Último Capítulo de “O Diário de Daniela” (16 de Abril de 1999)



“Dani, ¿quiere ser mi novia?”
QUE EMOÇÃO CHEGAR NOVAMENTE AO FIM DA JORNADA! “O Diário de Daniela” é uma novela linda que marcou uma geração – continuo não gostando do casal Enrique e Natália, mas isso é o de menos… a novela nos emociona com toda a história da Família Monroy, com o sofrimento de Martín, maltratado pelo padrasto, e agora chegou o momento de os vilões pagarem por tudo o que fizeram os outros sofrerem. O último capítulo, ainda repleto de acontecimentos, dá o desfecho dos personagens, e dois grandes eventos marcam o fim de “O Diário de Daniela”: o casamento de Enrique e Natália, e o show que o elenco fez no Estádio Azteca, em que Martín, depois de cantar “Locos de Amor” com Daniela, a pede em namoro… E AQUELE MOMENTO É LINDO! Naturalmente, ao fim do capítulo eu estou chorando, e começando a sentir falta!
Nos últimos capítulos, o cerco se fechou para Joel, e ele acabou na delegacia, acusado de uma série de crimes para os quais ele se diz “inocente”, mas a raiva que ele sente de Helena quando descobre que ela atacou Natália, tentando jogar ácido no seu rosto (o feitiço virou contra a feiticeira aqui!), Joel fica revoltado e resolve confessar parte de seus crimes, dizendo a todos que HELENA É A ASSASSINA DE LEONOR. Então, ele explica que era ele quem estava com a Sra. Monroy no fundo do mar quando ela morreu, mas estava agindo sob o comando de Helena. Naquele momento, Enrique poderia ter matado Joel se tivesse a oportunidade, por ter assassinado sua esposa e ter tentado fazer mal à sua filha mais nova, mas Natália o faz prometer que não vai fazer nenhuma loucura, pelo bem se seus próprios filhos… E Enrique precisa prometer.
Helena, então, é trazida também à delegacia… E QUE ESCÂNDALO! Adoro o momento de Helena versus Joel, com direito a muitos gritos e muito drama, já que Helena está com um chapéu e um véu que lhe cobre o rosto, agora deformado. Joel lhe diz que tem fotos que provam que ela estava em Cozumel no dia do assassinato, além de toda a movimentação de dinheiro na conta de Helena dias antes da viagem – dinheiro que ela usou para contratar Joel e comprar o seu silêncio. Em resposta, Helena diz que foi ELE quem matou Leonor, além de ter matado Jairo e ter tentado matar Enrique, e eu ADORO ver como os dois “se devoram” naquela sala de interrogatório… mas Joel é mais esperto do que parece, e ainda tem uma carta na manga: ele pede para falar com Enrique. Talvez não seja a escolha correta, mas Enrique quer saber o que ele tem para dizer.
Mas esse encontro fica para outro momento.
Agora, na saída da delegacia, temos uma cena incrível para fechar a “relação” entre Enrique, Natália e Helena – enquanto Enrique está enfurecido e ainda capaz de matar alguém, Natália chama Helena de “pobre mulher”, dizendo que “ela não vale a pena”. Helena implora por um advogado para se livrar das “calúnias” contra ela, mas Enrique diz que ninguém mais acredita nela, e ele vai mover céus e terras para que ela e Joel passem o resto da vida atrás das grades. Helena grita feito louca, diz que “odeia a Natália”, e Natália coloca o chapéu novamente sobre sua cabeça, cobrindo o rosto horrível, dizendo que “ela a perdoou”. A condescendência é a pior coisa, não? Depois disso, Helena SURTA DE VEZ: começa a dizer que quem mandou matar Leonor foi o próprio Enrique, para poder se casar com ela… ela diz que logo Enrique vai matar Natália também, e então “virá por ela”.
A louca HAHA
Quando Enrique volta à delegacia para falar com Joel, ele tem algo realmente grave, pelo que Enrique não esperava: ele diz que se ele o mandar para a prisão, ele vai levar Adela com ele – e, afinal de contas, Joel levou mesmo Adela para o mundo do crime, e ele tem um vídeo que a mostra cometendo um assalto. Então, Enrique retira as acusações. Por ora, Joel está livre. Adela chora em um desespero ainda maior depois de saber disso – afinal de contas, o assassino de sua mãe não vai preso por culpa dela. Ela pede perdão à Daniela, que diz que não tem nada que perdoá-la. Mas a verdade é que Adela é a causa de metade das confusões dessa novela, e embora Daniela a ame e ela seja apenas uma garota irresponsável, ela tem mesmo que mudar de atitude urgentemente para que eles possam ter paz… ao menos, Adela já optou por essa mudança.
Enquanto isso, Rita decide que é melhor que Martín vá morar com Pepe e com Crista – Pepe não entende porque ela está fazendo isso, se há uns dias queria matá-lo por ter pedido a custódia do filho, mas ela sabe que esse é o melhor para ele, e é também o que o próprio Martín quer. Rita, vitimista, ainda diz que “não merece estar com ele, pois não pôde protegê-lo”, e diz que “vai se sacrificar pela felicidade de Martín”. Acho que, novamente, Rita errou feio ao fazer todo esse drama – poder morar com o pai era tudo o que o Martín queria, e agora que a mãe está agindo dessa maneira, ele diz que não tem certeza… ele acha que sem o Gustavo em casa, as coisas podem ser diferente. Então, Martín anuncia para a mãe que “prefere morar com ela”, mas, particularmente, eu fiquei um pouco triste, porque não estou 100% convencido de que era isso o que ele queria…
L
Uma das MINHAS CENAS FAVORITAS no último capítulo se referem a Martín e Gustavo, o que não é muito surpreendente para mim – SEMPRE achei que essa fosse a melhor parte da novela. Foi aqui em que, de fato, se dedicaram ao roteiro e ao desenvolvimento dos personagens, e é isso o que engrandece “O Diário de Daniela” para o marco que ela representa. Martín sofreu, e sofreu MUITO, mas Gustavo também era um homem doente – nada justifica o que ele fez com o garoto, as cenas de violência foram muito fortes, mas Pepe ensinou Martín que “Gustavo era um homem doente”, então Martín escolhe perdoá-lo, ao invés de odiá-lo. E essa é uma atitude lindíssima e, não se enganem, difícil. Rita não consegue fazer o mesmo, por exemplo. Martín convence a mãe a levá-lo para visitar Gustavo na cadeia, onde ele vê o ex-padrasto através de um vidro.
Gustavo se surpreende quando Martín conta que foi ideia sua ir, e que o perdoou. Martín é UMA ALMA BOA, uma criança fofa – ele está tão nervoso por estar ali que até o Gustavo se emociona, e então eles compartilham um momento lindo. Uma redenção para Gustavo, catarse para Martín. Gustavo chora, reconhece a sua doença, e pede perdão. “Perdón, Martín. Perdón por todo el mal que te hice”. Aquele é, para mim, o momento mais importante do capítulo – não achei nada muito exagerado, só foi real e bom – e necessário. Martín precisava daquilo para seguir a sua vida; e Gustavo também: saber que a pessoa a quem ele mais fez sofrer na vida o perdoava o dava a oportunidade de um dia, quem sabe, ser melhor. Os dois choram, colocam as mãos no vidro, e Martín ainda leva uma foto do irmão, para que “Gustavo não se sinta muito sozinho”.
É Como Pepe diz: “Eres muy bueno, campeón”
Dali para a frente, então, o capítulo é só alegria. Ou quase. Natália se prepara para o casamento, Daniela diz que ela está linda e torce para que o clima de casamento ajude Martín a pedi-la em namoro – afinal de contas, isso é o que ambos querem desde o início da novela! Enquanto isso, Enrique também se prepara para o casamento, entrega para Adela o colar que fora de Leonor, o que é um momento emocionante, embora breve, e toda a família se reúne para o evento – enquanto percebemos que Joel vai fazer alguma coisa para tentar estragar a cerimônia. A cerimônia é muito bonita – Natália entra na igreja acompanhada de Don Capu, e as crianças cantam a marcha nupcial, o que deixou a cena bastante particular e muito bonita – durante todo o casamento, Joel não consegue fazer nada, Natália e Enrique são declarados “marido e mulher”…
E então vem o ataque.
“Enrique… nos vemos en el infierno”
O último ataque de Joel é tipo uma cena de O FANTASMA DA ÓPERA. Ele diz que se não for dele, Natália “não será de mais ninguém”, e então corta uma corrente que joga um lustre em cima dos noivos… o próprio Fantasma atacando! A cena fica bonita, porque tem Daniela e Adela correndo para salvar Natália e Enrique que, por sua vez, pulam para a frente, e todos acabam a salvo – e Joel acaba preso, agora em flagrante. Então, Natália e Enrique descobrem que, enfim, podem ser felizes juntos – nem a maldade de Joel nem o ódio de Helena os separará: “Nosso amor nos protegerá para sempre”. E, agora, só nos resta um último evento: as crianças saem correndo do casamento diretamente para UM SHOW NO ESTÁDIO AZTECA. Daniela e sua banda têm uma oportunidade e tanto que pode deslanchar de vez as suas carreiras, e isso é muito fofo…
Essa é a primeira novela a ter um final ao vivo no Estádio Azteca, feito que se repetiria mais tarde em “Cúmplices de um Resgate”, por exemplo, e é um momento e tanto – lembro-me tão claramente disso e de toda a EMOÇÃO que isso representava! Nos bastidores do show, já arrumados com seus microfones, Martín tenta se declarar e pedir Daniela em namoro, mas os dois são levados para o palco – justamente para cantar “Locos de Amor”. E AQUILO É TÃO LINDO! EU SEMPRE AMEI ESSA MÚSICA DEMAIS! Os dois absolutamente fofos, em um palco imenso em um show grandioso… é de arrepiar, ficar ouvindo a plateia gritar. Então, ao fim da música Martín grita: “Dani, ¿quiere ser mi novia?”, e ela responde: “¡Sí! Sí quiero ser tu novia. Te quiero”. Foi um momento tão simples e, ainda assim, TÃO PERFEITO. Toda a emoção culmina nesse momento, e as lágrimas vêm…
Enquanto a TV anuncia “FIM” e o elenco se apresenta…
É um momento que sempre me faz chorar. LINDO! <3

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários