The Good Place 1x03 – Tahani Al-Jamil


Congratulations, Beautiful”
Vou dar minha opinião sobre o que pode estar acontecendo nesse lugar: parece que alguma coisa deu seriamente errada naqueles cálculos que eram feitos para saber para onde a pessoa ia. Quer dizer, deve ter muito mais gente ali no Good Place que NÃO MERECIAM estar no Good Place. Um pouco de mim pensa que, talvez, a Eleanor tenha feito algo bom que nem sabe que foi tão bom assim, e por isso ganhou o lugar dela ali… mas aquelas memórias do primeiro episódio não eram dela. De todo modo, há muito mistério a ser resolvido, e eu acho que isso é um plot muito bacana para a primeira temporada. Especialmente porque não estamos habituados a sitcoms de 20 minutos que tenham uma trama a ser resolvida, uma verdadeira sequência lógica. Mas The Good Place tem! Afinal de contas, temos tanta coisa a entender que os mistérios, talvez, estejam me segurando mais do que a comédia. Estou curioso. Quando falo da comédia, o que quero dizer é que a série ainda não me faz dar gargalhadas nem nada assim… mas, de todo modo, é muito amorzinho, os personagens são extremamente carismáticos, e eu já gostei muito da série.
Porque me conectei com ela.
Nesse episódio, Eleanor ganha uma planta de presente de Tahani Al-Jamil, uma planta que representa a relação das duas. Eu tenho minhas convicções a respeito delas, mas fortemente abaladas depois desse episódio. Primeiro, eu não consigo conceber a ideia de que Tahani realmente mereça estar ali, com todo o seu esnobismo, seu sotaque falso, a aparente falsificação de uma “pessoa boa”. Mas talvez isso seja muito relativo. Afinal de contas, eu gostei de como a planta reagiu com a Eleanor falando mal de Tahani – e aquela cena da planta pegando fogo quando ela rouba o diário e diz que vai provar que ela é má foi um MÁXIMO –, e eu acho que, no fim das contas, elas podem ter se conectado de verdade. Quer dizer, Eleanor encontrou Tahani chorando escondida por causa de Jianyu, já que ela não consegue se conectar com a sua alma gêmea, e ela foi super bacana, por incrível que pareça. E a árvore até refletiu esse comportamento crescendo lindamente como se as duas pudessem estar começando uma amizade verdadeira.
Será?
Enquanto isso acontece com Eleanor, Michael e Janet – que, por sinal, estava fantástica hoje, tanto quanto nos primeiros episódios, trabalhando como assistente de Michael e tentando encontrar o tom certo como se relacionar com as pessoas, proporcionando as mais bizarras e divertidas situações – tentam encontrar um novo hobby para Chidi. Chega de pensar e escrever sobre moral e ética como fez na vida inteira. Vamos tentar algo novo. Cartografia. Jornalismo. Soldagem. E tudo por quê?! Porque as 3600 [!] páginas que ele escreveu ao longo da vida… bem, elas são chatas. Muito chatas. Nem o Michael conseguiu gostar delas. Ou entendê-las. Descobriu o que era dor de cabeça por causa disso. Bem, eu não sei se é meu espírito atual vivendo enfurnado em um mestrado, mas não consigo ver os comentários de Michael e toda a situação como algo que não seja uma CRÍTICA FERRENHA À ACADEMIA E AOS ACADÊMICOS. Pronto, falei. E aquilo tudo é tão verdade! O texto chato que não flui e não diz nada. A falta de necessidade. A tentativa de enfeitar demais e “falar difícil” pra ser bonito.
Vou encaminhar o episódio a uns professores.
Não, brincadeira.
Talvez.
De todo modo, finalizando a review, acho que o que mais surpreendeu foi aquele final. WHAT THE FORK?! Quer dizer, tivemos mais uns flashbacks divertidos de Eleanor (com direito à belíssima escolha de palavras de “It’s so much more difficult living like that. And it’s not like someone is keeping a score”), mas tivemos uma continuação no caso do bilhete. YOU DON’T BELONG HERE. E não, no fim não era ela mesma interferindo no Lugar Bom e tendo sua própria culpa mandando bilhetes a ela mesma. Tinha alguém fazendo isso. Ninguém mais e ninguém menos que JIANYU, para surpreender a todos! Eu adorei essa reviravolta, sério! Vê-lo todo sério acusando ela, falando sobre como ele sabia que ela não pertencia àquele lugar e tudo o mais, e ela pedindo que ele não contasse a ninguém… já teria sido algo fantástico, se não estivesse prestes a se tornar ainda melhor, quando ele revela que também não pertence àquele lugar, que não sabe o que está acontecendo e que precisa de ajuda. Bem, acho que estamos prestes a ter um monte de trama legal envolvendo esses dois, tudo enquanto Eleanor assume o cargo de assistente de Michael para descobrir o que está acontecendo de errado no Good Place.
E parece que não é mais só Eleanor!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários