Friends 1x14 – The One with the Candy Hearts

“You love me, Chandler Bing”

DIA DOS NAMORADOS! Exibido originalmente em 09 de fevereiro de 1995, “The One with the Candy Hearts” é o décimo quarto episódio de “Friends”, e o primeiro episódio de Dia dos Namorados… e todo mundo está um pouquinho desesperado, talvez: quando Phoebe pensa na possibilidade de convidar o mala do Roger para passar o dia com ela, mesmo depois de ela ter terminado com ele no episódio anterior, as meninas se reúnem para conversar a respeito de como “elas só atraem os caras errados”, e acabam envolvidas em uma espécie de ritual de limpeza ou qualquer coisa assim; Ross, por sua vez, está tentando voltar para o mundo depois do fim do seu casamento com Carol; e Chandler aceita um convite para um encontro duplo com Joey.

Mas o destino é uma comédia!

Achei muito legal o episódio deixar Monica, Rachel e Phoebe juntas para lidar com os seus traumas dos últimos relacionamentos que deram todos errados, e elas entregam uma série de momentos divertidíssimos, enquanto tentam adaptar um ritual que Phoebe conseguiu com uma amiga sua, e elas começam a queimar coisas de seus antigos namorados… coisas como cuecas e fotos antigas, e elas quase colocam fogo no apartamento quando a Rachel decide queimar o resto de uma bebida de Paolo que é, basicamente, puro álcool – e elas quase dão sorte, porque elas são atendidas por um grupo de bombeiros bonitos. O sucesso da trama está justamente na dinâmica entre as três, que entregam comédia maravilhosamente bem nas mais simples das interações!

Ross, por sua vez, resolve seguir o conselho de Joey e de Chandler e tentar convidar uma mulher do seu prédio para sair, porque já faz alguns meses que o seu casamento com Carol terminou e as coisas com Rachel não estão mesmo indo para lugar nenhum – e o que tinha tudo para ser um encontro desastroso só porque o Ross não sabe sobre o que conversar (toda a explicação dele sobre como os cachorros sentiriam a mudança de fuso horário!) acaba sendo ainda mais desastroso porque eles terminam em um restaurante com Carol e Susan sentadas bem na sua frente… e quando Susan precisa sair para uma emergência de trabalho, a situação fica ainda mais estranha. O diálogo sobre como é difícil voltar a novos relacionamentos depois de tanto tempo é interessante.

Mas o que Ross e Carol tinham terminou. Mais cedo ou mais tarde, ele precisará voltar.

Por fim, o que deve ser a história mais divertida do episódio: Joey está querendo muito sair com uma mulher que ele acha lindíssima e ele finalmente tem uma chance, mas ela quer levar uma amiga e, para que o encontro dê certo, Chandler tem que aceitar ir com ele… o mais irônico é que a amiga da mulher com quem o Joey quer sair É A JANICE. É tão MARAVILHOSO ouvir o seu primeiro “Oh. My. God” oficial na entrada do restaurante, e Chandler e Janice SEMPRE entregam momentos de comédia icônicos: na interação durante o jantar; nos gastos no cartão de crédito do Joey depois que eles vão embora; na maneira como eles passam a noite juntos e Janice acorda desejando “Feliz Dia dos Namorados”; na forma como o Chandler precisa dispensá-la pela terceira vez em 5 meses…

Mas Janice sabe que ainda não é o fim. Ela conhece o Chandler.

E essa é uma “piada recorrente” que eu amo em “Friends”. Rio com cada “Oh. My. God”.

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários