Teoria Pixar: Todos os filmes são, na verdade, um só!


Ainda não pisquei.
Primeiro, devo dizer que essa Teoria fascinante não é minha, e eu ainda estou mortificado aqui, realmente surtando. Na verdade não sei como Jon Negroni conseguiu pensar em tudo isso, e ligar todos esses pontos, mas eu realmente admiro o seu trabalho. Só imagino o quanto de tempo ele não gastou para escrever isso e colocar todas essas idéias no lugar, mas também o imagino como um cara bastante obcecado e [com todo o respeito] um tanto louco, porque só assim para pensar em TUDO ISSO! Um pouco teoria da conspiração talvez, meio Philip K. Dick… imagina as idéias rodando em sua cabeça, e a ânsia por sentar na frente de um computador e escrevê-la? Compartilhar com o mundo?
Eu não a escrevi e quero compartilhar!
O texto original escrito por Jon se chama “The Pixar Theory” e você pode conferi-lo em inglês através desse link – foi postado na última quinta-feira, dia 11 de Julho, e já chegou ao mundo todo, e está sendo amplamente discutido por aí… eu preciso voltar ao trabalho para discutir com meus amigos super nerds (Mariana, Bárbara, vocês precisam ler isso!). Ele continua a atualizando constantemente através de sugestões e comentários, e claro, novas descobertas – o assunto já virou um debate mundial! E para aqueles que não entendem inglês, Ramon Vitral já teve o trabalhão de traduzi-lo em seu site, Vitralizado, e você pode conferir sua tradução aqui.
Agora vamos aos comentários: UAU!
Se você achava que algumas conexões entre os filmes da Pixar não passavam de uma piada ou easter eggs tão divertidos, você está muito enganado. Talvez. Jon Negroni defende que todos os filmes da Pixar estão conectados, e acontecem num mesmo universo (sim, eu sei!) – e para compor sua teoria ele se utiliza de 14 filmes, sendo eles: Toy Story (e suas sequências), Vida de Inseto, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall-E, Up, Carros 2, Valente e Universidade Monstros. Valente é o primeiro e o último filme da timeline proposta por ele, e também o mais antigo – sendo Monstros S.A. o filme com a timeline final desse universo. Até agora.
Parece que tudo realmente começou, e se conectou, com o lançamento de Valente. Foi lá o único filme a explicar a razão dos animais e objetos inanimados se comportarem como humanos, e conhecemos a Bruxa que será essencial no futuro da teoria… deixei aqueles dois links acima para que vocês possam ler a teoria na íntegra se lhes interessar (e vocês deveriam ler!), aqui é apenas um olhar admirado sobre tudo… então passarei depressa pela timeline de Jon, apenas parando nos pontos que eu julgar mais interessante.
Gosto de como a Revolução Industrial de Up se liga a Toy Story e mais tarde com o planeta tomado pelas máquinas e inabitável por humanos que conhecemos em Wall-E. Também gosto de entender que aqueles filmes que não parecem acontecer no presente, não acontecem por um motivo. É o caso de Up, Toy Story e Os Incríveis! Você já se perguntou porque eles sempre pareceram estar algumas décadas atrás? Engraçado até como Procurando Nemo se encaixa nisso tudo, e agora assistir Procurando Dory será uma experiência totalmente diferente, procurando por sinais…
Toy Story e Os Incríveis se unem aqui (e as mortes pelos super-heróis que usavam capas talvez não fosse apenas uma piadinha engraçada, era um sinal muito maior do que isso!), e a evolução passa por Carros e Wall-E, e entendemos a razão de não termos humanos ali. Me agrada profundamente a explicação que Jon fornece a Vida de Inseto, porque é verdade! Eles são totalmente humanizados e absurdamente diferentes de qualquer outra representação de animais no Universo da Pixar, e olha que eles são campeões em filmes de animais… surpreendente, huh? E se para você não parece ter sentido, eu pergunto: como você explica a última planta que Wall-E traz de volta para a Terra e planta, originando aquela árvore nos créditos?
Aquela árvore não te lembra nada?
E O TRAILER DE VIDA DE INSETO E MONSTROS S.A.?
Mas calma, Monstros S.A. surpreendentemente vem depois de tudo isso, num futuro muito longínquo no qual as portas que ligam os monstros às crianças humanas são na verdade uma maneira de viajar de volta no tempo, para a época em que os humanos habitavam a Terra. E há duas possíveis teorias que explicam essa viagem, e eu gosto muito mais da segunda, capaz de explicar a razão pelas quais o contato é evitado ao máximo e assim as chances de paradoxos temporais são minimizadas. CARA, VIAGEM NO TEMPO! É claro que o Jefferson já estava surtando numa hora dessas…
A teoria termina ligando então Monstros S.A. de volta a Valente de maneira inteligente, e você ficaria surpreso em se dar conta de onde está Boo agora e o que ela representa para o Universo Pixar, guiado basicamente pelo amor que ela sente por Sully. E tudo faz muito sentido e é inquestionável, afinal o número de easter eggs aqui é grande demais! A imagem de Sully com a Bruxa de Valente, possivelmente desenhado por ela, o caminhão da Pizza Planet, e a maneira como ela se locomove e foge de Merida, desaparecendo por portas… BRILHANTE!
A teoria faz tanto sentido, é tão bem elaborada e longa, que é meio difícil duvidar. Parece-me que muita coisa ainda está sendo acrescentada e continuará sendo com o passar dos próximos dias, mas muitas explicações são bastante complexas e quando você acha que ele podia estar começando a viajar, ele vem com uma foto do filme que nos prova que tudo isso faz muito sentido, porque estava lá, foi mostrado. As ligações são incontestáveis, parabéns à mente genial que uniu isso tudo! Eu, agora, só penso em compartilhar isso com o maior número de pessoas possíveis… MARAVILHOSO!
Pixar nunca mais será a mesma…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Uaalll!!! Essa teoria é muito maluca.. mas... faz todo sentido!!! Incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou esperando o filme "A Boo's story"... quem sabe? kk

      Excluir

Postar um comentário