Nova versão de “Chiquititas” estreou hoje!


Não foi ruim. Mas não foi aquela de 1997.
Eu AMEI a abertura! Apesar de achar que a protagonista Giovanna Grigio ainda tem muito a melhorar para ser uma Mili tão boa quanto Fernanda Souza foi, marcando a infância de tanta gente, eu gostei da nova versão. Porque querendo ou não é sempre um sentimento de nostalgia… a história é a mesma, as personagens lutam para serem as mesmas de antigamente, e 16 anos inteiros se passaram… como nós não somos os mesmos, também a nova não o será…
Confesso que quando descobri da nova versão de Chiquititas, minha primeira reação foi de puro choque. Até que eu fui me acostumando à idéia, e como minha mãe disse: “Essa nova geração também merece assistir Chiquititas”. Eu me lembro muito claramente de cenas inteiras, e de como eu amava assistir… lembro-me claramente de como era ver cada um dos personagens, de como os uniformes eram marcantes… como eu amava o vestidinho verde das meninas, e como meu uniforme favorito sempre foi o segundo, aquele da camisa xadrez e do vestido bege… uniforme em Chiquititas é uma parte importantíssima da história!
E esse novo uniforme das meninas (uma menina está faltando, galera!) não é tão bonito quanto antes. Mas é mais atual. Aquele estilo avental não combinava com hoje em dia, nessa fase tão colorida que estamos. Embora pra mim seja muito estranho ver assim, acho que o uniforme combinou.
E eu gostei de assistir ao primeiro capítulo hoje, justamente por não esperar demais. Eu não esperava uma versão que fosse ser melhor ou tão boa quanto à que eu vi em 1997. Eu só esperava uma versão de Chiquititas que me fizesse recordar minha infância, e certamente isso aconteceu. É emocionante escutar algumas músicas e saber cantá-los… elas vêm carregadas de toda uma história. Também é maravilhoso ver como muita cena ficou igual ao que nos lembrávamos, como Vivi andando com um livro na cabeça, ou as meninas todas juntas tentando fazer um bolo para substituir aquele que estragaram…
Tem que limpar”
E já hoje elas cantaram a minha música favorita da primeira temporada de Chiquititas. Senti falta do verde, do orfanato simples (nossa, como ele está diferente!), das cenas na escada, da fugida engatinhando… minha mãe perguntou: “Elas cantaram bonitinho igual antes?” e eu respondi: “Não foi igual antes. Mas foi legal”.
Repito, especialmente àqueles que vão querer falar mal dessa versão. Chiquititas que nós assistimos na nossa infância é a nossa Chiquititas, e nada nunca se assimilará àquilo, porque nós também éramos outros, e é ela que representa tudo aquilo para nós… mas nada nos impede de assistir um trecho aqui ou ali dessa nova versão da novela, apenas para matar saudades, e fazer as inevitáveis comparações, comparações pelas quais as crianças de hoje nos acharão absurdamente chatos. Porque entramos na fase de “Na minha época…”. Mas sim, Chiquititas está numa roupagem nova para as crianças de hoje, parece ainda não ter perdido o encanto que sempre teve, e não é a mesma que nós vimos… mas Chiquititas é marcante, e sempre será! Quem aí não emocionou só de recordar daquelas cenas?
Mas quer saber? SAUDAAADES de ver àquela… correndo pro YouTube.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Não sabia da nova versão, obrigada por me informar!!! E, concordo com o que você escreveu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada :D
      Quando puder ver um trecho, comente aqui suas impressões! Como eu digo, não é a nossa "Chiquititas", mas ainda assim é nostálgico... faz bem assistir!

      Excluir
  2. Ótimo texto como sempre (:
    É muito legal você ter dado uma nova chance para Chiquititas 2013, apesar dos pesares(ex: O Casal Mosli, Carolina não ser uma boa protagonista adulta, etc.) mas algumas mudanças foram necessárias como as meninas sendo bem mais distintas nessa versão e o desfecho do personagem Miguel me agradou muito também.

    Aliás , aqui está meu ranking das novelas infantis do SBT:

    1- Carrossel: A melhorzinha do bando, mas também a mais saturada e desgastada pois foi a que fez mais sucesso.

    2- Cúmplices de um Resgate: Minha favorita, mas só por causa das gêmeas principais e de certos personagens porque a trama tem uma hora que só gira em torno de um sequestro longo e cansativo, deveriam ter feito um reboot dessa novela ao invés de remake pois a trama principal da original não era tão boa assim devido ao alongamento desnecessário na versão original, e infelizmente, também foi a mais injustiçada e com menos marketing.

    3- Chiquititas: É boa, mas a trama perde o fôlego após a subtrama do Thomas Ferraz terminar e depois vira uma enrolação que dói só de pensar, vários clipes e flashbacks enfiados em uma novela só e fora as referências desnecessárias de Carrossel, o final tbm foi um pouco ruim e previsível.(ex: Onde já se viu os bebês da Maria Cecília e da Carol nascerem no mesmo dia!?)

    4- As Aventuras de Poliana: A novela era boa no começo, mas decaiu bastante após a troca de atrizes da Tia Luísa, e isso ficou evidente até na trama, que teve muita enrolação, ficou cansativa e personagens como os do núcleo jovem passaram a ter mais destaque do que a protagonista da novela, aliás, a própria Poliana até que era legalzinha no começo mas depois virou uma Manuela Agnes 2.0, a única diferença é que ela nunca ficou rebelde por causa do pai biológico(que é o Sr. Otto Pendleton),o grande destaque dessa novela foi o João e eu sempre gostei mais da história dele do que da Poliana.

    5- Carinha de Anjo: Sem dúvida, foi a pior das infantis!
    Eu até li em um blog que deveriam ter feito remake dessa novela no lugar de Carrossel ou Chiquititas, porque é muito bobinha, o enredo é interessante mas fica desgastante com o passar do tempo e a protagonista é fofa mas tem horas que chega a ser chatinha demais(normal de criança pequena, né?), os novos personagens são até interessantes mas foram mais criados para agradar os adolescentes já que a história principal da novela é bem infantil, a vilã morre no meio da novela e teve um absurdo de amenizarem as maldades da Cassandra e não é ela que sequestra a Dulce Maria, mas o final até que foi bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia vou escrever um texto fazendo um ranking desse modo, falando um pouquinho sobre o que gostei e não gostei nas novelas infantis do SBT, mas concordo com muita coisa que você falou... entre Chiquititas e Cúmplices, eu confesso que não consigo escolher uma favorita, acho as duas muito boas à sua maneira, e Carrossel eu gosto muito do quanto vi (não vi inteirinho, mas vi boa parte). As Aventuras de Poliana eu abandonei, mas não porque não gostava, porque o tamanho me cansa, como eu já disse várias vezes. E sim, Carinha de Anjo é a mais fraquinha e acho que a atuação da Lorena Queiroz decaiu demais durante a novela, como se até ela tivesse cansado, sabe?

      Excluir
    2. Sobre As Aventuras de Poliana, na época em que o Reynaldo Boury era vivo, ele queria bater o recorde de novela mais longa da dramaturgia, se não fosse por isso, a novela teria terminado com apenas 398 capítulos.(pelo menos é o que dizem)

      Carinha de Anjo como sempre foi fraquíssima, se pelo menos fosse uma novela curta, mas não, durou até mais que Cúmplices de um Resgate kkkk

      Se eu fosse fazer um ranking de mocinhas "mirins" do SBT, eu faria assim:
      1. Mili: Até um tempo atrás, eu achava a Mili insuportável, mas hoje eu percebo que acho ela até mais esperta que mocinhas como Manuela e Poliana(até pq ela é mais velha), ela é inteligente, madura e criativa, é lógico que a Mili faz muitas escolhas no impulso ou por medo de perder as amizades mas ela ainda é adolescente.
      2. Valéria: a menos "boazinha" das 5, ela é muito falante e irritante até demais mas gosto mais da Valéria quando ela faz travessuras e as cenas dela com a Suzana são legais, mas mesmo assim, ela é um tanto mandona com o Davi e tem vezes que ela o trata muito mal ):
      3. Manuela: Essa personagem é meiga, inocente, sensível e alegre, no começo ela era só isso, só que o que estragou foi a volta do pai biológico e o fato dela ter sido ofuscada por sua irmã gêmea Isabela na trama.
      4. Dulce Maria: É muito mimada mas tem um lado doce e pode ser divertida às vezes.
      5. Poliana: Sem dúvidas, ela é a mais sonsa das protagonistas, chega até ser mais boazinha e ingênua do que a própria Manuela, parece uma cópia da mesma, só que a Poliana tem uma obsessão pelo jogo do contente e é às vezes um pouco chorona demais.

      Excluir
    3. Seu ranking de mocinhas mirins é muito bom.
      - Eu colocaria a Mili em primeiro lugar também, eu amo a Mili em qualquer versão de Chiquititas haha Acho que ela é até responsável demais para a idade dela, porque ela "precisou" ser por se sentir em parte responsável pelas meninas do orfanato...
      - A Manuela ficou insuportável mesmo com a volta do pai, credo, mas ela perder espaço para a Isabela é natural: comumente as personagens mais marcantes são as que tem um toque de vilania junto... quem é lembrada como ícone de "A Usurpadora" é a Paola, não a Paulina, ainda que a Paulina seja uma ótima personagem.
      - A Poliana eu abandonei muito cedo para julgar... acho que eles "estenderam" demais e não entenderam a proposta de fato do livro. Lembro-me de que, mesmo enquanto assistia, perceber que ela "jogava" o Jogo do Contente diferente da Pollyanna do livro, e era menos natural. AMO a Pollyanna do livro.

      Excluir
    4. Concordo com você! Só que o livro Pollyanna é bem diferente da novela Poliana mesmo, essa era a proposta desde o início mas uma coisa que eu não gostei de As Aventuras de Poliana foi que tinha várias cenas na novela em que o jogo do contente não tinha necessidade nenhuma de estar ali, fora o núcleo jovem que só era resumido a namoricos e conflitos bobos, sim, teve alguns momentos sérios como quando a Raquel e a Mirela falsificaram a identidade delas para entrar em uma festa +18, e a Raquel acaba abandonando a sua irmã mais nova em casa sozinha mas tirando isso, não era mais do mesmo.
      P.S: Eu estou procurando saber mais sobre curiosidades dos bastidores de Cúmplices de um Resgate 2015, e de plots e cenas que nunca entraram na novela. (Ex: Manuela e Isabela teriam muito mais cenas no começo da novela mas devido o fato da mesma ter se acidentado no meio das gravações, teve algumas cenas que tiveram que ser cortadas ou cenas em que colocaram a dublê no lugar como a cena em que os amigos da Manuela confrontam a Dona Nina e a Dona Fiorina que estão brigando no patio do vilarejo enquanto a Manuela apenas aparece no fundo brincando com o Manteiguinha, tava beeeem na cara que era a Mharessa interpretando kkkkkk)

      Excluir
    5. Esse acidente da Larissa Manoela, inclusive, fez com que a estreia atrasasse um pouco, né? É um dos motivos pelos quais Chiquititas tem tanto clipe e flashbacks na reta final: a novela teve que ser estendida para empurrar a estreia de Cúmplices um pouco mais para a frente...

      Excluir

Postar um comentário