Now You See Me – Truque de Mestre


The closer you look, the less you’ll actually see.

MELHOR. FILME. DO. ANO.
Eu saí do cinema totalmente abismado, e quase correndo para a próxima sessão… e eu teria uma ótima desculpa para tal, afinal meus amigos estavam chegando para ela, mas acabei não podendo ficar para vê-lo novamente. O que não significa que eu ainda não vá essa semana. O filme apresenta uma grande quantidade de atores talentosos, todos dividindo parecidos tempo de tela para que a história complexa e bem bolada pudesse acontecer – o filme nunca pára, é uma ação desenfreada e angustiante, mesclada a mistérios, truques inteligentíssimos e muitas surpresas.
O filme conta a história de quatro mágicos reunidos como os Quatro Cavaleiros. Esses, maravilhosamente bem interpretados por Jesse Eisenberg, Isla Fisher, Dave Franco e Woody Harrelson, apresentam um show fascinante em três atos, onde coisas extraordinárias e surpreendentes acontecem – o que chama a atenção do FBI, tanto pela impossibilidade dos acontecimentos, bem como pelo fato de serem aparentes crimes – como o assalto a um banco. Mas tudo é comandado por alguém mais inteligente acima de todos, e tudo funciona a serviço de um plano muito maior, arquitetado há muito mais tempo.
Assim, o filme também traz outros atores importantíssimos que desempenham seus papéis muito bem. Mark Ruffalo é o agente do FBI disposto a desmascará-los e prendê-los (“Quarterback!”), e Mélanie Laurent é a sua suspeita assistente francesa. Também temos Michael Caine, como o financiador de todo aquele show (haha, as cenas da segunda apresentação são brilhantes) e Morgan Freeman, como sempre ótimo em seus papéis. Dessa vez, um mágico frustrado, tudo o que ele quer é desmascarar todos os truques desses Quatro Cavaleiros. O que não será tão fácil, afinal eles sempre se mostram à frente em tudo.
Que é o que mais me fascinou. Para mim o destaque vai inquestionavelmente para Jesse Eisenberg. E ele é sempre o primeiro na lista de elenco, e quem diz a frase tema do filme, então… questione quem quiser. Eu acho que ele combina com o papel do cara inteligente, e é sempre bom ver sua audácia e sarcasmo – seus truques de mágica são os mais interessantes, e é ele quem dá o tom a tudo, e ainda apresenta cenas tão espetaculares como aquela com Agente Dylan, na qual as algemas mudam de mão e o celular ganha um rastreador especial. First rule of magic: always be the smartest person in the room. Eu sempre ria e aplaudia… mas enfim, o que mais me fascinou foi ver a inteligência daqueles quatro, como tudo era magicamente [aff, trocadilhos] planejado e arquitetado com precisão, e como eles sempre estavam à frente de qualquer um que os perseguisse, seguindo todos os estilos de mágico possíveis…
Genial!
Outra coisa de que gostei bastante: tamanha inteligência que merecia ser admirada, foi para eles que torcemos durante todo o tempo. Embora tivéssemos a polícia os perseguindo a todo o momento, quem eram nossos heróis e por quem torcíamos e nos angustiávamos em certos momentos eram os quatro mágicos – e não acho que seja a identidade Robin Hood deles que proporcionou isso, pois aposto que eu os amaria de qualquer maneira mesmo sem isso. Mas isso tornou os personagens ainda mais admiráveis. Porque quem não amou o Tressler acabado no fim da segunda apresentação? Quer dizer, eu amei… e ver a polícia sendo feita de boba é sempre maravilhoso… não tem nada para bater aquele genial truque da perseguição de carro.
O filme começa muito bem apresentando Danny (o melhor dos mágicos), Merritt (que teve uma apresentação interessantíssima), Jack (que foi essencial e menosprezado) e Henley (a meio sádica mágica irônica) – eu gostei de como todos se unem, como são as primeiras cenas, a projeção azul… e o primeiro show. O primeiro show é aquele do trailer, o assalto ao banco em Paris – muito melhor do que eu podia ter imaginado! E com a ajuda de Morgan mais tarde, entender como tudo aquilo aconteceu é ainda mais mágico! Tudo muito detalhado e inteligente, huh?
Depois vêm aquelas maravilhosas cenas com o FBI, derivadas disso, e Merritt e Danny ficam com o destaque em suas interações com o Agente Dylan. O segundo show é bem melhor em sua totalidade, com vários truques maravilhosos, algumas respostas – e o final não é tão grandioso, mas é bem político e inteligente, além de que a ironia de Danny para contar como conseguiu algumas informações aqui é o charme da cena. O que resulta na maravilhosa cena de luta de Jack (só eu que gostei muito dele?) e Dylan, e a ÓTIMA cena de perseguição pela cidade e pela ponte…
Outro mistério desvendado no final.
Ficamos chocados.
E o último ato do grande truque deles, que reuniu a cidade toda em uma rápida e eletrizante apresentação – vê-los pular daquele prédio é maravilhoso, você entenderá. E o final surpreendente – porque a suspeita do Quinto Cavaleiro nos perseguiu o filme todo, e nossas suspeitas recaíam ora em cima de um, ora em cima de outro. E o final é realmente chocante e inteligente, no qual finalmente entendemos tudo o que aconteceu e a razão pela qual ter acontecido, além de vermos Morgan Freeman numa situação de vulnerabilidade a qual não estamos acostumados…
O filme mistura muita coisa boa! São os maravilhosos truques de mágica, são os inteligentes planos organizados meticulosamente, são os angustiantes momentos de suspense. É a corrida contra o tempo que me deixou roendo unhas. É o luto e a esperança pela cena da ponte. O que mais me fascinou, por fim, foi a inteligência do roteiro. Por conseguir misturar tudo isso tão bem, apresentar uma história tão complexa e fechada, e nos prender de maneira assustadora. Não piscamos e não queremos perder nenhum segundo… e no fim não parece que duas horas se passaram. Filme muito mais do que recomendado. O mundo precisa assistir a isso…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Assisti essa semana! Adorei, e agora quero ver de novo, sabendo que o "maestro"... bom, sem spoilers né? rs
    As críticas tem o julgado fraco, mas eu achei fantástico!

    Bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti de novo! :D
      Fui com outros amigos meus, e uma amiga que já tinha visto também... é realmente muito diferente ver novamente! Outra sensação, muito, muito legal mesmo, vale a pena... como a cena do jatinho e o "mentalismo", como a gente nota coisa lá dessa vez kk
      Vale a pena ver de novo, huh? Recomendo! (:

      Excluir
  2. Ah, concordo com você, Jesse Eisenberg brilha! Mesmo com tantos ótimos atores nessa produção, ele consegue se destacar.

    =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário