Feliz Aniversário, Neville Longbottom!


30 de Julho de 1980.
Hoje, nosso querido Neville está completando 33 anos de idade!
Neville Longbottom é filho de Frank e Alice Longbottom, mas foi criado pela avó. Importantíssimo para a série Harry Potter, foi um personagem que cresceu consideravelmente ao longo dos anos, e foi maravilhoso ver essa sua evolução, mas perceber o quanto Rowling sempre se interessou por ele, colocando um passado realmente dramático e complexo para ele. Assim, é um dos personagens que mais admiro, bem como seus pais, que são grandes exemplos de pessoas. Torturados incondicionalmente por Belatriz, nunca sucumbiram a isso, e acabaram ficando loucos por tanta exposição à Cruciatus – possivelmente as pessoas mais corajosas que conhecemos.
Dessa maneira, o próprio Neville também cresceu assombrado por isso, sedento por que algo acontecesse para vingar esse sofrimento todo de seus pais. Mesmo aos 11 anos, quando em 1991 foi para Hogwarts pela primeira vez e foi selecionado pelo Chapéu Seletor, este foi capaz de perceber dentro dele toda a coragem que existia, o selecionando para a Grifinória, quando na minha opinião ele tinha, na época, todas as características necessárias para ser um membro da Lufa-Lufa. Mas desde A Pedra Filosofal, como o discurso final de Dumbledore exalta, ele foi extremamente corajoso ao enfrentar os amigos.

Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Neville poderia muito bem ser o menino da profecia de Trelawney, capaz de derrotar Voldemort – e, como eu disse, eu admiro muito mais os seus pais do que os pais de Harry; e só não o é, porque a profecia dizia que Voldemort o marcaria como seu igual, e ele fez isso em duas oportunidades: a primeira ao tentar matar Harry ainda bebê, fazendo dele uma Horcrux sua, e o deixando marcado com a cicatriz, e a segunda muitos anos mais tarde, quando em Cálice de Fogo ele retorna à vida usando o sangue de Potter, reavivando o laço entre os dois. Do contrário, podia muito bem ser Neville o garoto da profecia…
Mas eu gosto de ver como o personagem muda tanto desde o começo da saga até o fim. Neville sempre esteve presente, mas no começo muito mais como um coadjuvante. Começamos realmente a prestar atenção nele no quarto ano, em que ele deixa de ser um “alívio cômico” para ser essencial à história, e é um dos cérebros pensantes por trás da Armada de Dumbledore em Ordem da Fênix. Da mesma maneira, com a ausência de Harry, é um dos líderes do movimento em Hogwarts em seu sétimo ano, e o responsável por matar Nagini, uma das últimas Horcrux de Voldemort… portanto, o crescimento do personagem é visível e delicioso.
Ao final, casado e com um futuro brilhante, Neville atua um tempo como Auror, mas sua maior paixão o chama – desde Câmara Secreta Rowling deixou muito clara a paixão do personagem por Herbologia, e é dessa maneira que ele se torna um professor em Hogwarts… futuro professor de Alvo Severo, por exemplo. E quem é que não deseja ver uma aula de Neville, adoraria ver Rowling escrevendo sobre um ano simples na vida de Alvo Severo Potter, mesmo sem grandes ações, mas apenas para vê-lo em suas amizades e ver como Hogwarts está agora, tantos anos depois… enfim, faltam ainda 4 anos até que ele vá para Hogwarts, podemos esperar… quem sabe?

– Não se esqueça de transmitir a Neville o nosso carinho! – recomendou Gina a Tiago ao abraçá-lo.
– Mamãe! Não posso transmitir carinho a um professor!
– Mas você conhece Neville…
Tiago girou os olhos para o alto.
– Aqui fora, sim, mas, na escola, ele é o professor Longbottom, não é? Não posso entrar na aula de Herbologia falando em carinho
E, balançando a cabeça para a tolice da mãe, ele sapecou um pontapé em Alvo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, J.K. Rowling
Eílogo, p. 588

Mas resumindo: Neville é um personagem muito interessante criado por Rowling, e de fácil identificação. Gostamos dele desde a primeira vez em que o vemos, e depois gostamos de vê-lo sempre crescendo e se superando. E o que o Parada Temporal deseja hoje é um Feliz Aniversário a ele. E também agradecemos por tudo o que ele fez ao longo de todos esses anos, agradecemos a coragem ao enfrentar Voldemort, e o parabenizamos por sempre se manter tão fiel e corajoso. Neville, você mora no coração de cada Potterhead espalhado por esse mundo!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários