Feliz Aniversário, Daniel Radcliffe!


23 de Julho de 1989.
Hoje, Daniel Radcliffe está completando 24 anos de idade! Ele passou cerca de 11 anos de sua vida interpretando o personagem Harry Potter no cinema, mundialmente conhecido por isso, e devidamente reconhecido por nós, fãs da saga. Daniel que me desculpe, mas ao ler o livro, minha imagem de Harry Potter nunca é a imagem dele – eu tenho meu próprio Harry bem de acordo com as definições de Rowling, e é difícil tirar isso da minha cabeça. E eu nem quero uma coisa dessas mesmo… mas se pensar em Harry como uma pessoa, o único ator que me vem à cabeça é o Daniel.
Eu sei que se não fosse por ele, outro ator o teria interpretado, mas como não o foi, Daniel Radcliffe é, de certa forma, nossa visão de Harry Potter. Há quem não goste de sua interpretação (e eu não concordo com eles), mas eu acho que Daniel foi ótimo interpretando nosso bruxo preferido. Ele começou daquela maneira tão fofa e feliz, infantil e ingênuo, e cresceu com o personagem. Todo seu processo de amadurecimento aconteceu nas telas, e muitas vezes é confuso saber onde foi que Daniel cresceu e onde foi que o Harry cresceu… um influenciou muito o outro, mesmo na construção de personalidades, se vocês analisarem – Rupert e Emma também estão aí para não me deixar mentir. E nós crescíamos simultaneamente, vendo tudo isso acontecer também.
Para mim, Harry/Daniel passaram por duas grandes mudanças. A primeira foi de Câmara Secreta para Prisioneiro de Azkaban. O ator ficou mais alto e deixou, já ali, o seu rosto de criança – sabíamos que ele estava crescendo e se tornando um adolescente. A mudança no cabelo contribuiu para a mudança da nossa imagem, bem como a colaboração de Alfonso Cuarón dirigindo o filme, permitindo que eles usassem os uniformes mais desleixados, como adolescentes… e a voz de Daniel mudou consideravelmente. Depois, acho que foi em Cálice de Fogo que ele se fixou como um adolescente, e dali em diante vimos o ator gradualmente envelhecer, mas nunca uma mudança muito drástica.
Porque de infância para adolescência, vocês sabem…
E Daniel foi um ótimo ator interpretando o Harry, e eu digo isso porque sou alguém que se afeiçoou bastante a ele. Ele começou como uma criança ainda inexperiente, mas sabendo o que estava fazendo, e lentamente conseguiu transmitir a Harry todo o sentimento de pesar e tristeza que sempre o acompanhavam. Acho que os momentos em que Daniel estava em silêncio, mas nos contava muito com os olhos, são sempre muito bons… é comum ver nos filmes os momentos reclusos de Harry, e Daniel soube fazê-los de maneira convincente e bastante triste… e sua atuação chega a um ponto admirável em Relíquias da Morte, Parte 2, na qual o ator se supera, interpretando as dores de Voldemort quando as Horcruxes vão sendo destruídas, colocando o desespero e a angústia em seu olhar, carregando sobre os ombros toda a carga e responsabilidade… belíssima atuação!
E Daniel Radcliffe foi visto em um teatro, lá com seus 10 anos, na platéia, e assim foi mais ou menos escolhido para protagonizar Harry Potter. Quem é que esperava que tudo isso viesse a acontecer? Sua carreira deslanchou, ele deixou Harry Potter de lado, e fez muito mais do que isso já… participou da peça Equus, aquela que deu toda aquela polêmica por causa de sua temática forte e a cena de nu frontal; e também participou de How to Succeed in Business Without Really Trying, um musical da Broadway no qual atuou, dançou e cantou muito melhor do que qualquer um poderia ter imaginado, fazendo o maior sucesso no gênero…
Também atuou no cinema no filme December Boys (que eu julgo que só ficou conhecido como ficou por dois motivos: primeiro por ter Daniel no elenco, e segundo por ser lançado justamente na época em que a polêmica toda de Equus estava em alta – não que o filme não seja bom) e The Woman in Black, no qual protagonizou um suspense bem interessante. Também tem para esse ano o estranho Horns e o que eu estou aguardando ansiosamente Kill your darlings, que eu acho que será um grande filme, mas ainda não foi lançado no Brasil.
Daniel Radcliffe também já mostrou algum interesse em dirigir, e talvez seja uma carreira promissora a ele – não é incomum ver atores que se tornam diretores após alguns anos. De qualquer maneira, seja o que ele escolher para sua vida, Daniel Radcliffe ainda tem um futuro brilhante pela frente, e nós certamente tentaremos acompanhar seus trabalhos, bem como dos demais atores principais dos filmes… por hoje, o que o Parada Temporal tem a dizer a ele é: Feliz Aniversário, e obrigado por interpretar nosso querido Harry Potter tão bem!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários