[Season Finale] Doctor Who 8x12 – Death in Heaven


Eu não estou preparado para dizer adeus à Clara Oswald. De jeito nenhum.
Assim como eu não estava preparado para dizer adeus ao Matt Smith, e continue surtando e tendo lágrimas se juntando rapidamente nos meus olhos a cada pequena menção de sua época no programa, e agora eu estou apaixonado pelo Peter Capaldi, reconhecendo que essa foi uma temporada excelente. Então sim, talvez eu conheça e adore uma nova companion para o Doctor na próxima temporada, mas quer saber? Eu ainda não consigo me ver fazendo isso, e eu não consigo não sentir falta da Clara, mesmo quando ela ainda está aqui, e quando ela ainda terá uma participação, pequena ou não, no Especial de Natal… teremos que chorar a cada Especial de Natal?
Primeiro o Matt, depois a Jenna?
O episódio começa de onde o outro parou: Danny Pink está morto (felizmente, que personagem chato!), Clara está presa com um Cyberman, e Cybermen em todo o mundo estão tomando conta das grandes capitais. Tudo um plano complexo e maluco da Missy, daqueles que só mesmo ela poderia criar, com o intuito de mostrar ao Doctor que eles não são assim tão diferentes, tentando recuperar o seu amigo de tantos anos atrás, aquele com quem fugiu de Gallifrey. Ver a reação despreocupada das pessoas aos Cybermen, e como sabíamos que algo muito maior estava para acontecer… era no mínimo angustiante, porque a apreensão é pior do que o evento em si. Então é estranho ver os Cybermen voando, é estranho ver aquela nuvem que só chove nos cemitérios…
Parece que virou cânon a história de Time Lord a Time Lady. Muita especulação a respeito disso permeou os últimos anos, mas agora é oficial: um Time Lord pode se regenerar na forma feminina e se tornar uma Time Lady, afinal o Mestre fez isso ao virar a Missy, então isso agora está aberto. Eu não consigo parar de pensar que, depois de Peter Capaldi, o Doctor será uma mulher. E ainda teve, pela segunda vez, a Clara assumindo a identidade do Doctor, ou tentando, pelo menos. “Clara Oswald has never existed. I’m the Doctor. […] Look, there’s no Clara Oswald. I invented her, I made her up”. EU ADOREI ESSA TENTATIVA DA CLARA DE ASSUMIR A IDENTIDADE DO DOCTOR PARA SE MANTER VIVA. Foi eletrizante, foi natural, foi impactante.
Embora as pessoas esperassem outra coisa pela promo.
Lembram de Osgood? Ela está de volta, e é muito bom tê-la na série, porque ela é uma maravilhosa representação do que nós somos. Depois do cachecol do Fourth em The Day of the Doctor, ela chega de gravata-borboleta hoje, recebendo do Doctor um “Nice bow-tie” e respondendo com um EXCEPCIONAL “Bow-ties are cool”. Como é bom relembrar o Eleventh. Foi bom ter essa referência, ter a UNIT de novo, e ter a Kate representando o seu pai, remontando aos tempos antigos da série clássica de Doctor Who, quando o Doctor realmente trabalhou para a UNIT por algum tempo. Sem contar que isso proporcionou algumas cenas emocionantes e homenagens bem interessantes, como a Kate salva no final por um Cyberman que não poderá ser outra pessoa…
A Missy, Queen of Evil, se mostrando cada vez mais louca – colocando o Doctor como Presidente, e planejando tudo para que ele tomasse conta do Universo. TEVE ATÉ UM MOMENTO MARILYN MONROE. E outro muito Mary Poppins. Ela participou das cenas com o Danny Pink quase morto, virando um Cyberman, e também teve cenas fortes e intensas com o Doctor, assumindo oficialmente a identidade da mulher na loja que deu o telefone do Doctor para a Clara – unindo os dois para sempre, e a tornando importante o suficiente para estar em toda sua linha do tempo. E TIVEMOS UMA RÁPIDA CENA DO MATT! E outros tantos flashbacks da temporada que me emocionaram. A decisão do Doctor de que não é um homem bom, o que acaba com toda a história… mas acho que não foi o último que vimos de Missy.
Duas semanas se passaram, e as coisas estão terríveis – nós não podemos simplesmente aceitar que esse é o final para a Clara e o Doctor. Sem uma despedida bonita, emocionante – apenas mentiras e tristezas. Gallifrey não está onde deveria estar (o ataque de raiva do Doctor me partiu o coração), e Clara não pode convencê-lo de que vai ficar bem, ela e o Danny, sendo que o Danny está morto e continuará morto. Foram mentiras na tentativa de proteger o outro, depois de todas as promessas de amizade do episódio, mas foi melancólico demais, e triste demais. “Never trust a hug. It’s just a way to hide your face”. Não estava conseguindo digerir a informação e aceitar que a temporada acabaria daquele modo, até a cena do Santa Claus… pelo menos.
QUE VENHA O ESPECIAL DE NATAL. E a gravidez da Clara?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários