Sítio do Picapau Amarelo (LIVROS)


Histórias fantástica!
Muita gente, como eu, cresceu lendo os livros do "Sítio do Picapau Amarelo". Sendo parte de nossa infância, eu vivi as aventuras fantásticas de dois primos no famosíssimo Sítio do Picapau Amarelo. Mas ainda mais interessante que Pedrinho ou Narizinho, tínhamos outras coisas fascinantes: como uma boneca de pano chamada Emília, que era asneirenta e astuta como ela só; e Visconde de Sabugosa, um boneco feito de sabugo de milho que se tornou um célebre gênio de tanto ler os livros da biblioteca de Dona Benta. E as possibilidades dentro daquele Universo eram absolutamente infinitas. Nós, crianças, e agora nós, adultos, nos aventuramos nesse muito de magia tão repleto de informação e ensinamento, que chegamos a nos perder ali dentro.
E não querer mais sair.
Lobato se aventurou em muitas possibilidades mesmo dentro de seu universo do Sítio do Picapau Amarelo. Ele estreou os personagens em Reinações de Narizinho, uma coletânea de histórias rápidas que apresenta o nascimento de Visconde e a Pílula Falante que torna Emília na asneirenta que é. E inteligente. A partir de então, uma série de 23 livros nesse mundo foram publicadas, mas a história saiu do Sítio do Picapau Amarelo inúmeras vezes, visitando da Grécia Antiga ao Mundo das Fábulas. Claro, passando por uma infinidade de outros lugares no meio, e utilizando-se de personagens já consagrados para consagrar os seus: usou Cinderela, Branca de Neve, Gato Félix… e fez isso tão bem, se apropriando de todos e tornando-os também seus.
Ou parte seus.
Os livros da série estão agrupados em três diferentes categorias. A primeira se refere àqueles livros originais de Lobato que contam aventuras das crianças por todos os lugares possíveis. Tendo estreado com Reinações de Narizinho, o autor continuou com obras como: Viagem ao Céu, O Saci, Caçadas de Pedrinho, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo, O Minotauro, A Reforma da Natureza, Histórias Diversas, A Chave do Tamanho e Os Doze Trabalhos de Hércules. Aqui estão algumas das melhores aventuras, e aqueles momentos mais célebres, como o Anjinho da Asa Quebrada, ou ainda as loucuras que a Emília faz quando resolve que a natureza está toda errada, usando o Faz-de-Conta para mudar drasticamente as coisas, para ficarem de acordo com o que ela acha que deve ser…
Mas meu favorito, sem dúvida, é A CHAVE DO TAMANHO. Eu simplesmente adoro esse livro, sou completamente apaixonado por ele! Hoje eu ainda sou capaz de entendê-lo de uma maneira diferente, mas mesmo em minha mente mais infantil ele me chamou muito atenção: escrito na época da Segunda Guerra Mundial, é possivelmente o livro mais sério e denso da série. Emília, revoltada com tudo o que está acontecendo, e querendo que a guerra acabe, incube o Visconde de criar um pó de pirlimpimpim que a leve à Casa das Chaves, para desligar a Guerra. Mas a boneca se engana, e acaba desligando a Chave do Tamanho, encolhendo a humanidade e, consequentemente, terminando a guerra. Mas o livro narra uma infinidade de tragédias com as mortes que o abrupto encolhimento causa, como o caso dos órfãos de quem a boneca passa a tomar conta. Com a mudança repentina na sociedade, a humanidade precisa se reagrupar em grupos menores, e reaprender a conviver.
Reinstaurando a paz. Perfeitamente profundo.
Nas demais categorias, temos os livros que são educativos, que tinham por intuito ensinar as crianças algumas coisas. Por exemplo, Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília, que são dois livros dos quais minha memória é bem carinhosa. Era gostoso aprender daquela maneira. Ainda temos Geografia de Dona Benta e Serões de Dona Benta, que traziam elementos de física. Outras exaltavam a história, como História do Mundo para as Crianças e História das Invenções. Também tínhamos um pouco de folclore com Histórias de Tia Nastácia, que exaltavam a cultura do povo brasileiro. Todos livros muito bem escritos, que não só entretiam as crianças, mas também contavam com uma série de informações bem bacanas!
Por fim, a última categoria na série do Sítio do Picapau Amarelo está nas releituras. Obras clássicas que foram atualizadas para a linguagem infantil, proporcionando um primeiro contato das crianças com o chamado clássico – ele reinventava a história e a contava da sua maneira, com a participação e comentários do próprio pessoal do Sítio, e ao fazê-lo, chamava a atenção das crianças para histórias que poderiam ser lidas, mais tarde, em seus originais. Como Peter Pan, que é um dos meus favoritos na série, e As Aventuras de Hans Staden e Dom Quixote das Crianças. Dom Quixote é uma idéia e tanto de adaptá-la, tornando-a mais acessível, enquanto instiga a curiosidade da leitura da obra original e na íntegra. Também temos Fábulas, que é uma grande antologia organizada por Lobato que reconta inúmeras fábulas, enquanto o autor as comenta, as critica…
É uma grande leitura. Todos os livros da série do Sítio do Picapau Amarelo, todos seus vinte e três, são realmente memoráveis. Com histórias bacanas, personagens inteligentes e carismáticos, ensinamentos e releituras, ele proporcionou um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira, provavelmente o maior. Estou começando a releitura das obras para o Cantinho de Luz, tentando seguir a ordem sugerida pelas publicações. Reinações de Narizinho, uma coletânea de histórias, vem bem separada ao blog, no decorrer dos próximos meses… depois, as próximas narrativas de Lobato. Ansioso para reler A Chave do Tamanho atualmente, e ver o quanto eu volto a me apaixonar pela obra. Enquanto isso, também os convido para a leitura, para aqueles que leram na infância e adolescência, e para aqueles que nunca leram.
Vale a pena.

Para mais postagens de Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários