The 100 1x03 – Earth Kills


Não era um mero trocadilho com o título do episódio passado (embora eu tenha achado isso bem inteligente), mas Earth Kills realmente revolucionou The 100 – mesmo que pareça ainda tão cedo para esse tipo de acontecimento! Enquanto Jasper continua lutando contra a morte depois do fim do Piloto, atingido por uma lança, e o segundo episódio, seqüestrado pelos grounders, outras pessoas começam a morrer pela Terra entre os 100 que desceram, e não são mortes bobas e idiotas, muito menos de elenco secundário. As coisas realmente acontecem na Terra!
Em alguns momentos eu me lembrei bastante de Jogos Vorazes. Além do cenário e tudo o mais, que parece a Arena do primeiro filme, tivemos essa Névoa Ácida que, para todos que leram Em Chamas, até que lembrou um pouquinho. Mas ao mesmo tempo é inevitável pensar no Monstro de Fumaça de Lost quando a fumaça amarela começa a atacar – de um jeito ou de outro, foram ótimas e assustadoras cenas, nas quais vemos a radiação que ainda existe na Terra alterando a natureza, causando tempestades inesperadas e repentinas, e uma névoa ácida capaz de matar uma pessoa não depressa, mas em completa agonia. O que, convenhamos, é bem pior.
Para se esconder disso, ganhamos um automóvel de 100 anos atrás, e uma conveniente garrafa de uísque que serve para embebedar três pessoas, por menor que ela seja. Sim, vai entender… foi mas um motivo para vermos Clarke bêbada e falando todas as verdades, culpando Wells pela morte de seu pai. Enquanto Bellamy protegia Charlotte, a menina de 13 anos, e a ajudava a lidar com seus medos, e o pessoal de volta ao acampamento tentava continuar protegendo a vida sem esperanças de Jasper, uma vez que Murphy estava bem disposto a matá-lo de uma vez. Dá para negar que ele estava mesmo causando desespero em todos?
Mas novamente falando sobre a morte do pai de Clarke, Jake, dessa vez não tivemos cenas atuais na Arca, apenas um flashback de um ano atrás, quando ele descobriu sobre o problema no sistema de fornecimento de oxigênio, e ao tentar alertar isso a todo mundo acabou preso e por isso morto. Duas informações importantes: primeiro, que não foi Wells quem contou a seu pai e causou a morte, mas sim Abby, a mãe de Clarke que estamos aprendendo a detestar. E segundo: seria muito doentio de minha parte admitir que eu adorei a maneira como as pessoas são executadas na Arca? Sério, eu realmente amei aquela cena! Só dizendo.
Acho que os personagens na Terra tem tudo para um belíssimo desenvolvimento. A morte de Atom foi bastante triste e agonizante, mas proporcionou a Clarke um momento muito maduro e preciso, e a Bellamy um pouco de aprendizado – para ele, estar com Charlotte e protegê-la também fez a diferença, além de defender a irmã quando é chamada de “psicopata”, e eu acho que eu vou gostar do personagem. Nesse tipo de série é sempre arriscado afirmar esses tipos de coisas, pois os eventos moldam os personagens de maneiras assustadoramente diferentes a cada episódio mas, por enquanto, eu estou gostando muito de Bellamy.
Surpreendentemente.
O episódio realmente brincou conosco no fim – durante o episódio não notamos como as coisas estavam acontecendo e caminhando rumo a um único evento grandioso e tenso, mas no final foi delicioso ver as peças se encaixando, mesmo que eu não esperasse por isso. Eu fiquei tão chocado que eu ainda não digeri. SÉRIO? Por isso fizeram a Clarke perdoar o Wells, e por isso a Charlotte apareceu e viu a morte de Atom, e também por isso Bellamy lhe ensinou a lutar contra seus medos – tudo tão conectado e tão importante para os pequenos detalhes, causando esse inesperado final que me deixou sem fôlego. Nem tive reação no momento, de tão assustado que fiquei!
Não consigo imaginar o que vem por aí, mas parece que The 100 vai ser o tipo de série que nos deixa apreensivo a cada semana, sempre com novidades – ainda não confio na morte de fato de Wells até ver que ele morreu, afinal quem acharia que o Jasper poderia sobreviver depois daquele Piloto? Mas caso eles demorem para encontrá-lo… e o que será de Charlotte, uma psicopata em construção ou foi apenas um evento isolado? E os grounders, que não deram as caras no episódio de hoje? Mas também, quem é que precisava deles com a Névoa Ácida aí para matar quem quer que fosse? Me apaixonando cada vez mais pela série, ansioso pelos próximos episódios…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários