Person of Interest 3x20 – Death Benefit


Person of Interest nunca pára de nos surpreender!
Ver Person of Interest é uma experiência e tanto – quando ela começou, três anos atrás, eu mal podia imaginar que ela se tornaria nisso tudo que ela é hoje. A terceira temporada veio para provar que a série não tem medo de avançar em seu roteiro, com reviravoltas incríveis a cada episódio, nos deixando confusos e chocados o tempo todo. Mal podemos imaginar como as coisas seguirão daqui para a frente, e já estamos apreensivos com um episódio que até parecia um Season Finale. Mas quantos episódios dessa temporada não pareciam dessa forma?
A qualidade de Person of Interest é quase assustadora. É admirável a maneira como o roteiro consegue ser sempre convincente e nos prender, e a cada semana nos deixar com a sensação de que estávamos vendo um daqueles episódios de fim de temporada, que a maioria das séries só tem uma vez ao ano. Perdi quantos episódios bons desse jeito tivemos nesses últimos 20, e acho que foram mais de 10. Com esse estilo todo de Season Finale, as coisas nos assustam, a guerra começa de fato, e percebemos que nada mais é o que acreditávamos ser no começo – Samaritan está online, mesmo que inicialmente apenas por 24 horas, e mal dá para saber o que temer.
Root está recebendo da Máquina os números “relevantes”, e acaba saindo com Shaw para longe enquanto Finch e Reese ficam com o número de Roger McCourt, um deputado. Mas é claro que a essa altura, nenhum “caso semanal” é desvinculado da história da temporada, que está há um bom tempo girando em torno do Samaritan. McCourt tem um acordo com a Decima Technologies, e ele é a pessoa capaz de mudar todo o Congresso para votarem a favor do lançamento do programa de vigilância que o governo está planejando. Então passamos mais da metade do episódio sem conhecimento disso, com Reese e seus métodos nada ortodoxos de se aproximar dele, acreditando que precisam salvá-lo.
No entanto, a Decima também está atrás de Roger McCourt para protegê-lo, e temos a mais revolucionária informação que Person of Interest já nos forneceu: eu um descontrolado período de guerra, a Máquina mandou o número de McCourt para o grupo para que eles matassem-no. Ele é, sim, a vítima, mas os criminosos atrás dele são eles mesmos! “I think the Machine wants us to kill McCourt” – tudo por um motivo muito simples e convincente: a ameaça que se aproxima é o Samaritan, e uma vez que McCourt esteja morto, nada mais pode permitir que ele ganhe vida e entre online. Então matá-lo, conforme os planos da Máquina, seria a mais acertada das decisões.
Entramos em uma perfeita e desesperadora questão ética, e as discussões começam – eu gosto muito como Finch é uma pessoa correta, e seus valores são incorruptíveis, acreditando que por mais que tenha mudado nesse tempo todo sua função sempre foi uma só: salvar vidas. Ele não vai mudar agora. Mesmo que Reese acredite que isso é o certo, e Shaw faça um ótimo discurso de como eles sempre confiaram na Máquina, e talvez eles devam continuar fazendo isso, e se ela acredita que McCourt tem que morrer, então talvez ela tenha razão. É um momento muito confuso, onde não sabemos em quem acreditar, ou decidir o que fazer. Mas eu acho que eu optaria por matar McCourt.
O final foi maravilhoso, e nos deixou verdadeiramente apreensivos. Como cada episódio de Person of Interest é capaz – queremos muito assistir aos próximos episódios, mas pensar que apenas mais 3 e a temporada chega ao fim é meio desesperador. Agora, por 24 horas, o Samaritan está online, e a primeira função que ele recebeu já foi encontrar Harold Finch. Acho que mais do que nunca Finch, Reese e Shaw estão em perigo, estou ansiosamente aguardando o retorno de Root para que ela possa ser de ajuda nessa situação toda. Mas os próximos episódios devem ser de tirar o fôlego. E depois da morte de Carter no começo da temporada, você duvida de qualquer coisa em Person of Interest? Isso só aumenta nossa apreensão!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários