3% 3x05 – Alavanca



Cancela os burros.
AH, SEM PACIÊNCIA PRA TANTA GENTE BURRA JUNTA! Há muito tempo que a Glória está me torrando a paciência, mas nesse episódio ela chegou ao ápice da estupidez quando se une ao Maralto para “destruir a Concha”. Levando consigo um bando de batedores de panela sem cérebro que estão desesperados para passar vergonha, eles se convertem em “revolucionários” babacas e patéticos enquanto invadem a Concha e, pasmem, gritam pelo Maralto. Um calafrio diferente a cada grito de “Maralto! Maralto!” – difícil suportar tamanha burrice. Mas é um retrato bem fiel da realidade, não? E eu acho que isso, ao fim das contas, é o que mais nos incomoda… saber que isso não é uma simples obra de ficção, mas o cruel e perturbado relato de um povo que, assim como os idiotas de “3%”, estão f*didos e gritam em prol do Maralto.
Oi?!
No início do episódio, encontramos o Marco de um ano atrás, quando ele chegou à Concha, dizendo que não estava ali para causar problema, reconhecendo tudo o que fez de errado e se dizendo arrependido de ter “escolhido o lado errado”, e então ele joga… ele diz à Michele que sabe que ela é uma pessoa melhor que ele (viu a placa lá fora, dizendo que “todos eram bem-vindos”), e que ela não vai negar abrigo ao seu filho, que precisa, nem a ele mesmo, que está clamando por uma segunda chance… sinceramente, me pareceu tudo articuladamente pensado. Talvez não, talvez Marco estivesse verdadeiramente arrependido e disposto a ser uma pessoa melhor, mas ele escolheu o momento perfeito para pedir essa “segunda chance” a Michele, na frente de todos os moradores da Concha, onde ela não poderia negar ajuda sem contradizer sua filosofia.
Agora, Marco está de volta à vida infeliz depois de ter sido eliminado da Seleção, e quando a Glória vem atrás dele, também eliminada, ela está disposta a iniciar uma revolução. Ela quer juntar todos os eliminados por Michele pare retornar e tirar Michele do poder, para comandar o lugar do jeito deles, como o “novo Casal Fundador”. Inicialmente, Marco não quer ter nada a ver com Marcela, ele já não acredita em nada disso (“Meu filho não merece nada, ele vai ter o que conseguir na vida. Como todo mundo!”), mas ele acaba caindo no jogo de Glória… E QUE ÓDIO DA GLÓRIA. Eu a ODEIO porque devo dizer que não estou totalmente do lado da Michele – ela errou ao escolher a Seleção, um Processo 2.0, mas seu erro nunca foi ter rejeitado a “ajuda” do Maralto… essa foi, provavelmente, a DECISÃO MAIS SENSATA que ela tomou nessa temporada.
Glória, no entanto, está dizendo para todo mundo que “eles foram eliminados sem necessidade”, e isso é O CÚMULO DA HIPOCRISIA. Digo isso porque, independente de estar ao lado da Michele ou não, seus motivos foram explicados: ela não queria entregar a Concha para o Maralto, tampouco podia comportar, depois do estrago da tempestade, todas aquelas pessoas lá dentro… e, quando essa situação se apresentou, Glória foi a PRIMEIRA que sugeriu uma espécie de Processo. Foi ela quem começou isso tudo, ela quem apoiou, e agora que foi eliminada, ela diz que “a Seleção não fazia sentido”, que “não é justa” e que eles têm que eliminar Michele? E o discurso é pavoroso: “Eu estava lá quando cada um de vocês foi eliminado”, ela diz, mas ela não comenta como apoiou cada eliminação até que ela mesma fosse eliminada.
Glória é patética.
Então, Glória conclui dizendo que está voltando para a Concha, e quem quiser pode vir com ela… ela lidera uma multidão agitada e sem cérebro, manipulada com qualquer discurso barato, e induzida a defender aquilo que jamais os defendeu. Como é possível que, depois de tudo, eles estejam chamando pelo Maralto?! Isso é algo que jamais poderei entender. Enquanto eles marcham rumo ao Maralto, Xavier escuta a mensagem de Glória e avisa Michele e os demais, que começam a preparar uma resistência, usando tudo o que puderem para impedir os eliminados da Seleção de invadir – Glória está comandando todos com a informação de que Marcela se propôs a reconstruir a Concha e a Michele “não aceitou e escondeu isso deles”. Me enoja a cegueira de Glória dizendo que “o Maralto vai dar tudo o que eles precisam”, porque a burra realmente acredita nisso.
Joana, por sua vez, foi MARAVILHOSA tentando trazê-la de volta à razão, embora sem sucesso. Sarcástica, ela diz que “o Maralto é mesmo muito bonzinho”… É HORA DE ACORDAR, GLÓRIA, O MARALTO É O INIMIGO. ELES NUNCA QUISERAM AJUDAR NINGUÉM ALI! Mas a multidão sem cérebro continua tentando invadir, enquanto Michele e os demais seguram do lado de dentro, e então Michele toma uma decisão extrema: ela vai ativar o sistema de defesa da Concha. Rafael tenta impedir, porque não sabe os efeitos do mecanismo, e mesmo que Michele diga que “é só um choque”, Rafael diz que não é só um choque, e que todos VÃO MORRER – e ele não quer deixar o seu irmão, que está lá fora e muito perto da porta, morrer. Mas Michele diz que não vai deixar que eles invadam a Concha, ou então tudo que fez terá sido em vão.
Ao perceber que o mecanismo de defesa foi ativado, Glória manda todos para trás de uma linha preta, e Marco é o único que não a escuta, se aproximando sozinho da porta –E EU FIQUEI TÃO CONTENTE ACHANDO QUE A DESGRAÇA IA MORRER! Mas não… a cena, no entanto, é forte. Temos, em paralelo, o Marco forçando a entrada na Concha, a Michele puxando a alavanca, por fim, e o Rafael quebrando o vidro para entrar na sala e impedir a Michele… no fim, tudo parece bastante inútil. O mecanismo de defesa não era tão forte quanto o esperado, e nem mesmo o Marco, que estava próximo da porta e recebe o impacto com tudo, morre. Agora, todo mundo consegue entrar na Concha, sob o discurso de que “O Maralto vai dar tudo o que a gente precisa”, e não resta mais nada a fazer a não ser fugir… sem paciência para aquela irritante gente burra.
Preguiça da gente burra, preguiça da Glória, preguiça da chata da Elisa, que se recusa a fugir com Rafael. Uma pena que a Michele, por fim, tenha que ter fugido sozinha, porque o Rafael, que fica para trás, não consegue escapar o tempo… ele quebra o pé, e diz a Michele que não vai poder ir com ela, e a manda ir sozinha – uma pena, eu queria ver a parceria, que funcionou tão bem nesse episódio! Enquanto isso, Joana se sente culpada e se sente burra… foi ela quem envolveu a Glória, foi ela quem ocasionou isso tudo, foi ela quem entregou a Concha de mão beijada para o Maralto – o que podia ser uma arma contra o Maralto, agora é uma ferramenta deles. E, sinceramente, eu a entendi completamente quando ela diz: “Se as pessoas são burras a ponto de continuar apoiando o Maralto, é hora de elas se fuderem sozinhas!” Mas Natália não gosta disso.
Ela quer ter esperanças. Mas eu entendo a Joana…
Sem paciência pra estupidez dos idiotas gritando “Maralto! Maralto!”
Nesse momento, como diz a Joana, eles têm mais é que se fuder mesmo.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários