Vale o Piloto? – The Good Place 1x01e02 – Pilot / Flying


“What the fork? That’s bullshirt!”
Eu ADOREI. The Good Place tem um senso de humor peculiar muito melhor do que eu tinha imaginado. Com um carisma incrível, Kristen Bell está fenomenal como Eleanor Shellstrop, uma mulher que acabou de morrer e foi parar no “Lugar Bom”, ainda que tudo tenha sido um grande engano e ela não pertença, de fato, àquele lugar. Pelo menos é isso o que ela acha. De todo modo, a série tem uma proposta inovadora, e uma ideia original que é bem bacana. Algumas coisas não perdem a graça, como os palavrões que não podem ser pronunciados, e toda a construção fantasiosa de um “Lugar Bom” onde pessoas boas podem passar a eternidade é uma ambientação incrível – adorei a fotografia do lugar. Desse modo, bastante criativo e diferente do que estamos habituados em nossas sitcoms tradicionais (embora vocês sabem que eu adoro Friends – DEMAIS! – e How I met your mother e Modern Family), The Good Place inova e se destaca. Uma coisa que eu percebi, também, é a construção da série, com um episódio diretamente influenciando no próximo, em uma sequência lógica, diferente da maioria das sitcoms.
Normalmente temos episódios relativamente independentes entre si.
Mas parece que em The Good Place há UMA história a ser contada.
Achei bacana que, diferente do normal, há mistérios a serem esclarecidos, eu estou curioso para entender como Eleanor Shellstrop foi parar naquele lugar se ela não pertencia mesmo a ele. Embora eu tenha lá as minhas suspeitas. Quer dizer, algumas pessoas muito famosas foram para o Lugar Ruim, enquanto Eleanor, que definitivamente não merecia, está no Lugar Bom. E parece que ela causa um verdadeiro caos ali, mas eu não sei… parece-me que Tahani Al-Jamil é chata demais para realmente pertencer ao Lugar Bom, com seu sotaque forçado, sua personalidade condescendente, seus comentários ridículos de uma pessoa com um ego enorme que se acha. Alguma coisa está errada. No entanto, vai saber?! Gostei de como a série nos deixou intrigados para pensarmos sobre isso até o próximo episódio… e, enquanto isso, estamos entendendo de fato como as coisas funcionam no Lugar Bom, quais são as regras e, mais do que isso, as possibilidades. Quer dizer, aqueles sorvetes em todo lugar, e o 1 milhão de sabores que podem ser sentidos separadamente todos de uma vez só… quero.
E as orientações. ORIENTATION: DAY 1. É bem rápido, mas eu precisei pausar para dar uma olhada melhor nas coisas que apareceram escritas durante a explicação do BOM x RUIM e os pesos positivos ou negativos atribuídos a cada um. Tipo: “BUY A TRASHY MAGAZINE: -0.75”, “HUG SAD FRIEND: +3.89”, mas acho que os negativos foram as melhores piadas… “USE THE TERM ‘BRO-CODE’: -8.20”, “USE ‘FACEBOOK’ AS A VERB: -5.55”, “RUIN OPERA WITH BOORISH BEHAVIOR: -90.90”, “OVERSTATE PERSONAL CONNECTION TO TRAGEDY THAT HAS NOTHING TO DO WITH YOU: -40.97” e “FAIL TO DISCLOSE CAMEL ILLNESS WHEN SELLING CAMEL: -22.22”, tudo ao lado de um “POISON A RIVER: -4002.76” e “COMMIT GENOCIDE: -433163.57” e um “END SLAVERY: +814292.09”. Quem decidiu esses valores? Não importa, eu sei que eu ADOREI. Isso durante a narração calma que explica tudo representa o gostoso humor da série. Ainda não sei explicar de fato qual é o tipo de humor usado, mas uma boa história intrigante, personagens bem escritos e interpretações incríveis garantem um sucesso para The Good Place.
Você começa a gostar instantaneamente.
Na primeira parte do episódio-duplo nós tivemos Eleanor chegando ao Lugar Bom, fazendo suas perguntas e ganhando a sua casinha minúscula (mas muito bonitinha) cheia de palhaços e memórias que não eram dela. O que quer dizer que sua alma gêmea, Chidi, também não é a alma gêmea dela, mas pode ser quem vai ajudá-la a ser uma pessoa melhor. “There’s been a terrible mistake. I’m not supposed to be here”. Quer dizer, olhe só aqueles flashbacks divertidíssimos da vida de Eleanor que mostravam o quanto ela não era uma pessoa boa: a) o emprego dela vendendo remédio falso para velhos doentes; b) ela jogando um copo de café no chão e sendo estúpida com um carinha que defendia o meio-ambiente; c) ela mentindo no sorteio de motorista da vez, comendo todos os papeizinhos para não ser pega; e d) ela abandonando as “amigas” para sair com o bartender gostoso (embora essa última eu ache que seja perdoável!). De todo modo, várias dessas atitudes de Eleanor, que dão um tom todo especial à série, em rápidas interferências da sequência de cenas no Lugar Bom, são vistas em paralelo com os discursos “bons” na Festa de Tahani…
E wow!
Quer dizer, Eleanor não quer ir para o Lugar Ruim. Ela tem uma ideia de como as coisas são lá embaixo, se o clipe de áudio da Janet significa alguma coisa. Por sinal, aquela é uma das melhores cenas da estreia! O pulinho da Eleanor na cadeira quando o áudio começa, os gritos e batidas, o “The bear has two mouths!” e o sorrisinho incansável de Janet. E o que são aqueles palavrões que não podem ser ditos? Adorei cada um deles! “Why can’t I say fork?” / “That’s bullshirt” / “Mother forker” / “What the heck?” / “[…] a condescend bench” / “Oh… fork e, talvez o único que possa ser pronunciado: “[…] butthead, huh? Oh! At least I still can say butthead. She is a butthead!” Eu não sei direito o que pensar… poderia ser um teste. Afinal de contas, Michael diz aquele “Every single one of you is a good person” na festa de Tahani aparentemente olhando para Eleanor. Mas quando ela acorda e o Lugar Bom virou um verdadeiro caos, aquilo tudo pode ser culpa dela… quer dizer, tem os barulhos de trovoada; Ariana Grande cantando “Break Free”; uma joaninha gigante; camarões voando; um sapo gigante; vídeos de remédio rolando na rua; girafas…
Tudo indica ELEANOR!
Poderia ser um verdadeiro desastre porque Eleanor estava ali enquanto não devia estar? É claro, inclusive as roupinhas de todo mundo, que a Eleanor também consegue com a ajuda de Janet (momento hilário sobre o 100% de confidencialidade – “What kind of porn do you want?”), mas então Eleanor decide que ela pode mudar. Que ela consegue mudar. “Give me a chance. Let me earn my place here”. A segunda parte do episódio-duplo é sobre isso. Conforme começamos ORIENTATION: DAY 2, nós temos cenas LINDAS e divertidas das pessoas voando, com suas roupas coloridas, pintando o céu de arco-íris, rindo e se divertindo… enquanto Eleanor ajuda a limpar a cidade daquele caos mais cedo, para provar que ela não é egoísta demais para ser uma pessoa boa. Adorei cada parte do episódio! Eleanor escondendo o resto do lixo. Pensando em pessoas vomitando na montanha-russa para conseguir voar. A chuva de lixos no final. Tudo realmente parece ser por culpa dela, embora eu ainda não esteja totalmente convencido disso…
Não importa. O que realmente me interessou na série é isso. Quer dizer, na verdade foi TUDO. Eu estou apaixonado por The Good Place, bem rapidamente. A série tem uma energia muito gostosa, piadas frescas que funcionam muito bem, e possibilidades infinitas dentro de um lugar completamente diferente e um pouco alheio às sitcoms. The Good Place pode ir longe. Mas além disso, ainda há dúvidas, ainda há coisas a serem resolvidas. Se o nome dela está mesmo certo, por que ela foi parar ali? Estamos vendo que algumas memórias são falsas, ela não gosta de palhaços… mas será que realmente não merecia estar naquele lugar. Pode ser ela a culpada por aquele caos que se instaurou, ou não. Eu gosto de pensar que a série, além da comédia, do bom-humor e do carisma inegável, tem uma trama e uma história a contar. Estamos curiosos para entender… se ela merecesse mesmo estar ali ou, se não, como esse erro aconteceu. Por outro lado, percebemos que a trama vai se desenvolver ao longo dos episódios…
Quer dizer, aquele “YOU DON’T BELONG HERE” final foi misterioso.
Curioso! <3

Para mais Pilotos de série, Vale o Piloto.


Comentários