25 Anos de FRIENDS!



“I’ll be there for you…”
Possivelmente uma das séries mais amadas pelos fãs e, ainda hoje, uma das melhores séries de comédia de todos os tempos, “Friends” completa hoje, no dia 22 de Setembro, 25 ANOS desde a exibição original do seu Episódio Piloto, em 1994. Era a primeira vez que encontrávamos esse grupo de amigos, e talvez ainda não soubéssemos o quanto eles seriam importantes em nossas vidas, não apenas durante os 10 anos seguintes, mas em todas as reprises e maratonas que vieram depois… EU AMO “FRIENDS”, e é impressionante como todos os episódios já foram assistidos inúmeras vezes, e como a série ainda consegue nos divertir, em todas as vezes. O roteiro é bom, o carisma dos atores principais é inegável, e a química que existe entre eles… “FRIENDS” CERTAMENTE MARCOU UMA GERAÇÃO, e isso está sempre sendo passado adiante…
São seis incríveis amigos. Rachel Green, interpretada por Jennifer Aniston, a garota rica que fugiu de um casamento e que precisa se adaptar ao “mundo real”; Monica Geller, interpretada por Courteney Cox, que é obcecada por limpeza e adora cozinhar; Phoebe Buffay, interpretada por Lisa Kudrow, a divertida amiga alternativa, com seu estilo meio hippie, seu violão, canções estranhas (“Smelly Cat”!), limpeza de aura e os comentários mais aleatórios possíveis… entre os meninos, temos Ross Geller, interpretado por David Shcwimmer, um paleontólogo que adora dinossauros… e divórcios; Chandler Bing, interpretado por Matthew Perry, o piadista do grupo, com um emprego que ninguém sabe exatamente o que faz; e Joey Tribbiani, interpretado por Matt LeBlanc, um ator bonitão e mulherengo que “não divide comida”.
E eu não sabia bem como celebrar esses 25 ANOS DE NOSSA TÃO AMADA SÉRIE, e achei bacana retornar para o momento em que tudo começou… de volta ao dia 22 de Setembro de 1994, quando o primeiro episódio foi ao ar e quando vimos cada um deles pela primeira vez. O Piloto começa interessante, com os amigos (ainda apenas Monica, Phoebe, Joey e Chandler) sentados no Central Perk, em umas três cenas que são quase independentes entre elas, e comentam a respeito de um possível romance de Monica, e um sonho estranho (e icônico!) de Chandler. Eu gosto dessa proposta de “Friends”, eu gosto de como eles passam tempo tomando café no Central Perk, e como algumas cenas são apenas conversas aleatórias, porque mais da metade de nossas amizades são assim… momentos de conversas jogadas fora! E a série retrata isso muito bem.
Então, Ross e Rachel são apresentados logo em seguida. Ross chega desanimado, porque ele está se divorciando… Carol, sua ex-esposa, acabou de se revelar lésbica, e ele está arrasada por ter apenas 26 anos e estar divorciado. Logo depois, entra Rachel, uma entrada triunfal, toda exasperada, vestida de noiva, depois de ter desistido de se casar no último instante, porque não ama Barry. Nesse primeiro episódio, simples e adorável, então, acompanhamos, principalmente, três histórias: 1) Monica com Paul, o “cara do vinho”, que acaba de enganá-la; 2) Ross todo deprê por causa de seu divórcio, enquanto Chandler e Joey ajudam a montar o seu novo apartamento; e 3) Rachel tentando conseguir um “emprego”, se ela quer mesmo sair da barra da saia do pai e se tornar independente… no meio, ainda temos cenas tipo a deles assistindo novela mexicana.
É MUITO BOM!
No fim do episódio, então, tanto Ross quanto Rachel precisam dar um passo adiante… Rachel passou o dia todo procurando um emprego, riram dela em 12 entrevistas de emprego diferentes (!), mas ela chega ao Central Perk toda feliz, porque ela encontrou botas maravilhosas pela metade do preço, e então os novos amigos a ajudam a perceber que ela vai ter que se livrar dos cartões de crédito pagos pelo pai! Assim, na última cena, vemos Rachel começando a trabalhar como garçonete no próprio Central Perk, mas ela não é lá muito eficiente em servir os clientes. Por outro lado, Ross, que antes se perguntava se um dia poderia chamar alguém para sair novamente, percebe que Rachel reapareceu em sua vida, vestida de noiva, como uma segunda oportunidade, e “talvez um dia ele a chame para sair”. Quando ele decidir que tem coragem.
Não podemos terminar uma review do Piloto sem citar algumas das frases mais marcantes do episódio, e eu adoraria começar pela Phoebe, com seu maravilhoso “Oh, I wish I could but I don’t want to”, que é tipo meu lema de vida. Também amo o engraçado e fofo “Welcome to the real world. It sucks. You’re gonna love it” da Monica para a Rachel. A interessante metáfora de Rachel: “It's like all my life everybody keeps telling that I'm a shoe. You're a shoe, you're a shoe, you're a shoe! But what if I don't want to be a shoe anymore? Maybe I'm a purse, or a hat... I don't want you to buy me a hat, I'm saying I am a hat! It's a metaphore, daddy!” O Chandler sobre o seu trabalho: “All right, kids, I've got to get to work. If I don't input those numbers... it doesn't make much of a difference”. E o fofo “I just grabbed a spoon” do Ross no final!
“Friends” definitivamente FEZ HISTÓRIA. Reassisti hoje mesmo ao Episódio Piloto, e ouvir novamente à música de abertura sempre me arrepia e me faz sorrir… como é bom estar com eles, como é bom reviver isso tudo! Ainda tenho um projeto de comentar “Friends” no Parada Temporal – não episódio a episódio, mas alguns “melhores da temporada”, ao menos. Assim, podemos ver Rachel crescer e se tornar a mulher forte que vem a ser; podemos ver as várias tentativas do Joey, seu tempo no DOOL e sua tentativa de falar francês; o romance de Chandler e Mônica, inicialmente inesperado, depois algo sem o qual “Friends” não parece fazer sentido; as loucuras de Phoebe, sua irmã gêmea, Ursula, e a Regina Phalange… o Ross com “Unagi”, “Pivot!” e “We were on a break!” Essa série é FENOMENAL e sempre conseguirá nos fazer rir!
<3


Quais são seus episódios favoritos de “Friends”?


Comentários