Cisne Negro – Black Swan


Confesso que estava bastante curioso para ver esse filme. E mesmo assim, acabei levando algum tempo para finalmente vê-lo. Sempre que tinha a oportunidade de ver algum filme acabava por ver algum outro. Mas não dessa vez. E depois de ouvir muitos elogios de pessoas próximas a mim que o tinham visto, eu tinha que saber se os rumores eram verdade ou não.
E tenho o prazer de dizer que sim. O filme realmente é tão bom quanto falam. A história é magnífica, e muito melhor do que se imagina. O filme te prende do começo ao fim, a ponto de você se perguntar: “mas já acabou?” – sensual, ousado, crítico e com maravilhosas cenas de suspense e de transtornos psicológicos… ando vendo muito filme nesse estilo ultimamente, mas esse é realmente ótimo.
Estrelado por Natalie Portman (no papel de Nina Sayers, que levou, não por acaso, o Oscar de melhor atriz esse ano), o filme é um drama e suspense psicológico que se passa nos bastidores de Lago dos Cisnes. Nina é bailarina, obcecada por perfeição, com a vida consumida pela dança. Quando Thomas Leroy (interpretado por Vincent Cassel), diretor artístico da companhia, decide substituir Beth em O Lago dos Cisnes, Nina é sua primeira opção, mas surge Lily (Mila Kunis) como concorrente.
E em O Lago dos Cisnes, para quem não sabe, precisa-se de uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco, cheio de inocência, pureza e graça, quanto o Cisne Negro, sensual e malicioso. Nina sabe perfeitamente interpretar o Cisne Branco, mas terá dificuldades para entrar no personagem de Cisne Negro. Assim, ela precisa entrar em contato com seu lado mais sombrio, o que mexe com seu psicológico.
E o plot central do filme é esse. A trama se desenvolve de maneira a te prender. Muito mais do que um simples drama sobre uma bailarina buscando o papel de seus sonhos, temos a busca por perfeição, as dificuldades da vida artística, e os vários problemas psicológicos enfrentados por Nina (o que pode até te confundir um pouco ao meio do filme). Sei que fiquei fascinado em cada cena. Muitas vezes prendi a respiração, muitas vezes meu cérebro girou para tentar acompanhar ou aceitar o que estava se passando em tela…
O filme foi narrado de uma maneira que te leva a acompanhar Nina… você sente as mudanças da personagem, e a tensão vai aumentando continuamente. Conforme o lado sombrio de Nina (o Cisne Negro) vai ficando mais evidente, o filme também assume um tom mais sombrio e de mais drama e thriller psicológico, criando no telespectador aquela sensação de que falei: de prender a respiração, roer a unha, se mexer no assento…
Foi maravilhoso. É disso que um filme precisa para ser bom. De uma trama que segure o telespectador, e de bons atores – o que não faltava nesse filme. Sem contar que Natalie deu um show de dança como o Cisne Negro... uma das melhores cenas do filme. Dirigido também com maestria, o filme tem motivos suficientes para ter sido tão comentado quanto foi. Para quem ainda não assistiu ao filme, altamente recomendado. Afinal, provavelmente você vai chegar ao fim concordando comigo. Ou não. Mas tudo bem. E quem já assistiu, pode comentar: o que vocês pensaram sobre o filme? Amaram ou odiaram? Porque parece ser as duas únicas opções mesmo… até mais!

Comentários