The Promised Neverland 1x10 – 130146



Episódio difícil de assistir…
NOSSA, COMO ESSE EPISÓDIO ME FEZ SOFRER! Eu até dei uma pausa entre o episódio 9 e o episódio 10, porque não queria continuar e enfrentar o que inevitavelmente teria que enfrentar, e não era nem o fato de eles estarem cercados por um fosso imenso depois da muralha, impedindo a fuga – mas o fato de que Norman era o próximo a ser enviado e eu não podia aceitar que ele estivesse mesmo para morrer. Tudo é desesperador, e eu passei o tempo todo com esperanças de que alguma coisa fosse acontecer, e na verdade eu ainda tenho essa esperança, mas foi um episódio triste e dificílimo de assistir… nos sentimos exatamente como Emma e Ray se sentem nos meses que se seguem ao envio de Norman. Sabendo de seu destino e, infelizmente, o aceitando, Norman não planeja ir embora sem antes deixar uma solução para o novo problema da fuga.
“Bem, existe um caminho”
Norman desenha um mapa, de acordo com o que pôde averiguar caminhando sobre o muro, e então os informa de que terão que escapar por uma ponte lá na Fazenda 3, mas ele não vai ajudar no plano, nem tampouco na fuga: Norman está se entregando. É horrível vê-lo tão “conformado” com o seu destino no dia seguinte, e ele diz que não vai fazer nada que cause problemas para eles ou que atrapalhe o que já pensaram para a fuga – ele abraça os amigos, e é TÃO LINDO quando Norman pula no pescoço de Emma e Ray, demonstrando carinho, em um momento triste que é uma despedida… e, para completar o nosso sofrimento, ainda vemos um emocionante flashback de quando o trio era criança, e, com o Norman gripado, Emma fica tentando invadir o quarto para ficar com ele. No fim, ela lhe dá um telefone de barbante para que eles se comuniquem.
E é uma sequência terna, fofa, e de partir o coração.
Não conseguimos conceber a ideia de Norman sendo devorado pelos demônios, mas quando ele aparece todo arrumadinho para a “adoção”, parece que não há mais o que ser feito. A “Mamãe” o coloca na frente de todas as crianças para que eles se despeçam – Ray não vai se despedir do amigo, e Emma não consegue levantar o rosto e olhar para ele em nenhum momento. Com uma calma projetada, Norman pede que um cuide do outro, e pede que Emma cuide de todos, e eu estava o tempo todo exasperado, ansiando para que ALGUMA COISA, QUALQUER COISA, ACONTECESSE. Então, por uns segundos, Emma nos dá esperanças… ela larga as muletas que a ajudam a caminhar e pula no pescoço de Norman, com o aparelho para desativar o rastreador na mão… ela diz a Norman que vai distrair a Mamãe, e pede, por favor, que ele fuja.
Mas ele não o faz.
Ainda que talvez ele tivesse a chance, naquele momento, Norman não aceita correr o risco de prejudicar às outras crianças. Ele empurra Emma para longe dele, e não deixa que ela desative seu rastreador. Na frente de todo mundo, os dois brigam aos gritos, porque Emma já abandonou qualquer cuidado e discrição: ela está desesperada, e ela não quer que Norman vá embora, porque ela sabe que, se for, ele não vai sobreviver… ele tampouco quer ir embora, mas está fazendo o que faz por ela, e acaba juntando lágrimas nos olhos quando diz: “Você é maluca… maluca e irresponsável… inocente e imatura… mas sempre sincera”. Ele se despede dela mais uma vez, e então pega a sua mala para ir embora. Mamãe, por sua vez, dá um aviso a Emma: “Mais um escândalo desse e eu te mato. Desista”. Norman a abraça, diz que “está tudo bem”, e pede que ela não desista.
E então parte.
E eu confesso que quase não consegui continuar assistindo… estava apreensivo demais, e relutante demais em ver aquele momento – aquele momento em que Mamãe leva Norman, em que o portão se abre, o caminhão o espera, mas felizmente vemos Mamãe pedindo que Norman “espere um pouco” em uma sala… nenhum outro teve que “esperar um pouco”, e não chegamos a ver nenhum demônio presente, nem tampouco o corpo de Norman, ENTÃO EU TENHO ESPERANÇAS DE QUE ELE AINDA ESTÁ VIVO. Porque eu não sinto que “The Promised Neverland” fará sentido uma vez que não tenhamos mais Norman. Assim, foi com certo alívio que eu vi amanhecer o dia sem que tenhamos visto o corpo de Norman, porque é a isso que estou me apegando para defender, com unhas e dentes, que o nosso querido Norman ainda está vivo!
Ray e Emma estão DESTRUÍDOS. Eles não têm mais vontade ou força para nada, e é angustiante ver essa falta de vida neles depois de perder Norman… quase chorei ao lado de Emma enquanto a chuva caía lá fora, e odiei Mamãe mais que nunca quando ela tentou convencer Emma a se tornar uma Mamãe – ela ainda mostra o quanto seu plano deu certo, dizendo a Emma que Norman morreu e Ray está desconsolado, e sozinha ela não pode fazer nada… portanto, eles nunca vão poder escapar. Eu lamento muitíssimo que Mamãe Isabella esteja presente nesses momentos, porque ela estraga o momento de luto que Emma estava tendo ao pensar em Norman, e a sua sugestão para que Emma se torne uma “Mamãe” é horrível demais até para ser cogitada, e o horror se espalha pelo rosto de Emma ao ouvir a pavorosa proposta.
Assim, com Ray e Emma desolados, O TEMPO PASSA. De novembro, chegamos até dezembro, e nada mudou… Emma está triste e não interage com ninguém, as outras crianças estão desesperadas para conseguir a antiga Emma de volta. Ray se isolou, pouco é visto pela Casa. E o tempo passa, continua passando, e sabemos que, no dia 15/01, será o envio de Ray – POR ISSO, ALGUMA COISA GRANDE PRECISA ACONTECER ANTES DESSE MOMENTO. Ray está curtindo seus últimos dias, quem sabe sua última noite, quando Emma aparece para falar com ele… seu aniversário está chegando, ele vai fazer 12 anos, e não há nada que posa fazer para escapar… a não ser que o plano deles da grande fuga ainda esteja em pé. Talvez com uma pitada de esperança, Ray pergunta se Emma desistiu de verdade, mas não… ela não vai perder mais um amigo.
Adoro a expressão no rosto de Emma.
Ela ainda não desistiu de lutar!


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários