro do britânico Roald Dahl. Eu já li o livro, e ele tem uma cara bem mais inocente e infantil do que eu me acostumei com a versão de Tim Burton, mas tem seu encanto, seu charme, e é maravilhoso. Você lê e imagina, viaja e quer viver isso tudo. Com todas as possibilidades do teatro musical, não consigo ver uma peça em que isso não será convidativo, colorido e cheio de alegria e esperança…
Comparações a Matilda inevitáveis. [Infelizmente] ainda não vi Matilda, o musical, mas pretendo resolver isso em breve. Até porque com o tamanho sucesso de crítica e bilheteria, não deve deixar a Broadway tão cedo, então eu posso mesmo ver ao vivo no começo do próximo ano. Meu sonho. Matilda sempre teve um lugar reservado no meu coração, e o motivo de comparações é o grandioso sucesso desse, além de possuir a mesma temática infantil, e ser baseado em um livro do mesmo autor. Sim, para quem não sabe Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate são livros de Roald Dahl. Espetaculares, por sinal.
O trailer é ótimo, mostrando cenas importantes do musical, e em ordem cronológica numa espécie de resumo da obra que nos deixa curiosíssimos para ver o musical inteiro. Começamos com Willy Wonka, Charlie encontrando o Golden Ticket, a alegria do avô, a Fábrica, todas as crianças e o fim já da primeira, e por fim o Elevador de Vidro que deve ser o que finaliza o musical… eu ainda não assisti, mas já estou apaixonado, deveras ansioso pelo momento em que cenas inteiras sejam divulgadas, até quando eu puder vê-lo inteiro, pelo computador, ou ainda melhor, ao vivo no próximo ano… você também quer seu Bilhete Dourado? EU QUERO!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários