Rufo Scrimgeour sobe ao Ministério da Magia!


04 de Julho de 1996.
E depois de no dia 01 de Julho desse mesmo ano Cornelius Fudge ter sido tirado do poder (e quem é que não amou ver isso acontecendo, depois de tudo o que ele fez o Harry passar no seu quinto ano em Hogwarts?), um novo ministro é indicado para ser seu sucessor, e ele é Scrimgeour, justamente aquele cara descrito em Enigma do Príncipe, trecho divulgado muito antes do lançamento do livro, levantando em todos os fãs alvoroçados uma suspeita de que aquele era o tal Príncipe… não.

O primeiro pensamento do Primeiro-Ministro, uma tolice, foi que Rufo Scrimgeour parecia um leão velho. Havia fios grisalhos em sua juba alourada e nas sobrancelhas espessas; tinha olhos amarelados e argutos por trás de óculos de arame e uma certa graça em sua magreza, embora mancasse um pouco ao andar. Transmitiu uma imediata impressão de sagacidade e firmeza; o Primeiro-Ministro julgou compreender por que a comunidade bruxa preferia a liderança de Scrimgeour nestes tempos perigosos.
(Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J.K. Rowling
Capítulo 1 – O Outro Ministro, p. 18-19)

Lembro-me claramente de o quê foi ler isso em 2005. Foi uma sensação de puro deleite, e também um pouco de surpresa ao perceber que o próprio Harry estava demorando tanto para aparecer em um livro que carregava seu nome – e então eu entendi as proporções que a história estava tomando, e como naquele momento não era mais um livro sobre Harry Potter, mas sim um livro sobre toda a comunidade bruxa naqueles tempos tão difíceis em que Voldemort tinha acabado de voltar e aparecido publicamente, agora inegavelmente “aceito” por todos. O livro se expandiu.
O que o filme fez bem destruindo a ponte…
Mas ainda mais do que isso, e é esse o foco da postagem, afinal foi nesse dia em 1996 que a visita ao Primeiro-Ministro aconteceu, eu fiquei encantado por essa concepção de Rowling a respeito de como ele e o Ministro da Magia se comunicavam. Ainda hoje, ler aquele capítulo inteiro é encantador, porque ela mostra rapidamente os diversos encontros do Primeiro-Ministro trouxa com Fudge, do primeiro (que é simplesmente fantástico!) ao último, e como ele foi mudando com o tempo… e nos colocamos no lugar do político trouxa, e como ele encarava cada uma das notícias, e como o próprio Fudge as passava, falando sobre a fuga de “um perigoso assassino” chamado Sirius Black, sobre os dragões importados que viriam para o Torneio Tribruxo…
Maravilhoso.
E meu eterno trauma no filme.
Então hoje são 17 anos desde que o Primeiro-Ministro conheceu Rufo, e todas aquelas mudanças no Ministério aconteceram, graças aos grandes acontecimentos que vieram antes, e já predizendo os grandes acontecimentos que viriam a seguir, como a morte de Dumbledore, sua herança para Harry, Rony e Hermione, e a conseqüente morte de Scrimgeour e derrubada do Ministério da Magia… mas sim, isso tudo é tema de alguma outra postagem e não convém nesse momento… que tal reler pelo menos o primeiro capítulo de Enigma do Príncipe? Sempre fascinante!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários