How I met your mother 9x23e24 – Last Forever


Que brincadeira foi essa?
Sério, eu terminei o episódio e tive que esperar um tempo para vir escrever o texto, para poder amadurecer a idéia em minha cabeça e me acostumar com esse final, que desmentiu anos e anos de produção. A série que se chamava How I met your mother nunca foi, na verdade, a história de como o Ted conheceu a mãe daquelas crianças. E o casamento de Robin e Barney, que durou uma temporada inteira apenas para isso, não era tão importante assim. O episódio brincou conosco do começo ao fim, e acabou de maneira surpreendente, nos deixando abismados.
Foi uma audácia e tanto. Dou todos os devidos créditos a How I met your mother pela sua capacidade de ser uma sitcom, mas conseguir ser séria e emocionante quando necessário. Durante todo esse último episódio estávamos chocados com o tipo de história contada, com a maneira como tudo mudou drasticamente – e com a coragem de mudar coisas que estavam há tanto tempo estabelecidas. Mas ainda de fazer isso de maneira convincente, mesmo que revolucionária. Então ao fim, é realmente difícil colocar em palavras o que foi que você sentiu, além de que esses últimos 9 anos foram maravilhosos e foi ótimo acompanhar as histórias desses personagens.
Passei muito tempo me perguntando: sério? É assim que vai acabar?
Em algum momento eles esqueceram que era sitcom.
Mas o melhor de tudo foi que eles foram maduros o suficiente para contar sua história, para mudar o que fosse preciso mudar sem temer a reação do público, e foi um final digno e profundamente maduro. Começamos no início da série, em 2005, quando Robin se junta ao grupo – e então partimos para depois do casamento, quando Ted olha para a Mother, mas despede-se de todo mundo para poder ir para Chicago no dia seguinte, o que foi uma cena bastante bonita e ao mesmo tempo muito triste, porque dava aquela sensação de que tudo estava mudando.
E depois ele vê a Mother com o guarda-chuva amarelo.
Antes que eles efetivamente se conheçam, acompanhamos os acontecimentos futuros, por vários e vários anos, para entender o que estava acontecendo e como estava acontecendo. A vida de todos eles mudou, e eles nunca mais foram os mesmos depois daquele fatídico fim de semana. Ted acabou ficando em Chicago graças a uma garota nova que conheceu, e em 2015 eles estavam planejando o casamento gigantesco… que foi interrompido graças à primeira gravidez dela. E é assim que nasce Penny. Melhor foi o Barney vendo a cena: “What’s happening?” “She’s getting a boob job”.
Maio de 2016, Robin e Barney enfrentam sérios problemas em seu casamento, e embora eu tenha me divertido com eles na cena e tudo o mais, eu lamentei profundamente o “We got divorced”. Não me parecia sério, oficial ou fixo – até que o tempo passou e passou, e percebemos que era sério, e eles não voltariam. Depois de tudo, Robin e Barney não deram certo. E foi mais ou menos o momento mais importante no qual toda a turma começa a se separar. Barney viajando demais pelo seu trabalho, ela e Barney sem o melhor dos relacionamentos, tudo começa a se desfazer, e pensar que isso soa tão real é realmente deprimente.
“Just promise, no matter what, we’ll always be there for the big moments”
É essa promessa, de todos sempre estarem presentes para os momentos importantes, que os mantém em contato e se encontrando ocasionalmente, mesmo que esses encontros demorem a acontecer. O Ted está aparentemente muito bem com a Mother, mas Robin está triste, cada vez mais afastada e mais perdida – foi triste vê-la na festa de Halloween daquele ano, com aquele discurso tão verdadeiro e emocionante para Lily, de como a turma tinha se desfeito e não fazia sentido ela estar ali. E como ela se arrepende de não ter ficado com Ted, já que era a escolha mais acertada.
Too late.
?
Depois do terceiro filho de Marshall e Lily, do apartamento vazio que é uma cena tristíssima (me lembrou o fim de Friends, embora lá eu não tenha ficado tão melancólico quanto aqui!), a vida deles continua melhorando… em 2018 ele se torna um juiz, por exemplo, mas nenhuma notícia de Robin, cada vez mais distante do grupo, sofrido. E mesmo o Barney, em 2019 por exemplo, me entristece profundamente – ele cria o The Playbook II, mas percebemos que ele não tem mais idade para isso, e que na verdade a vida dele não faz sentido, e ele nunca pôde ser feliz de fato.
Com exceção de quanto nasce sua filha, em 2020. Depois do Mês Perfeito e da Garota #31 ter engravidado, a vida dele dá outra terrível guinada e ele se torna pai. Foi a cena mais bonita, emocionante e verdadeira do episódio! Quando ele segura a pequena Ellie nos braços e diz “You are the love of my life. Everything I have and everything I am is yours. Forever” eu mal pude segurar a minha emoção. A maneira como Neil Patrick Harris consegue passar todo o sentimento em seus olhos é admirável, não tem como não se encantar com uma cena como essas! E depois ele muda, depois ele é um pai cansado querendo voltar pra casa cedo, mandando garotas de volta para casa…
“Will you marry me on Thursday?”. Achei muito fofo como, depois de 7 anos juntos e 2 filhos, Ted e a Mother finalmente se casam, e foi uma cena bonita narrada pelo nosso Ted mesmo… e então nossas teorias realmente se concretizam, e vemos a Mother em um leito de hospital, e eu fiquei bastante chocado por ver que, depois de todo esse tempo, o fim da Mother era esse: morrer. Fiquei triste, mas também adorei como How I met your mother inovou, porque quando foi que tivemos algo tão sério como isso em uma simples sitcom? Não me lembro!
E voltamos para o pós-casamento, de volta ao presente, e temos uma das melhores cenas que a série já viu. Se a série se chama How I met your mother, independentemente de como ela terminou, o momento em que ele finalmente fosse conhecê-la era importantíssimo, tinha que ser perfeito. E o foi. Adorei vê-lo ir falar com ela, como eles parecem fofos juntos, como os olhares são verdadeiros, como a história do guarda-chuva une os dois e é um símbolo incrível do amor deles, e como o TM, iniciais de Ted Mosby no guarda-chuva, é a tão esperada revelação do nome da Mother: Tracy McConnell. Perfeito, incrível, fofo. Eu estava felicíssimo a uma hora dessas.
And that, kids… is how I met your mother.
Mas a série novamente nos surpreende, talvez com o final mais surpreendente que pudéssemos ter esperado. Foi o que dividiu tanto a opinião de tantas pessoas, inclusive a minha, mas eu prefiro aproveitar essa série, e aceitar esse final que foi, inegavelmente, muito bonito e muito nostálgico. Em 2030, quando Ted termina finalmente sua história, seus filhos finalmente falam e o confrontam, dizendo que não tem nada a ver com a história de como ele conheceu a mãe deles, afinal ela pouco aparece nessa história toda. É, na verdade, a história de como Ted ainda é apaixonado por Robin, e meio que um pedido de autorização a seus filhos. Uma espécie de “Tudo bem se eu chamar a tia Robin para sair?”
É controverso, é estranho depois disso tudo, mas é perfeitamente aceitável, apesar de tudo. Mesmo que eu estivesse completamente embasbacado, com o queixo no chão e gritando NO WAY o tempo todo. Mas eles me convenceram para valer quando ela vai para a janela, exatamente como no Piloto, e ele está lá embaixo, todo fofo e apaixonado, sorrindo e… segurando o trompete azul! O Pênis de Smurf. Pronto, fui convencido. Foi bonito, foi perfeito, não há questionamentos. A maneira como fizeram isso tudo ficou perfeitamente convincente e emocionante. How I met your mother teve uma caminhada belíssima, é uma pena que tenha chegado ao fim.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários