Starters


Starters é um livro de Lissa Price lançado em Março de 2012, que me chamou a atenção em uma passeada pela livraria. A capa me interessou, a sinopse me fascinou, e levei-o para casa depressa para começar a lê-lo. A leitura me surpreendeu, porque li muito mais depressa do que imaginei. Uma leitura bastante simples e prazerosa, que me deixou com dificuldades para largar o livro, com madrugadas inteiras sem que o soltasse, ansioso pela página seguinte.
O livro se passa em um futuro distópico que à primeira vista me lembrou um pouco de Jogos Vorazes. O mundo fora devastado por uma guerra, a Guerra dos Esporos, e todas as pessoas com idades entre 20 e 60 anos foram mortas. Alguns Enders que sobreviveram ficaram com muito dinheiro e podiam passar o resto da vida bem, já os Starters (jovens) sem família passaram a ser pegos por inspetores e levados a instituições horripilantes, ou então viviam vagando pelas ruas, dormindo onde encontrasse, passando fome, sede e frio, condições sub-humanas.
A protagonista é Callie, uma adolescente de 16 anos que precisa cuidar de seu irmão mais novo, de apenas 7 anos, doente. Tem a ajuda de Michael, um amigo que vive com ela (Katniss, Prim e Gale?), mas a vida não é fácil lutando pela sobrevivência contra gangues que matariam por um pedaço de chocolate. A única esperança de Callie é a Prime Destinations, um lugar comandado pelo Velho, um homem que contrata adolescentes para “alugar” seus corpos a Enders – pessoas idosas que querem voltar a ser jovens. Como o dinheiro é a única coisa que pode salvar seu irmão, Callie aceita se tornar uma doadora.
O começo do livro realmente me lembrou um pouco de Jogos Vorazes. Mesmo a organização dos personagens me pareceu parecida, e o estilo de vida deles. E o se arriscar pelo irmão mais novo, o colocar a vida em risco pelo dinheiro que isso poderia proporcionar. E a crueldade de matar uns aos outros em uma Arena aqui é substituída pela de se vender para que outras pessoas utilizassem seu corpo. Mesmo as cenas na Prime com Doris lembraram o outro livro. Depois partimos para um pouquinho de A Hospedeira.
Mas felizmente as comparações terminam. Depois Lissa Price se lança para uma narrativa totalmente sua na qual alguns imprevistos acontecem e Callie precisa lutar para sobreviver – e proteger algumas outras pessoas. Eu comecei a ler o livro fascinado, mas juro que não sabia para onde tudo aquilo conduziria. Então foi bom, porque tudo foi uma deliciosa surpresa. A cada virar de páginas, eu era surpreendido com a história bem contada de Price, os elementos leves e sombrios que se misturavam com perfeição, nunca sendo um livro inocente, e também nunca carregado demais. O roteiro dá umas guinadas interessantes, e por várias vezes somos surpreendidos.
Muitas vezes ela nem nos dá tempo para digerir as informações!
O livro mistura ficção científica com muito drama, suspense e um pouquinho de terror, além do clássico romance. O que é bom, porque em meio a uma temática tão pesada e cenas tão desagradáveis e horrorosas, muitas vezes era um alívio poder ler uma cena de Callie com Blake, por exemplo. O livro soube ser convincente na construção de relação entre os personagens, apesar de algumas ainda terem sido vagas (o número de personagens é grande), e conseguiu ser eletrizante e apavorante. Além de conter uma boa dose de emoção que me deixou muito contente! É frenético, esperançoso, sombrio e chocante. Especialmente chocante.
E quando você acha que Lissa Price utilizou toda sua cota de coisas assombrosas no início de seu livro, você se chocará com um final que me deixou horrorizado. Algumas cenas com o Senador me fizeram quase chorar de desespero, enquanto eu me segurava na cadeira com os pensamentos confusos. O cérebro tentando voltar ao lugar, uma careta de repugnância estampada em meu rosto, uma sensação bem ruim. Recebi uma carga de tristeza, desolação, desesperança, melancolia. E PAVOR! E não sabia como Price poderia reverter essa situação toda.
E não posso dizer que ela pôde, mas ela deixou aquela vontade de retornar a esse mundo e a esses personagens. Quando parecia que tudo tinha acabado, a autora nos mostra que ainda tem fôlego e recomeça com uma das jogadas mais inteligentes de seu roteiro – o gancho para o próximo livro. Li o livro todo como um livro independente, mas o final não deixa dúvidas de uma sequência (intitulada Enders, lançada recentemente nos Estados Unidos), já que o livro acaba muito sem fim, cheio de dúvidas e questionamentos. Muitos pontos soltos e coisas que queremos ver com mais clareza. O Velho, Blake, Michael e Emma… minhas quatro principais preocupações no momento.
Último comentário: o último capítulo tem apenas 5 páginas, mas foram 5 das mais geniais páginas escritas por ela. Porque ela conseguiu em apenas uma cena recriar o espírito que permeou todo o livro: o clima fofo, meio romântico, misturado ao sombrio, ao macabro e um toque meio doentio. Sem contar que foi um tanto triste e um tanto maluco. Não dá para pensar muito nisso sem que comecemos a fazer questionamentos a respeito de tudo, inclusive a sanidade mental de Callie.
Não a julgo se esta estiver comprometida.
É um livro surpreendente, perspicaz e ousado. Quase torturante em alguns momentos, mas delicioso em toda sua extensão. Mesmo com as cenas que nos fazem questionar se Lissa Price realmente tem um coração de verdade. Ou talvez ela seja simplesmente uma inquilina, vai saber. Eu recomendo o livro a todos os leitores do blog – vi o livro, despertou minha curiosidade, e não me arrependo. Uma ótima leitura, uma ótima história e agora ficamos esperando a sequência! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários