Cúmplices de um Resgate – De Belinda a Daniela Luján


Sim, o canal trocou a atriz que fazia as duas protagonistas da novela. Vai entender!
Não, na verdade até dá para entender, porque nós temos uma boa noção do que aconteceu… toda a história gira em torno de um desejo do canal de produzir mais capítulos do que estava inicialmente previsto, e então os contratos sofreram alguns problemas. Belinda ficou até o fim de seu contrato, que era uma média de 100 capítulos, mas como a novela foi estendida até o capítulo 155, outra atriz precisou assumir seu lugar, e foi então que Daniela Luján passou a interpretar as gêmeas Mariana e Silvana. Outros atores sofreram com esses capítulos extras, com problemas em seus contratos, como Laura Flores, que deixa a novela logo após a substituição, e sai para uma lua de mel infinita depois do casamento da personagem de Rosa, a mãe das meninas.
Mas não sem antes resolver toda a história.
O que, por sinal, também achei um pouco de sacanagem. Porque é muito rápido, depois da entrada de Daniela Luján na novela, para que tudo se resolva: por exemplo, que Rosa descubra que teve gêmeas e conheça as duas filhas. Foi tudo bem depressa. Daniela assume as personagens quando Mariana está se passando pela irmã na banda, com a ajuda deles no segredo todo, e Silvana está na casa dela, porque Mariana queria que ela conhecesse sua mãe e aprendesse a amá-la e saber que ela jamais a abandonaria. Foi tão rápido para tudo se resolver, menos de 10 capítulos, que eu acho que a trama podia ter sido adiantada em alguns poucos capítulos para permitir que Belinda filmasse essas cenas ainda.
Seria absolutamente lindo vê-la nesse momento tão emotivo.
A novela perdeu muito com a saída, e isso não é necessariamente culpa de Daniela, que fique claro. O roteiro estendido não sabia exatamente o que fazer, e os focos mudaram… enquanto o seqüestro que dava nome à novela, originalmente, já tinha acabado e todos os problemas colocados no início da trama já tinham se resolvido, o que sobrou foi a banda. E um número reduzido do elenco. Lembram-se de como Mariana e Joaquim eram absolutamente fofos? A nova fase da novela resolveu inovar, resolveu mudar tudo drasticamente, um pouco para que Daniela Luján não precisasse ficar o tempo todo mimicando Belinda – por isso eles cresceram o personagem de Silvana e lhe deram Martín Ricca para contracenar, como segundo protagonista. E era assim que a novela andava…
Por fim, a aparência. O figurino e o visual do cabelo foi pensado para Belinda, foi feito para ela. Então ficavam absolutamente lindos para ela. Os cachos de Mariana, os cabelos de Silvana… Daniela Luján passou por uma adaptação – o cabelo colorido de Silvana ficou preso em uma espécie de coque que ainda sustentava um cabelo super longo; Mariana passou a usar cabelos amarrados dos dois lados, mais lisos do que deveriam ser, com dois cachos ridículos onde deveria estar a franja. Ainda não entendo o que eles realmente queriam com aquilo… a interpretação? Pode ter se perdido também, mas um pouco porque não foi ela quem construiu aquelas personagens. A Mariana parecia mais tonta e chorona do que doce e encantadora; a Silvana parecia mais metida e mimada do que incompreendida e infeliz.
Acho que essa “rejeição” toda por Daniela Luján apareceu mais tarde, não na minha e na nossa mente de criança quando assistíamos Cúmplices de um Resgate. Lembro-me nitidamente de como o SBT anunciava que na semana seguinte Daniela Luján interpretaria o papel das gêmeas Mariana e Silvana, e quando Daniela Luján chegou na sala pela primeira vez, vestida de Mariana. E tudo o que eu pensava era: “Eles não vão comentar como ela parece diferente?”, enquanto minha mãe ao meu lado garantia que não. Não comentaram mesmo, e agora eu sei que eles não fariam isso. Acho que eu gostei menos da novela com Daniela Luján, e a prova disso está no fato de que em todas minhas memórias figura Belinda – todas as cenas marcantes, ou qualquer coisa relacionada à novela.
Mesmo assim, continuamos na novela até o fim. Ainda era Cúmplices, e eu amava.

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Gente, você pensa exatamente igual a Eu rsrs
    Eu amava assistis Cúmplices, mas depois que a Belinda saiu, parece ter perdido o encanto.
    Adorei a forma como descreveu seu texto.
    :*

    ResponderExcluir
  2. Exatamente igual que eu penso...perdeu todo encanto mesmo. Minhas memórias sempre aparecia Belinda....e só lembrei dela ao ler esse texto. Putz!

    ResponderExcluir
  3. Me lembro quando sonia aabrao disse que a saida era pq os pais de belinda pediram um aumento substancial e o canal não quis dar este aumento...e q Belinda havia entrado em depressão... Afffff

    ResponderExcluir
  4. Eu, quando ouvi anunciar na época não entendi, eu só pude entender quando vi no capítulo 91 se não me engano, tive um choque, achei que a Belinda tinha morrido, chorei tanto, nunca aceitei a nova atriz no papel das gêmeas, lembro que fui perdendo o interesse e nem vi o final, viajei na época e nem vi, minha mãe me contou depois, mais já até esqueci.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom saber que tem pessoas que pescam igual a mim.Eu fiquei com isso na mente por tanto tempo,hoje adulta vim procurar saber o porque s troca ,acabaram com todo o encanto,eu só pensava que seria pouco tempo e a verdadeira Maria e silvana iriam voltar,fiquei arrasada :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia eu percebo que não faz sentido, mas sabia que na época eu pensava a mesma coisa? Para mim, a qualquer momento a Belinda voltaria a interpretar Mariana e Silvana haha

      Excluir
  6. Eu amava essa novela e quando trocaram as personagens eu não entendi mais pensava que era temporário e que as verdadeiras voltarião KKK e no último capítulo ainda tava com esperança de velas a e detalhe eu achava que eram duas de verdade e não uma só que fazia dois papéis kkkkkkkkkkk pra uma criança isso não existe se são duas são duas e pronto kkkkkkkkkkk mais eu gostava tanto da novela que comecei a amar as novas protagonistas e até tenho a boneca da Mariana que vendia na época e hoje já vou fazer 19 anos e tenho ela até hoje KKK eu amava o rabo de cavalo da Silvana e minha mãe tinha que fazer ele em mim pra eu ficar cantando e me achando com aquele cabelo kkkkkkkkkkk eu simplesmente ava essa novela

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre amei as novelas mexicanas, principalmente as voltadas para crianças, amava muito cumplcúmp de um resgate,tinha me apaixonado pela Belinda,que fazia as gêmeas,ai quando então fiquei em choque quando vi que trocaram,confesso que continuei assistindo a novela,mas pra mim já não era como antes,apesar de gostar da Daniela Lújan.

    ResponderExcluir
  8. Concordo!As cenas contracenadas por Belinda era mais engraçadas, não sei.. Ai Depois que entrou essa atriz,perdeu o encanto..nada contra ela, so uma opinião .

    ResponderExcluir
  9. Minha infância foi marcada por essas novelas e pela Belinda maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, bateu uma nostalgia, alguém sabe onde posso assistir novamente todos os episódios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espanhol ou dublado?
      Em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=iibnjJccmGQ (qualidade de imagem deixa a desejar)
      Dublado: https://www.youtube.com/watch?v=XCVi6l3CUhE (qualidade de imagem melhor, mas se você prefere o áudio original, como eu, então é um problema...)

      Excluir
  11. Esto indo pro caputulo 92. Adoro essa novela lembro minha enfancia e agora eu sei que nao vai ser mais igual como era a belinda asisto cumplices de um resgate e depois asisto marimar...

    ResponderExcluir
  12. Até hoje passa um filme a minha mente fez a minha infância amo a Belinda

    ResponderExcluir
  13. Acho que sou a única pessoa que prefere a Daniela Luján do que a Belinda
    Talvez por ter assistido mais capítulos dela quando criança.

    ResponderExcluir
  14. Isso é que dá a Televisa e os produtores serem gananciosos demais, gostava muito da caracterização das gêmeas Silvana e Mariana feitas pela Belinda, é uma pena ela ter saído, nada contra a Daniela Lújan, mas a atuação dela não é tão boa assim, provavelmente porque ela chegou mais tarde na novela mas mesmo assim…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que, coincidentemente, eu acabei de rever a versão mexicana de Cúmplices inteirinha? Terminei na semana passada, escrevi mais de 30 novos textos, que quero compartilhar por aqui em breve. Tive uma percepção da troca das atrizes completamente diferente da que eu comentei nesse texto, agora que o reli hahahaha Mas se passaram quase 8 anos, a gente muda nesse tempo. Escrevi, inclusive, uma "versão nova" desse texto da qual me orgulho bem mais haha De modo geral, gostaria de dizer que eu admiro muito o trabalho e o profissionalismo da Daniela Luján, de aceitar esse desafio, porque ela pegou a novela andando, com personagens que tinham ganhado vida por outra atriz, e teve que fazer o que pôde, sabendo o quanto seria difícil e que podia gerar resistência do público. Ela fez o seu melhor e a admiro por isso :)

      Excluir
    2. Interessante você dizer isso porque esse post foi o meu primeiro contato com seu blog, mas estou curiosa para saber como será esses 30 novos textos.

      Excluir
    3. Como eu reassisti na íntegra, foi uma experiência diferente... sempre quis fazer isso com o Cúmplices mexicano e várias outras novelas infantis da Televisa (revendo na íntegra, só fiz isso com Diário de Daniela e Amy, por enquanto).

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Só lembrando que a ideia da novela foi da própria Daniela Lujan,e as gemeas seriam originalmente interpretadas por ela,por alguma Razão os produtores colocaram a Belinda no lugar,mas depois acabaram trocando pela Daniela, foi injusto,mas de uma certa forma a personagem ficou com quem deveria ser desde o começo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Se tivessem escalado a Daniela no papel das gêmeas, nada disso teria acontecido.

      Excluir
    2. Não que eu queira justificar ninguém mas em geral os produtores precisariam que atriz escolhida para interpretar as gêmeas deveriam ter na faixa de idade de 11 a 12 e Daniela lujan tava pra fazer 15 na época e Belinda que tava pra fazer 13 anos tava na idade certa para as gêmeas, Rosy ocampo a produtora também sabia que Belinda cantava muito melhor ela mesmo em uma entrevista de recordar suas novelas infantis ela a elogiou quando foi apresentada pelos pais da atriz e de certa forma e verdade Belinda cantava muito melhor e conseguia dar ser doce e alegre como Mariana e conseguia dar uma personalidade a Silvana se Daniela tivesse começado a novela muito provavelmente a novela não seria da mesma forma que vimos com Belinda as músicas também seriam diferentes até a música superstar ela nem cantou e nem baile sapito que inclusive tem um capítulo que ela canta porém e playback com a voz da Belinda

      Excluir
  16. Verdade até por que foi desnecessário esse esticamento basicamente dos 100 capítulos programados foram colocados mais 30 capítulos como a novela estava adiantada até dava pra eles gravarem com Belinda tanto que muito do tempo foi desperdiçado na preparação para Daniela lujan regravaram tudo a partir do capítulo 92 ela praticamente fechou a história do esticamento sendo que o núcleo principal já havia sido esclarecido ou seja não houve tempo de nos apegar a ela talvez se fosse mais 100 capítulos até seria diferente tipo o da versão brasileira na qual trocaram atriz mirim Duda wedling pela Sophia valverde e como a novela tinha mais de 200 capítulos para se produzir deu tempo do público se apegar a outra atriz diferente da versão original que troca atriz principal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... eu fico triste por todo o hate que a Daniela Luján sempre recebeu por causa de Cúmplices, na verdade, porque ela não teve culpa alguma, e fez o que pôde nos poucos capítulos que teve e com um roteiro duvidoso que tampouco é culpa sua, já que foi o esticamento. Escrevi um novo texto a respeito dessa substituição, com mais informações, agora que estou postando detalhadamente sobre "Cúmplices de um Resgate".

      Excluir
    2. Sim, eu admito que Daniela lujan é uma atriz esplêndida porém ela já não tinha idade para protagonizar uma novela para o público infanto-juvenil ela já tava pra fazer 15 e como não bastasse chamam o Martin Ricca ator de 18 anos fazendo par romântico com Silvana que teoricamente na novela ela tem 12 anos muito coisa ruim desse roteiro de esticamento descaracterizou a novela todinha, Joaquim e Mariana que eram fofos perderam atenção dos produtores e do público, musicas da novela foram substituídas por outras musicas, Romão perdeu Silvana em fim

      Excluir
    3. Concordo com tudo o que você falou haha Eu só não acho que o hate deveria ser direcionado à Daniela Luján como algumas pessoas direcionam, sabe? Ela não teve culpa... a novela que não devia ter sido esticada e ter sido encerrada dentro do previsto inicialmente, com a Belinda no papel.

      Excluir

Postar um comentário