Lançamento do filme “Enigma do Príncipe”


15 de Julho de 2009.
Quatro anos inteiros, mas me parece claramente que foi ontem. Acredite, é a estréia mais viva em minha cabeça, acima até mesmo do grande desfecho da saga que contou com o shopping todo decorado e tudo o mais… eu me lembro claramente de ter baixado muitos e muitos trailers em HD, e de sabê-los na íntegra e de estar fascinado e ansioso por esse filme… provavelmente isso se deva ao fato do filme ter atrasado, e quem é que não se lembra desse trauma? Depois de esperarmos tanto tempo, tivemos que esperar bem mais, e talvez a Warner tenha lançado mais conteúdo teaser como uma maneira de se redimir… por isso que é tão claro, e por isso a ansiedade era tão grande.
Ir ao cinema nesse dia foi espetacular. Lembro-me de ver o trailer em outros filmes, lembro-me de ver uma sequência de propagando do cinema, com vários filmes diferentes, mas a platéia toda ir à loucura com a simples e rápida cena de Harry mergulhando a cabeça na Penseira. Porque aquilo já tinha se tornado recorrente por causa do trailer de Dumbledore visitando Tom Riddle ainda criança no orfanato em que cresceu… trailer fenomenal, por sinal, e que se tivesse mais a ver com o filme como um todo, o filme teria sido espetacular. Infelizmente, eu gosto de Enigma do Príncipe, mas devo dizer que minhas reações ao filme foram controversas.
Antes de tudo: decepção.
O filme apostou na temática sexo, drogas e rock’n’roll. Ok, não tivemos sexo propriamente dito, e Rowling nunca escreveu sobre isso mesmo (apesar de que as moitas balançando em Cálice de Fogo me pareceram suspeitas, Rowling!), mas os adolescentes estavam com os hormônios à flor da pele, e todos sofreram por isso. Era a Gina namorando, era o Harry morrendo de ciúmes e sofrendo, era Rony sendo beijado subitamente pela Lilá, e era Hermione sofrendo e chorando por isso… isso provocou o trio meio separado, muitas lágrimas e coisas assim… seria fascinante se o filme não fosse só isso. Porque infelizmente ele se esquecem do resto.
Porque para mim, o foco do livro era justamente as lembranças que Dumbledore possuía de Voldemort, afinal Enigma do Príncipe era justamente sobre desmistificar sua figura. Acontece que o filme nos mostrou duas, apenas duas, lembranças do jovem Tom Riddle – enquanto o livro tinha cinco, e todas muito importantes, porque foi onde algumas coisas foram explicadas, como de onde veio o Anel Horcrux destruído por Dumbledore, que lhe proporcionou aquela mão escurecida durante todo o filme… uma grandessíssima decepção, devo dizer.
Também não tivemos as conversas entre os Ministros, e eu acho aquilo genial, os N.O.M.s foram incrivelmente menosprezados, enquanto eram realmente importantes no livro, tanto a reação quanto às notas, como o fato de dependerem delas para escolherem as aulas que cursariam no sexto ano… as aulas de Aparatação e de Feitiços Não-Verbais, que eram duas das coisas que eu mais queria ver! Nem mesmo Snape ensinando Defesa Contra as Artes das Trevas o filme nos trouxe… oh c’mon! Enquanto isso a Toca era atacada e Dumbledore brincava de boneca caindo da Torre… pelo menos tivemos uma ótima e digna cena de Harry “drogado” usando a Felix Felicis, na qual Daniel Radcliffe pôde mostrar toda sua competência para a comédia, e ficou realmente parecido com o livro…
Eu não questiono o clima do filme. Porque se pararmos para pensar, não teve muita cor. Foi um filme chuvoso, portanto com cores escuras e tom melancólico. Foi o que predominou, também ficou claro como o poder de Voldemort estava crescendo e como isso afetava a todos, e também percebemos que os nossos protagonistas tinham, efetivamente, amadurecido… mas eu senti falta de muita coisa nesse filme, infelizmente. É um filme que eu vejo e rio, mas ao mesmo tempo me entristece… da maneira como deveria, e da maneira como não deveria. Mas enfim…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários