JUSTIÇA – Sexta-feira (Maurício)


Indo para qualquer lugar…
Sexta-feira chegou ao fim ontem de uma maneira que eu gostei bastante, mas eu devo confessar que foi a história que menos me agradou. Parecia até algo muito bom (as pessoas estavam muito ansiosas por essa história) antes da estreia, mas a questão da eutanásia é tratada superficialmente e não é o foco da trama… de todo modo, é que me parece que a história foi conduzida com menos ênfase, e muitas vezes parecia mais um capítulo (essencial) para fechar as tramas do restante da semana… vocês podem reparar que era o dia que mais tinha cenas dos outros capítulos, sob novos ou não pontos de vista, e as últimas perguntas se esclareciam, como: onde Kelly conseguiu o dinheiro para fugir com Douglas? No capítulo de ontem, por exemplo, nós tivemos uma vista rápida da cena de segunda-feira em que Vicente vai conversar com Antenor; também tivemos uma vista de terça-feira quando Kelly chega durante a briga de Douglas e Irene por causa de comida; por fim, cenas de quinta tiveram Maurício entregando a chave da casa para Celso morar com Rose e, claro, o final…
…mas falemos do final mais tarde.
A história de sexta-feira é de Maurício (interpretado por Cauã Reymond) e ele foi preso durante 7 anos naquela noite por ter feito eutanásia na sua esposa, depois de ela ser atropelada por Antenor e não ganhar nenhum tipo de ajuda. A esposa de Maurício deixa um vídeo, mas ainda é crime no Brasil. Ele deixa a cadeia, anos mais tarde, buscando vingança contra Antenor, já que se a ambulância demorou 30 minutos para chegar, e se ele tivesse parado talvez sua esposa não tivesse ficado tetraplégica. A vingança vai se desenrolando de forma gradual. Inicialmente é uma tentativa de derrubar o helicóptero que, felizmente, não funciona. Digo felizmente porque as coisas que viriam a acontecer eram ainda muito melhores. Maurício se une a Vânia (Drica Moraes) para se vingar de Antenor, um político corrupto e que bate na mulher. Era muito mais intenso revelar coisas como foram reveladas naquela penúltima semana de sexta-feira. Quer dizer, dava um nojo e uma raiva tremenda de Antenor, mas quando Vânia e Maurício conseguiram divulgar aquele vídeo dela e tudo o que ele tinha feita…
Wow.
Não me surpreende que ele fosse tão hostilizado na rua! Fantástico.
Mas a história ainda fica tensa no último capítulo quando Vânia descobre que não tem mais o apoio de Maurício – eu não vou entrar em julgamentos aqui, de ele ter usado ou não ela, só acho que ela deveria ter entrado em algum programa de proteção a testemunhas. E então Antenor invade a casa de Vânia perguntando quem a ajudou… e descobre que foi Maurício. As cenas em que Vânia cai daquela janela de hotel são ANGUSTIANTES, extremamente fortes. Na revisita à cena do cemitério, vemos o enterro de Vânia e um discurso abusado e descarado de Antenor à televisão (enquanto Fátima passa abraçada a Regina acompanhando o enterro de Vicente e, depois, Firmino passa sozinho acompanhando o enterro de seu irmão). Mas, FELIZMENTE, eu adorei o final. Porque Antenor foi para a cadeia – eu aplaudi e gargalhei quando a polícia o leva por causa do vídeo do hotel, acusado de matar a esposa! Adorei Maurício indo até a cadeia tripudiar e contar porque fez tudo aquilo. E agora, que Antenor apodreça… como Maurício disse, depois do tiro: a vida vai cuidar dele.
E vai mesmo.
Por fim, Maurício vai embora, sem rumo… eu fiquei em um estado de felicidade pura ao notar que ele estava na mesma estrada pequena e desolada na qual Débora terminou a sua história, também andando sem rumo. Eu acho que na condição dela, ela devia pegar o pouco dinheiro que tinha e pegar um ônibus para qualquer lugar, e não ficar pedindo caronas a estranhos… quer dizer, veja o histórico dela! Mas sabendo que esse estranho (para ela) é o Maurício me deixa tranquilo. Porque nós sabemos que vai dar tudo certo. Quando o capítulo de quinta terminou eu não esperava ver Débora de volta, e eu achava que era mesmo um final bom e real para a personagem… mas agora eu fico ainda muito mais feliz em descobrir que ela pode estar recomeçando. Quando ele para o carro e Débora aparece é um alívio. Dizendo que vai para qualquer lugar. Ele pensa por um tempo, mas abre a porta eventualmente… quer dizer, é exatamente para onde ele está indo. Acho que a série não podia ter terminado melhor, ainda com aquele jornal e as manchetes do dia… Antenor na cadeia; acidente de Vicente; turismo sexual na cidade; corpo de estuprador encontrado.
Um final ótimo.
Agora estou esperando o DVD.

Para mais postagens de Justiça, clique aqui.


Comentários

  1. Vai ter de Cúmplices hj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai, tá quase pronta! Mas um pouquinho mais tarde que o normal... mas vai estar aqui ainda hoje! :P

      Excluir
    2. Valeu! Coloca no P.S que existe outra versao de SuperStar, cantada pela Lari, pela Giovanna e pela Graciely, que será postada brevemente no canal EGBM PRODUCTIONS, do YouTube (pfv)

      Excluir

Postar um comentário