Waiting for the Hallows – Harry Potter e a Câmara Secreta



Muito, muito feliz em escrever esse texto! É claro que isso não é novidade para nenhum de vocês, mas é que eu tenho um carinho muito especial por Câmara Secreta, nem eu mesmo sei bem porquê. Acontece que por muito tempo esse foi meu Harry Potter preferido – e já se nota meu fanatismo desde sempre, já que fui duas vezes ao cinema (na mesma semana) assistir à Câmara, e não me cansei! Ainda me lembro de um fim de semana em que assisti (em casa) três vezes a esse filme! Fazer o quê se naquela época só tínhamos dois filmes para ver?
Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets, na versão original britânica e americana), continua a história de Harry Potter, narrando seu segundo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts… e foi maravilhoso, nos trouxe de volta muitos personagens queridos e fomos apresentados a personagens que ficaram para sempre nos nossos corações (como o querido elfo doméstico, Dobby). Baseado no livro homônimo de JK Rowling, lançado em 02 de Julho de 1998, o filme estreou em 03 de Novembro de 2002, praticamente um ano após seu antecessor, também com direção de Chris Columbus. O orçamento do filme foi de 100 milhões de dólares, chegando a lucrar mais de 878 milhões…
Aqui a história se desenvolve. Com o mesmo diretor, alguns padrões permanecem – inclusive a fidelidade ao livro. É claro que tivemos algumas mudanças, mas nada tão significativo quanto viríamos a presenciar no futuro da série… mas muitos fãs (como eu) ficaram tristes em não ver a Festa de Aniversário de Morte do Nick Quase-Sem-Cabeça… bem, fazer o quê? Mesmo nos mesmos padrões, o que se comentou foi que o filme trouxe mais ação, mais comédia e uma história um pouco mais elaborada…

Os personagens pouco amadurecem, em seu segundo ano na escola, 12 anos de idade. Mas vemos que estão tomando mais coragem, estão agindo com um pouco mais de conhecimento. Vemos que também são mais independentes, e agem mais por si só ainda que no primeiro volume. E pela primeira vez, temos um encontro cara-a-cara com Voldemort… mesmo que seja apenas uma lembrança. Cenas muito importantes estão em Câmara, onde somos apresentados ao jovem Tom Riddle (que vem a se tornar Lord Voldemort), e à sua primeira Horcrux…
É claro que não tínhamos nem idéia disso na época…
Vários personagens novos nos são apresentados. Dentre os mais importantes, temos o elfo doméstico Dobby – como não se apaixonar por aquela criaturinha? Acho que qualquer fã de Harry Potter também o ama… só nós sabemos o quanto dói vê-lo morrer em Relíquias, não? E como é triste que ele tenha sido tão subestimado na versão cinematográfica… bem, continuando na lista, temos Gina, a irmã mais nova de Rony, em seu primeiro ano em Hogwarts… podemos dizer que foi o filme em que sua participação foi mais significativa… quero dizer, eu amo a personagem de Gina, mas a Warner parece subestimá-la às vezes… não é, fãs? E a Murta-Que-Geme! Evidentemente apaixonada por Harry, é a fantasma que vive no banheiro das meninas… e por sinal, sua morte tem tudo a ver com a abertura da Câmara Secreta.

Dentre os professores, conhecemos Gilderoy Lockhart… bem, podemos dizer que ele foi muito do que imaginávamos lendo o livro… a menos a meu ver… uma pena que não o tenhamos visto novamente em Ordem… na verdade, uma pena que toda a cena de St. Mungus tenha sido excluída de Ordem… mas isso fica para o futuro, não vou comentar agora. Também temos a professora Sprout, que aparece nos filmes pela primeira vez (e última). E, após conhecermos Draco, temos Lúcio Malfoy… ótima interpretação de Jason Isaacs, diga-se de passagem.
Em Câmara, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts corre perigo, quando a Câmara Secreta é reaberta, cinqüenta anos depois que isso acontecera pela última vez (o que nos proporciona uma ótima cena em que o diário de Tom Riddle leva Harry para o passado, para quando Hagrid é acusado de ter aberto a câmara, época em que ele era um aluno de 13 anos na escola...), e todos os meio-sangues correm perigo… o único capaz de abrir a câmara seria o Herdeiro de Slytherin, e as suspeitas caem todas em cima de Harry… afinal ele é o único que sabe falar a língua das cobras… outra coisa que nos fascina nesse livro, é que pela primeira vez, os fundadores de Hogwarts são mais evidenciados. É claro que Gryffindor e Slytherin (o último por ter criado a Câmara Secreta) são muito mais citados, mas ainda assim…

Aqui, somos apresentados ao termo “sangue-ruim”, temos Draco e Harry mais rivais do que nunca, agora jogando quadribol como apanhadores adversários… e uma história um pouquinho mais forte que a primeira… com mensagens escritas nas paredes com sangue (lembro-me de como me fascinou quando o filme mostrou essas mensagens… saudades daquela época…) e o basilisco ao fim do filme… também temos Fawkes pela primeira vez, e como um verdadeiro aluno de Gryffindor consegue tirar sua espada de dentro do Chapéu Seletor (fato também importantíssimo para Relíquias)… além de ser aí que a espada ganha o poder de destruir Horcruxes…
O que seria de Harry Potter sem a Câmara Secreta? E pensar que algumas pessoas duvidaram de seu valor antes do lançamento de Enigma do Príncipe… felizmente eu tenho o prazer de dizer que jamais pensei isso!
Uma das cenas mais engraçadas fica por parte de Rony (difícil escolher entre “Minha varinha!” e “Posso entrar em pânico agora?”), o que me faz lembrar A Toca (fascinante! E conhecemos o Sr. Weasley) e o Ford Anglia… quem não se apaixonou pela cena em que os meninos não conseguem atravessar a passagem para a plataforma 9 ¾, e então precisam ir voando para a escola? A maneira como eles encontram o trem é fantástica! E é aí que somos apresentados ao Salgueiro Lutador, também muito importante em Prisioneiro.

O mágico (juro que não é um trocadilho) de Harry Potter é isso, é ver como tudo está extremamente interligado. Como vê-los sofrer para fazer uma Poção Polissuco, mas através de tudo isso, entendermos perfeitamente o que ela é, para assim, a cada momento que é citada no futuro da série (e são várias vezes), os fãs já sabem do que se trata! E ainda teremos muita Poção Polissuco até o fim… incrível como Rowling conseguiu pensar em tudo com tanta perfeição...
Vamos agora comentar sobre o Clube de Duelos… ótimas cenas, pena que foi tão menosprezado no filme. temos fantásticas cenas no livro, inclusive uma que explica como Hermione conseguiu seu “fio de cabelo” de alguém da Sonserina, e como estava enganada… no filme temos apenas uma cena de duelo entre Snape e Lockhart, e um duelo entre Harry e Draco… é sempre bom ver um contra o outro (e será ótimo ver em Enigma que eles evoluem bastante no duelo), e como a rivalidade é alta… nenhum dos dois é menos presunçoso que o outro… e é aí que ouvimos Harry usar a língua das cobras pela primeira vez…

Uma coisa que reservei para o final, porque por alguma razão sempre me encantou demais: o Pó de Flu! Sempre amei as cenas com ele… aquele fogo verde… especialmente após tantas cenas ótimas n'A Toca. Nada é tão detalhado quanto no livro, mas ainda assim é muito bom de ver no filme… e pelo engano de Harry, vemos que Rowling só criou aquela cena para que conhecêssemos a Borgin&Burkes, que seria importante em Enigma…
O filme termina, e com ele leva o que podemos chamar de primeira fase de Harry Potter. De agora em diante, os filmes tomam um caminho totalmente diferente, um estilo de narrativa bem distinto… e muito interessante! Os filmes ficam um pouco mais adultos, tendem mais ao lado sombrio… e os personagens amadurecem junto aos atores… mas isso fica para a semana que vem. Agora, podemos assistir Câmara Secreta para relembrar de tudo isso, e de como era fascinante… esse ainda nos dá uma sensação nostálgica… há tantos anos atrás estávamos assistindo aquilo pela primeira vez…

Assistiram Harry Potter e a Pedra Filosofal semana passada? Se não deu tempo, fazer o quê, mas assim que puder, vá lá! E agora já está na hora de Câmara Secreta também. E, como disse, lá vamos nós, assistir pela enésima vez ao filme, e ainda não estamos cansados. Ainda nos fascinamos, o filme ainda parece eletrizante e maravilhoso, talvez cada vez mais… mesmo que possa repetir as falas dos personagens… não importa, porque ser um Pottermaníaco é isso: assistir e ler Harry Potter o tempo todo! Porque você sempre fica com saudades… até semana que vem, com o texto de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. FALTAM 42 DIAS para “Relíquias da Morte, Parte 2”.

Comentários