Waiting for the Hallows – Harry Potter e o Cálice de Fogo

Estava bastante ansioso por chegar ao Cálice de Fogo, ainda estou elaborando o que vou dizer, afinal tenho tanto a comentar. Espero montar um texto coerente o suficiente – na verdade é um filme controverso, me deixa dividido. Explicações primeiro. Para quem ainda não sabe, essa é uma nova sessão no blog, Waiting for the Hallows, temporária, até a estréia do último filme de Harry Potter – todas as sextas-feiras, uma matéria falando de um filme da série, até o dia da estréia de Relíquias da Morte, Parte 2. Num momento em que nossos ânimos estão à flor da pele (com o trailer de ontem), chego ao quarto filme…
Aqui, temos mais uma grande transformação na série cinematográfica, com Mike Newell assumindo a posição de diretor do longa. Cada diretor traz sua própria visão e seu próprio estilo ao universo potteriano. E a visão de Mike foi uma das melhores… tudo depende de como avaliamos. Em certos momentos, sinto-me tentado a dizer que esse foi o pior filme da série, enquanto em outros fico tentado a dizer que foi o melhor… mas como muitas vezes em que me dá vontade de ver Harry Potter eu o escolho, acho que minha parte que pensa que ele é bom é mais forte do que a outra…
E por que temos tudo isso? Acontece que eu li O Cálice de Fogo. Todos que leram concordarão comigo. Foi o maior livro da série até aquele momento, e com mais conteúdo (digo com mais conteúdo, porque mesmo Ordem sendo um livro maior, ainda considero que Cálice tem mais história, e mais complexa). O livro era rico em tramas, subtramas e informações. Um dos melhores livros da série, sem dúvida. No entanto, muita coisa foi cortada e modificada para caber em um só filme. Ou seja, pegaram o plot principal e fizeram o filme dali, muito foi deixado de lado.
E para quem não sabe, quase que esse problema não existiu… afinal a idéia de dividir Cálice de Fogo chegou a ser cogitada. Pessoalmente, acredito que o resultado teria sido muito melhor. Todas as reclamações que tenho de cenas maravilhosas esquecidas, não existiriam. Mas no final, optaram por apenas um filme, pois queriam um filme para cada livro. Fazer o quê? Tivemos que nos contentar com aquele Cálice que deixava um pouco a desejar… mas no fim, não consigo não gostar do filme. É um filme que eu assisto e me encanta cada vez mais.
Sobre o clima que se apodera do filme. Na verdade, muito se diz de Prisioneiro ter meio que introduzido o clima mais sombrio à série. Alguns chamam Ordem e Enigma de sombrios. Na verdade, desses quatro filmes, para mim o mais sombrio é Cálice. Podem discordar, mas é minha opinião. Para mim o filme trouxe aquele clima mais escuro, sem contar com as cenas finais com Voldemort… foi a primeira vez que o vimos, e foi fantástico. Sombrio na medida certa, ótimo de se ver na telona… eu tremi na cena (mais de emoção, claro, era Harry Potter!), além da primeira morte entre os personagens principais… ver Cedrico morrer (e foi uma cena forte) pode ter sido chocante a alguns…
E para mim, um clima de maturidade tomou conta da tela. Vemos muito mais do desenvolvimento dos personagens. Temos problemas adolescentes, vemos nossos protagonistas, que conhecemos crianças, terem seus problemas com hormônios. Em meio a risadas, vemos problemas reais e fantásticos de se ouvir – me apaixonei pela história. O estilo adolescente nos uniformes se manteve, e eles usaram bem mais roupas convencionais, dando um tom ainda mais real à série. Mantiveram cenas como a Murta dando em cima do Harry nu, tomando banho, mas cortaram outras como os casais saindo de trás de moitas (que balançavam segundos antes) e coisas assim… acreditem, isso está no livro! Quem não leu… nada vulgar, nada demais, mas cenas divertidas e que aproximam o adolescente de Harry Potter. As crianças que lêem provavelmente nem notaram nada, afinal JK Rowling foi muito discreta, era mais uma piadinha.
Enfim, Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire, no original britânico e no americano) narra as aventuras de Harry e seus amigos em seu quarto ano na Escola. Baseado no livro homônimo de JK Rowling, lançado em 08 de Julho de 2000 (exatamente um ano após Prisioneiro), o filme estreou em 18 de Novembro de 2005. O orçamento foi de 150 milhões de dólares, chegando a lucrar 896 milhões…
Conhecemos vários novos personagens. Primeiramente os três demais campeões do Torneio, que são Viktor Krum (interpretado por Stanislav Ianevski), Fler Delacour (interpretada por Clémence Poésy) e Cedrico Diggory (interpretado por Robert Pattinson, na época em que eu ainda não tinha nada contra ele). Além desses, temos Olho-Tonto Moody, novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (interpretado por Brendan Gleeson) e a primeira personificação de Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes. Também conhecemos Rita Skeeter…
Em se falando de fidelidade, como já disse, ficou muito a desejar. No entanto, gostei demais de ver a Penseira nesse filme. Sem dúvida foram cenas maravilhosas, e a Penseira ficou muito bem feita. Foi o filme (não sendo o único em que ela aparece) em que ela foi mais fiel, mais parecida com o livro (pelo fato de Harry cair na cena e ficar por lá, presenciando a cena, e não apenas a assistindo, como veremos em Enigma.
