[Season Finale] Stranger Things 1x08 – Chapter Eight: The Upside Down


Que Season Finale ELETRIZANTE! O incrível episódio de Stranger Things termina, de forma belíssima, toda uma trajetória épica que marcará a primeira temporada de um fenômeno. Com muita ação e suspense, o episódio não perde fôlego um só segundo, e finaliza bem as histórias dos personagens tão carismáticos por quem nos apaixonamos. As crianças, todas elas, continuam dando shows de interpretação fantásticos! Mike e Eleven, como sempre, estão PERFEITOS. Will Byers promete muita coisa para a segunda temporada. Terminamos o episódio com o sentimento de que a segunda temporada está encaminhada, que há coisas a serem desenvolvidas lá, como a instabilidade de Will Byers em relação a um só mundo e o próprio Hopper e o acordo que ele fez com os Homens Maus. De toda maneira, minha impressão, até certo ponto, é de que essa primeira temporada toda foi apenas uma provocação, e veremos que isso não era nem bem o começo de nada ainda. Por isso estamos preparados para retornar para os próximos anos.
E ver essas crianças crescerem!
The Upside Down começa com Joyce e Hopper na fábrica onde Eleven era mantida e onde o Portal para o Mundo Invertido (Upside Down) se encontra. E eles estão determinados a encontrar Will Byers. Mesmo que eles achem que isso nunca vai acontecer. Mas eles passam pelo Portal e se encontram no sombrio e misterioso Mundo Invertido, procurando loucamente por Will – é uma tensão gigantesca! O Upside Down é uma visão distorcida da nossa, perturbadora. Continua sendo, até certo ponto, o mesmo mundo de Hawkins que vemos do lado de cá, mas muito mais sombrio e apavorante. Os cenários são os mesmos, mas ganham tons escuros, luz alguma e um suspense macabro. Um vazio. Mas ainda assim, uma mãe faria qualquer coisa para conseguir seu filho de volta. E quando Joyce encontra Will, eu fiquei todo arrepiado! É uma cena forte e emotiva que mostra o emocionante reencontro e ressuscitação. Incrível.
Enquanto isso, Jonathan e Nancy trabalham em outra investida importante: a de destruição do Monstro. “Yes. Demogorgon”. O ritual é intenso e simples – cortar as mãos e usar o sangue para convocá-lo. E Steve aparece na casa justamente na hora e acaba envolvido em toda a confusão TAMBÉM. As cenas são eletrizantes. O Monstro sai do teto e os persegue no sombrio cenário da casa, tornado um campo de batalha, e o suspense é apaixonante. Primeiro nós temos o Jonathan derrubado pelo Monstro. Depois a arma da Nancy acabando as balas. Depois o retorno triunfante do Steve lutando contra o Monstro. E por fim o fogo. Apagado logo em seguida. E enquanto toda essa questão do Monstro se desenvolve, e Hopper e Joyce vagam pelo Mundo Invertido, as crianças são protagonistas de um intenso suspense enquanto são mantidas em uma angústia de espera e nervosismo presos no ginásio da escola, tentando manter Eleven a salvo.
Mas toda a ação eventualmente chega até eles.
Eleven e Mike compartilham as MAIS PERFEITAS CENAS, como sempre. “Mike? Friends don’t lie”. Achei uma cena absolutamente linda quando eles conversam, quando ele diz que ele e sua família vão cuidar de Eleven, que ela vai ter seu próprio quarto, que sua mãe será como sua mãe, que Nancy será como sua irmã… mas ele não será como seu irmão. Porque seria estranho. Ele quer levá-la ao Baile de Inverno, fofíssimo, e não consegue explicar para ela qual é o tipo de pessoas que você leva a um Baile na Escola. “Someone like…” As ações falam mais que palavras. Ele beija ela. E É TÃO LINDO! Ele sem saber o que dizer, ela com o sorrisinho de quem gostou. Um amor de cena. Que é quebrada logo em seguida pela perseguição angustiante de quando eles são cercados – mas Eleven tem um de seus melhores momentos na série destruindo todo mundo ao seu redor, um verdadeiro massacre que consome muito de sua energia.
Dói vê-la caída no chão.
Dói o seu “pai” vindo resgatá-la.
“Bad. Mike. MIKE!”
Então as coisas acontecem rapidamente mais uma vez. As luzes piscam. O sangue no chão de todas as mortes evoca o Demogorgon. Os meninos fogem carregando Eleven enquanto o “pai” dela é devorado pelo Monstro. FINALMENTE. Mais uma vez Mike garante a ela que tudo vai ficar bem, que ela vai ter sua própria cama, comer quantos waffles quiser e eles vão ao Snow Ball juntos. “Promise?” “Promise”. Mas então tudo desanda. O Monstro chega novamente. “Goodbye, Mike!” E você grita que Eleven PARE! E é emocionante que ela se sinta responsável por isso tudo e diga, mentalmente, um “No more” para o Monstro e coloque, definitivamente um fim nisso tudo. Ela se sacrifica para salvar as crianças. E DESAPARECE. O que é perturbador. QUEREMOS ELEVEN DE VOLTA! Mas eu fico tranquilo pensando que não foi encontrado nenhum corpo… e, falando nisso, Will Byers acorda no hospital em uma cena emocionante com a família e uma cena INCRÍVEL e fofíssima com os seus três grandes amigos, que prova a linda amizade.
Chegam a citar Eleven.
Só falta trazê-la de volta.
UM MÊS DEPOIS…
Parece que estamos de volta ao início da temporada. Will, Mike, Dustin e Lucas juntos jogando RPG. A mesma energia, a mesma química. Parece até ter possíveis dicas da segunda temporada, ou toda uma junção de brincadeiras. A única diferença é que agora Eleven faz falta – então é terrível ver Mike olhando para a casinha sozinha de El. As coisas se fecham nesse um mês depois. Nancy dá uma câmera nova para Jonathan, mas continua namorando o Steve, que pode ou não ter melhorado de fato. Hopper misteriosamente deixa uma comida em algum lugar na beira da floresta – só podia pensar que ela estava alimentando a El, ali ou em outro mundo. AI QUE CURIOSIDADE. E o final de Will… SENSACIONAL. Achei uma jogada incrível essa de questionar as mudanças que aconteceram a Will Byers agora que ele está de volta do Mundo Invertido… qual é a conexão que ele ainda mantém com aquele Universo? Foi bastante angustiante vê-lo ir até o banheiro tossindo e cuspindo aquela coisa nojenta. As luzes piscando e mostrando o seu banheiro na versão Upside Down me arrepiou todo! Macabro e instigante. Acho que ele ainda tem essa conexão com o lado de lá…
Talvez possamos inverter e ele canalize Eleven dessa vez!
Bem, acho que agora eu comecei a divagar.
MAS SÉRIE EXCELENTE, DESENVOLVIMENTO EXCELENTE, FINAL EXCELENTE! AMEI!

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários

  1. Ah...mas com toda a certeza Will não ficaria sem "efeitos colaterais" do Mundo Invertido!

    Esse último episódio foi phoda!!!!!!!! Todas as cenas, Hopper e Joyce, Steve - Nancy e Jonathan, Meninos e Eleven...e ela derrotando todo mundo, e sumindo...affffff!!! hahahahaha

    Mal posso esperar pela segunda temporada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário