Scooby-Doo 4 – A Maldição do Monstro do Lago



Fã, fã, fã de Scooby-Doo! Pois é, sou eu. Cresci com esses desenhos. Lembro-me de passar as tardes e início de noite assistindo às aventuras da Mistério S.A. na TV. Lembro-me muito bem de ter visto “Os 13 Fantasmas do Scooby-Doo” completo. Cada episódio melhor do que outro, e não tinha como se cansar dos episódios. Um dos melhores desenhos que já vi, e que realmente faz parte da minha história.
E tanto faz parte da minha história, que o primeiro filme em live-action de Scooby-Doo, lançado em 2002, foi um dos primeiros filmes que me fascinaram a ponto de assistir várias vezes. Lembro-me que sempre o locava – ainda na época das fitas, e na época em que eu ainda assistia filmes dublados… e nunca me cansava daquele filme… depois tivemos o lançamento de Scooby-Doo 2: Monstros à Solta! em 2004. Mesmo com suas qualidades, deixou bastante a desejar (mesmo que o museu tenha ficado ótimo, com fantásticas referências aos desenhos, dos quais os fãs tanto gostavam).
E por um tempo ficamos por aí. Até o lançamento em 2009 de um novo Scooby-Doo, como pré-sequência. Com atores mais novos, mostrando-nos como tudo começou, infelizmente não posso comentar. Porque me arrependo até hoje (e pretendo resolver essa situação ainda essa semana), eu ainda não vi o terceiro filme da franquia. Mas acabei comprando e assistindo ao quarto.
E vou dizer que eu gostei. Não sei qual é a opinião geral, mas vou dizer a minha: como filme, talvez tenha sido um pouco mais fraco que os dois primeiros volumes. Mas depende de como você o encara, acontece que foi um filme para TV, realmente mais simples, com uma história mais simples, nada tão grandioso quanto os dois primeiros filmes. Mas acho que essa simplicidade foi o que mais me agradou. Acho que o filme trouxe mais o espírito dos desenhos do que os dois primeiros filmes da série. Os personagens, o clima, o tipo de mistério e de desenvolvimento… tudo remetia muito a um episódio clássico de Scooby-Doo.
E como dizer que isso não é uma boa coisa? Especialmente para pessoas que cresceram com os desenhos… tivemos em live-action quase a mesma sensação que tínhamos ao ver o desenho. Portanto, temos qualidades distintas: Scooby-Doo 4 muito bom em sua simplicidade e atmosfera de desenho, enquanto Scooby-Doo e Scooby-Doo 2 foram coisas mais grandiosas e também fantásticas.
O filme tem 92 minutos e foi dirigido por Brian Levant; estreou em 16 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, mas no Brasil apenas em fevereiro de 2011; nos papéis de protagonistas, tivemos: Nick Palatas como Salsicha – ele foi um bom Salsicha, mesmo que eu tenha demorado um pouquinho a me acostumar; Hayley Kiyoko como Velma, que achei diferente nos primeiros minutos, mas logo aprovei também; Kate Melton como Daphne, perfeita em seu papel; e Robbie Amell como Fred – sobre ele, só vou dizer: gostei demais da atuação e tudo o mais, ótimo espírito de Fred, muito parecido com o desenho (talvez um pouco menos convencido), mas um questionamento: cadê sua roupa de Fred?! Ele se vestiu de azul o filme todo, mas só tivemos duas cenas em que o vimos de branco e azul, com o lenço vermelho. E foram mais cenas para nos remeter ao desenho (tanto que o vimos até de peruca!). Quanto a isso: realmente fica a dúvida? Por que razão ele tem o cabelo preto? Dúvidas, dúvidas…
Pelo título, quase esperei a famosa história do Monstro de Lodo, que assisti milhares de vezes no desenho… mas não tinha nada a ver com isso. E tivemos mais romance, com Daphne e Fred “namorando” e se provocando o filme todo… também tivemos um clima entre Velma e Salsicha, até que o beijo finalmente acontece… e temos até o pezinho de Velma levantando, mas fica por aí, “não houve química”. Uma pena… mesmo que seja meio estranho pensar em Velma e Salsicha namorando… e é legal ver os quatro de uniformes (pólos) verdes! Assim tivemos uma mudança nas roupas sem quebrar a tradição… afinal eles estavam trabalhando!

A dança no final nos trouxe as roupas mais clássicas possíveis, e uma clara visão de Fred, Daphne e Velma originais (o Salsicha estava vestido de Scooby). Amei ouvir a bruxa dizer no final a famosa frase: “Eu teria conseguido se não fosse por vocês… crianças enxeridas”. Senti um pouco de falta de “Scooby-Doo, where are you?”. E com o recebimento do cheque, tivemos a formação oficial da Mistério S.A. no fim do filme…
Frase cômica – Salsicha: “Meu primeiro amor se transformou numa bruxa do mal”; Fred: “Bem-vindo ao clube”.

Filme muito bom, e agora só vou dar um jeito de assistir ao terceiro volume, e então comentarei aqui. E esperar por um possível quinto filme… eu continuo torcendo. Enquanto isso ficamos com novos e [especialmente] antigos episódios dos desenhos… até mais!

Comentários

  1. amei sabe eu tb amu scooby e principalmente pelos acsais daphne e fred sao lindos e salsicha e velma tb saor lindos!! bom eu ainda n vi scooby doo 4 mais eu tenho scooby doo 3!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ah, que inveja =/ dhsaiodha ainda não vi o Scooby-Doo 3! Vou ver... daí eu comento no blog!
    Obrigado pelo comentário, volte sempre! :D

    ResponderExcluir
  3. EU SEEEEEEEEMPRE SONHEI COM O SALSICHA E A VELMA JUNTOS.. Desde o desenho clássico do Sbooby-doo. Mas, como sabem isso não acontece no desenho , muito menos nos primeiros filmes.

    Então eu simplesmente me apaixonei pelo 4º filme.. E indico a todos os fãs do casal.

    Quem dera rolasse uma química forte, pra eles ficarem juntos.. sz !

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal o filme, gostei do elenco mais jovem.
    O 03 na minha opinião é o melhor, já que relata como os quatro se conheceram.

    ResponderExcluir
  5. Aham que pena que n saiu o filme 5 em pessoa mesmo e tao massa e muito legal com esses personagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário