Legion 3x06 – Chapter 25



“Remember, It’s not us or them. It’s us and them”
UM EPISÓDIO LINDÍSSIMO! Há quem reclame que esse foi um episódio “filler” na reta final da última temporada de “Legion”, e quem ainda reclame que a Syd não é lá das personagens favoritas de todo o público, mas esse episódio, para mim, foi muito bonito! Me fascinou todo o conceito de Plano Astral, daquele mundo paralelo para onde todas as coisas de que as pessoas se esquecem, ou que “não são mais importantes para elas”, vão. Também é para lá que as pessoas vão quando elas “perdem a cabeça”, não no sentido de estar bravo, mas mais no sentido de como Syd perdeu a sua mente no episódio passado, depois de trocar de corpo com David e ser confrontada pela Legião que habita a mente dele. Agora, enquanto Oliver vasculha as coisas que acabaram de chegar, em busca de algo interessante, ele encontra, então, um bebê.
A pequena Syd.
É bom rever Melanie e Oliver, dois personagens tão importantes em “Legion”, que mereciam uma última aparição na série. Melanie está feliz em ter um bebê na casa, e eu achei muito interessante toda a vida que eles construíram no Plano Astral, independente do que chamam de “mundo real”, e todas as referências contidas ali, como o Lobo que sopra a casinha feita de palha, porque quer o bebê para ele… mas Melanie e Oliver a protegerão enquanto puderem. Então, na cena seguinte, acompanhamos uma Syd de 5 anos, juntando coisas ao lado do perigoso Lobo, e é uma cena MARAVILHOSA, porque a Syd de 5 anos é uma criança incrível. Curiosa, inteligente e destemida, ela questiona o Lobo sobre a grande cidade que ele chama de “mundo real”, por exemplo: “What makes it real?” Enquanto Syd é forte, no entanto, Cynthia acaba sendo levada pelo Lobo…
Enquanto dorme, Syd tem uns sonhos que são suas memórias do passado, como a Syd adulta, ao lado de David… as suas memórias do “mundo real”, começando a retornar, e Melanie começa a se preocupar com isso – segundo o que Melanie explica, ela pode decidir voltar para o outro lado, se, ao se lembrar de tudo, ela sentir que ainda existe algo que ela precisa fazer… se não estiver tudo resolvido de sua vida anterior. Syd ainda não quer falar muito sobre isso, mas os sonhos a atormentam mais de uma vez, até o último momento em que esteve com David, quando isso tudo começou, quando ele acabou com a sua mente e prometeu que “ia consertar tudo”, e então percebemos que ele já tinha passado de todos os limites… mas Syd ainda é uma criança, ao menos naquela segunda vida que ela está vivendo, e ela não está preparada para entender tudo.
Mais tarde, acompanhamos os anos mais sombrios. Syd já tem 16 anos, e se mudou com a família da floresta para a sarjeta, na cidade. Aquela Syd, mais madura, acredita que “devia estar fazendo algo”, mas ela não sabe o que é… Oliver, enquanto isso, a incentiva a aguardar, porque “ela tem toda a vida para ser velha”, mas agora “precisa aprender sobre o amor antes de aprender sobre o ódio”. Sempre curiosa e destemida, Syd reencontra Cynthia, que há anos desapareceu com o Lobo, e agora ela é uma garota viciada em drogas, acompanhada de dois “filhos” bem sinistros, e não parece que existe muito que Syd pode fazer para ajudá-la, mas ela quer tentar… mesmo assim, aquilo tudo colocou em Syd um medo que desconhecia, e ela se pergunta se um dia ela quer ir para o “mundo real”, e Melanie explica algo muito interessante para ela:
Eles não a estão protegendo do mundo real…
…eles estão cuidando dela para que seja quem o mundo precisa quando voltar.
Para que possa salvá-lo!
Então, Syd tenta salvar a Cynthia, primeiro, e ela tem a ajuda de Oliver, que enfrenta o Lobo em uma interessantíssima batalha de rap, QUE É UMA CENA E TANTO e acaba com o Lobo destruído, mas Cynthia não o abandona, de todo modo… durante a batalha, Oliver retorna aos seus figurinos de “mundo real” e, depois, Melanie também, e então eles percebem que talvez Syd também esteja pronta, talvez seja o seu momento de “voltar”. Dando um conselho à filha (“Remember, it’s not us or them. It’s us and them”), Melanie conduz Syd de volta à sua versão do mundo real, e tudo está ali… ela está pronta para retornar, mas precisa lembrar-se de tudo o que eles a ensinaram, e então talvez ela possa salvar o mundo… depois de ter vivido uma vida inteira em 20 minutos, Syd retorna para o mundo real, e precisa da ajuda de Cary e Kerry para passar pelo portal do tempo, que continua aberto.
Agora, é sua vez de salvar o mundo.


Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários