Último capítulo de “Cúmplices de um Resgate” (12 de Julho de 2002)


Meu olho está cheio de lágrimas, e eu vou sentir saudade tudo de novo!
Para escrever esses textos de Cúmplices de um Resgate, eu passei por uma espécie de intensivão – mas foram quase três semanas nas quais as únicas músicas que eu escutava eram Cúmplices de um Resgate, e vi tantos e tantos capítulos que me senti como se estivesse assistindo de novo. A dor do último capítulo foi exatamente essa: era como se estivesse dando adeus novamente, e essa não é uma sensação boa. Era aquela sensação de que algo que eu adorava demais estava chegando ao fim, infelizmente. Foram meses acompanhando, amando, cantando… e a emoção daquele show de despedida realmente me atinge. Especialmente depois que tudo acabou, que Manteiguinha já anunciou o fim e o elenco se apresentou unido…
Mas Sapito me destruiu. Me destruiu mesmo. Tão nostálgico!
A abertura desse último capítulo já não era a mesma abertura que estava no Capítulo 92, acompanhando a estréia de Daniela Luján no papel. Não era melhor em termos de quantidade de cenas e tudo o mais, porque ainda era razoavelmente simples nesse sentido, com um show da banda e não muito mais do que isso… mas é uma nova versão remixada que eu adoro. Quem começa cantando é Silvana, e apenas Silvana, e é uma versão popstar bem animada, bem diferente daquela que conhecíamos. Mas é uma mistura incrível. Porque Martín Ricca canta de maneira mais lenta, e a entrada para o refrão parece tipicamente mexicana, entoando exatamente o estilo tão marcante de Mariana na novela.
E ali começou toda a emoção. Controle-se Jefferson.
O último capítulo da trama se inicia com os preparativos para a turnê. O último show da grande turnê da banda, que é o show que finalizará a história de Cúmplices de um Resgate na TV. Os personagens vão ganhando desfechos, como Omar que aceita a própria mãe e pede que ela vá com ele para a turnê, ou Martín que quer, de todo modo, reconquistar Silvana depois de ter terminado com ela por um motivo bem bobo. Também temos aqueles momentos de Mariana e Silvana, lindos momentos de irmã que realmente me comovem – e que eu acho que sempre foram a marca da novela. Foi o que fez com que nos apaixonássemos por isso tudo. Arrumando as malas, Silvana pede que, depois de retornar, Mariana volte para o quarto delas, porque sente muito sua falta, e diz: “Mariana, eu te amo muito. Não sabe o quanto eu sou feliz por ter você como minha irmã”.
Isso não é uma lágrima. Não é.
Também temos o pai de André dando um “Bom dia, família!” e sendo abraçado não apenas por seus próprios filhos, mas também por Joaquim, Julia e Felipe, e é muito bom ver que eles acabaram bem, em uma família que os ama muito!
Quando eles chegam ao estádio, nós sabemos que grande parte do último capítulo se passará ali. Mas ainda antes do grande show, temos algumas informações. Como Marina grávida de gêmeos, e Regina fugindo de seu internamento. Uma sessão de fotos (na qual colocaram uma foto de Fabián e Martín, e achei justo!), Priscila e Julia convencendo Mariana de que Joaquim a adora, antes de ele pedi-la em namoro; e toda uma sequência de agradecimentos que me pareceu muito real! Eles recebem todo o elenco de Cúmplices de um Resgate para agradecê-los pelo apoio na construção de albergues para jovens que queiram continuar estudando, enquanto a Secretaria de Cultura e o Governo do Estado lhes dão um troféu representando o carinho de milhões de habitantes.
Todo o show foi verdade mesmo.
Foi um jogo legal de colocar Daniela Luján no palco, vestida de Silvana, tomando a liderança das apresentações, mas tendo uma versão de Daniela vestida de Mariana no telão ao fundo. Era uma infinidade de crianças mesmo… basicamente todo o elenco infantil que se juntou à novela se tornou parte da banda no final. “É, somos o Cúmplices de um Resgate, corrigido e aumentado”. E o show final, especial para o último capítulo da novela, é a “apresentação” da nova formação da banda… e a música inicial é um sucesso de Mariana, tem o estilo de suas músicas, e eu adoro isso. Lembrando-se de que Mariana era, originalmente, a protagonista. Eu adoro ver todo mundo cantando, dançando, animados e se despedindo. Eu teria ido nesse show. Com toda a certeza.
Acho bem pertinente que eles tenham trazido Alberto e Rosa para o último capítulo, nem que seja uma rapidíssima participação especial. Mariana é vista chorando com saudade da mãe, mais cedo no capítulo – “Eu sinto tanta saudade da mamãe e de conversar com ela” – e Silvana é bem legal com ela tentando consolá-la, dizendo que tudo vai ficar bem e a abraçando. Durante o show… “Nós também temos outra surpresa, e sabemos que vocês ficarão encantados. Mariana, Silvana, vejam quem está aqui”. Foi rápido, foi só para mostrar que eles estavam ali, mas foi bem justo colocá-los no palco para abraçar as filhas uma última vez, para a novela não acabar com esse vazio. E foi absolutamente bonito.
Então o elenco começa a cantar Cómplices. E você se abraça porque sabe que está acabando. E infelizmente chega ao fim… uma novela tão boa que deixou tantas memórias deliciosas. Mas valeu a pena. Valeu a pena acompanhar cada segundo. Eu ainda sinto saudades. Acho que sempre sentirei saudades. Foi parte da minha infância, me marcou profundamente.
Nada mais justo que estrear essa parte do Cantinho de Luz com ela!


Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Nossa �� que desastre acontecer isso hein gente

    ResponderExcluir
  2. que raiva eu não posso ver o utimo capítolo aparece que eu não posso ver que raiva que raiva que raivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Postar um comentário