Sem Limites (Limitless) – Um ótimo filme!


Assisti. Sabe aqueles momentos em que você quer ir ao cinema, mas nada pelo o que você estava esperando há tempos está em cartaz? Bem, foi aí que vi a sinopse de Limitless – e me chamou bem a atenção. Mas não consegui ver antes que o filme deixasse o cinema. Depois de alguns esforços, consegui assisti-lo… chegaram a me perguntar: “Você quer mesmo ver?” e eu quase respondi: “Você me conhece mesmo?”.
Para aqueles que me conhecem bem, já notam que a sinopse é a de filmes que me chamam a atenção. E o filme ainda foi melhor do que eu imaginei. Simplesmente amei o filme. A proposta (já conhecida desde a sinopse) era ótima, e o filme a desenvolveu de maneira brilhante… com um filme de cenas rápidas, sequências interessantes, e nada que te dê vontade de fazer um intervalinho, você fica preso à tela do começo ao fim. E você quer saber o que vai acontecer, você fica nervoso, fica ansioso, teme pelo futuro do personagem principal, vibra com alguns momentos…
Limitless estreou em 18 de Março de 2011, um suspense tecnológico, dirigido por Neil Burger. Baseado no livro The Dark Fields (que eu pretendo ler!), de 2001, escrito por Alan Glynn – há até uma referência ao livro no filme, no final, quando o livro de Eddie é lançado: “Illuminating the Dark Fields”. Nos papéis centrais temos Bradley Cooper como Edward Morra (muito bom em seu papel); Robert De Niro como Carl Van Loon e Abbie Cornish como Lindy.
Em geral, o filme recebeu críticas positivas. E eu concordo plenamente. É um daqueles filmes que eu assisto e imediatamente coloco na minha lista de “ótimos filmes” – e acreditem, eu tenho uma lista. A idéia é de que Edward é um autor sem idéias e falido, até que seu ex-cunhado (que não vê há mais de 10 anos) o encontra e o oferece uma droga capaz de fazer com que a pessoa utilize toda a capacidade de seu cérebro – a NZT-48… e aí Eddie tem seus momentos, até que as coisas começam a dar errado.
O filme nos apresenta cenas de se aplaudir. Você se pega imaginando o que faria no lugar dele, como seria (e desejando NZT!). O filme te faz pensar, te faz dar idéias ao personagem (como se ele precisasse de alguma)… as cenas em que ele está sob o efeito da NZT são fabulosas! Vemos uma nítida transformação da expressão e postura do personagem, e é ótimo ver tudo o que ele é capaz. Enquanto não está sob o efeito, vemos a dependência, vemos a outra faceta do personagem… e por isso, devemos dar créditos a Bradley Cooper e dizer que ele estava muito bem em seu papel.
Depois de muitos problemas, de descobertas, de correr atrás de mais NZT e de contra-tempos, voltamos ao começo do filme. Não vou comentar muito, porque venho tentando evitar spoilers. Ao menos os maiores. Mas vou comentar que o final do filme te deixa extasiado! Sinceramente, algo que não esperava… não achei que fosse ser daquela maneira… mas ficou ótimo, e muito divertido (“What?!”) – sem contar com a ótima cena da van batendo no táxi… você vai entender ao ver o filme.
Para mim, o filme merece ser aplaudido. Com até uma ótima piadinha sobre Matrix (“Don’t wear the same color suits.This isn’t Matrix”), é um dos filmes que você tem que assistir até o fim do ano. Sem Limites fez bem seu papel, e merece seus créditos. Para aqueles que já viram, concordam com meu ponto de vista? Para aqueles que não viram, só digo: não percam tempo! Corram atrás desse filme, porque vale a pena! Até mais…

Comentários