Não tivemos quadribol nesse filme. É claro que a justificativa é boa, mas de certa maneira me revolta… vamos aos fatos, realmente não há Campeonato das Casas, esse ano, graças ao Torneio Tribruxo (já volto a falar dele), portanto Harry não joga quadribol nem no livro, mas temos as maravilhosas cenas da Copa Mundial de Quadribol! Quando o filme começou (sem vermos os Dursley, já começamos o filme com atividade, indo para a Copa), achei que teríamos uma ótima partida… porém nada vemos da partida de Quadribol… isso é decepcionante.
Voltando a falar do começo do filme, gosto de seu começo, breve, mas interessante. Não temos os detalhes todos que temos no livro, em que entendemos melhor quem é morto por Voldemort, e que casa é aquela… mas temos o principal: Harry tendo acesso a isso. É aqui que os pesadelos de Harry começam, e para mim é a melhor fase de Harry Potter. Simplesmente sou fascinado por ver essa ligação entre a mente de Harry e de Voldemort (tanto que fiquei meio decepcionado em Enigma quando isso chegou ao fim, ao lê-lo pela primeira vez)… para mim, são cenas que ficam entre as melhores de qualquer filme…
E o Torneio Tribruxo. É o foco central do filme, tanto que Rowling pensou em chamar o livro de Harry Potter e o Torneio Tribruxo – acho que é porque já estou acostumado e tudo o mais, mas prefiro Cálice de Fogo. É fantástico ver que o mundo de Harry Potter é muito maior do que imaginávamos. Temos Beauxbatons (a escola de Fleur) e Durmstrang (a escola de Krum) – eles se juntam em Hogwarts para o Torneio Tribruxo, achei uma fantástica idéia. De Hogwarts, Harry e Cedrico Diggory são escolhidos pelo Cálice, e assim o quadro de quatro campeões são formados…
Em um dos melhores momentos do filme, temos Fred e Jorge tentando enganar o Cálice de Fogo, mas acabando castigados. Amei a cena, uma das mais engraçadas, e dignas dos gêmeos Weasley. Também temos Hermione, mais irônica do que nunca em seu “não vai funcionar” – Emma deu um grande show naquele momento. Sem contar que temos Hermione lendo naquela cena (um livro que é meio que uma piada ao estilo britânico dos livros de Harry Potter)… uma cena muito boa no geral.
E a partir do Cálice e da escolha dos quatro campões, temos o desenvolvimento da história. As três tarefas do Torneio, a briga de Harry e Rony… pela primeira vez os amigos brigam, e até que foi interessante… é meio que uma criancice, mas é divertido de se assistir… a primeira tarefa fica a cargo do dragão… e depois Harry ainda tem que entender aquele ovo de ouro, que contém a diga para a segunda tarefa… na segunda tarefa, temos o mundo subaquático (e infelizmente Dobby foi cortado, seu papel desempenhado por Neville)… e ao final, temos o sombrio labirinto, que resulta na morte de Cedrico e no encontro final com Voldemort (que falo daqui a pouco)…
Temos também o Baile de Inverno, tradição do Torneio Tribruxo. E para isso, temos várias cenas engraçadíssimas, em que Rony e Hermione tentam convidar alguém. Temos Harry em busca de Cho, mas infelizmente ela namora Cedrico durante esse livro… acho que por isso Rowling o matou no final, sei lá. E Rony sempre engraçado. O “relacionamento” de Hermione com Krum foi menos explorado no filme que no livro, mas tudo bem. Foi o suficiente para Rony se dar conta do quanto amava Hermione, e fazer todas aquelas demonstrações de ciúmes… cenas maravilhosas, em que Hermione (a nerd, menina chata, irritante sabe-tudo) passa a ser admirada em toda a escola como uma garota bonita, e depois em que ela e Rony discutem, ela diz que ela acabou com sua noite, e da próxima vez, ele pode pensar em convidá-la primeiro… uma coisa melhor que a outra…
O encontro final com Voldemort foi uma das melhores cenas (e talvez a mais sombria da série até o momento). Ver Harry preso, a morte de Cedrico (de maneira tão fria) e o ritual realizado por Rabicho para trazer Voldemort de volta… é fantástico ver o retorno de Voldemort, sempre me arrepia… e vê-lo confrontar Harry, vê-lo tocar sua cicatriz… cena fantástica, que eu realmente amei. E no confronto (do qual Harry escapa), temos um Priori Incantatem – no entanto, nada foi muito explicado no filme, e os produtores parecem gostar de realizar sombras dessa cena várias vezes ao longo dos filmes…
E o filme acaba de uma maneira melancólica. Talvez tenha sido o fim mais triste da série. Certamente o foi até aquele momento. Temos uma morte, o discurso afetado de Dumbledore, a volta de Voldemort, o desespero começando a tomar conta… o trio protagonista parece se dar conta que tudo será muito mais difícil do que se imaginava… mas é bonito ver que ainda se há um pouco de esperança, ao menos eles estarão juntos… gosto, gosto muito do final, chego ao fim do filme satisfeito com o resultado em geral, tentando ignorar os defeitos.
Por hoje, é isso. Semana que vem trarei a postagem sobre Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas que considero bem inferior a esse. Como estão os corações? Muitas fotos, pôsteres e tudo, mas principalmente, um novo trailer ontem… falta pouco tempo, estamos nos aproximando do fim… já estão fazendo a sessão “ver todos os filmes de Harry Potter” antes de ver o próximo? Eu preciso vê-los todos em um dia ou dois no máximo… Cálice, como os anteriores, ainda é muito nostálgico para mim, mesmo que um pouco mais recente… vou ficando por aqui, agora vamos ver Harry Potter! FALTAM 28 DIAS para “Relíquias da Morte, Parte 2”. Até mais!

Comentários