Lançamento de “Chamber of Secrets”


02 de Julho de 1998.
No dia 02 de Julho de 1998 (eu tinha meus 5 anos ainda, portanto não, não estava lendo Harry Potter nessa época), Chamber of Secrets é lançado no Reino Unido – sendo a casa de Harry e sua autora, foi a primeira publicação do livro mesmo, um momento grandioso. Harry Potter já começava a fazer sucesso, mas embora com a venda de um número grande de exemplares, ainda não se tinha noção dos patamares que a saga atingiria. Com Pedra Filosofal sendo lido pelo mundo todo e admirado, Câmara Secreta vinha com a então difícil missão de continuar a história à altura.
Hoje sabemos que isso não era um problema.
Para mim, Câmara Secreta foi por muito tempo o melhor livro da série. Mesmo hoje, época na qual sou fascinado por Cálice de Fogo e defendo que ele é o melhor de todos com unhas e dentes, Câmara Secreta ocupa um lugar muito especial no meu coração, e talvez esteja empatado com meu favorito… embora eu o ache muito mais empatado com Enigma do Príncipe; para mim, por alguma razão, eles estão no mesmo patamar de qualidade, o que é estranho, uma vez que são tão distantes – mas se você parar e pensar, ao mesmo tempo em que eles são distintos e apresentem momentos bem diferentes da vida de Harry (personalidade e ações, por exemplo), Câmara e Enigma se conectam como nenhum outro par de livros se conecta.
Ok, divagações de lado, eu amo Câmara.

Não era a primeira vez que irrompia uma discussão à mesa do café da manhã na rua dos Alfeneiros, número 4. O Sr. Válter Dursley fora acordado nas primeiras horas da manhã por um pio alto que vinha do quarto do seu sobrinho Harry.
- É a terceira vez esta semana! – berrou ele à mesa. – Se você não consegue controlar essa coruja, teremos que mandá-la embora!

É o clássico segundo livro de uma ótima série. Você já conhece a maioria dos personagens, e você já foi apresentado ao universo. Não existe mais a parte introdutória que devemos entender, já entramos direto na história – e nos sentimos familiarizados com ela. E mesmo com personagens novos aparecendo a todo o tempo (como Lúcio Malfoy que aparece pela primeira vez aqui, Gina Weasley num papel importantíssimo, e o mais que querido Dobby, o elfo-doméstico), parece mais fácil aceitá-los e integrá-los à história. E a mitologia apenas cresce, de maneira assustadora.
Na história do livro, a Câmara Secreta é mais uma vez aberta no Castelo de Hogwarts, o que representa um perigo imenso para nascidos-trouxas ou mestiços, uma vez que o monstro que vive lá dentro tenta matá-los na eterna busca de “purificar” a Escola. Somos apresentados a um passado obscuro de Hagrid, além de segredos que a própria escola e os professores escondem – e Harry é obrigado a enfrentar Voldemort uma segunda vez em dois anos, dessa vez na forma de uma lembrança (Tom Riddle), presa em um diário. Mais tarde que se descobre ser uma Horcrux, e que Harry já a destruiu “involuntariamente”, tantos anos antes…
Eu acho a construção do enredo fabulosa. A maneira como Harry interage com Dobby, e é impedido de ir à escola. Já começamos muito bem com um novo jeito de viajar e um novo jeito de chegar a Hogwarts. E como as aulas todas se desenvolvem, com bastante destaque às aulas de Herbologia dessa vez. E como a tensão crescente cria uma atmosfera sombria, na qual aluno por aluno é pego pelo monstro, e se fica aguardando quem será o próximo, com Hermione como uma vítima improvável e chocante. O livro amadurece depressa se comparado a seu antecessor, e a história apresenta muito mais lacunas preenchidas de maneira complexa e inteligente, um mistério a ser resolvido, e uma batalha épica dentro da Câmara, e que dessa vez Harry precisa enfrentar sozinho. Maravilhoso!
Isso tudo aconteceu há exatos 15 anos. Infelizmente eu ainda não tinha conhecimento dos livros de Harry Potter (e nem idade para lê-los), mas mesmo assim já são mais de 7 anos desde que eu li Câmara Secreta pela primeira vez. Um projeto pessoal atual (que refletirá em uma interessante Seção Temporária para o blog) está me fazendo reler os livros, e é uma experiência maravilhosa. A cada vez que você lê, mesmo não sendo a primeira e sabendo o que vem em seguida, é uma experiência única. E Câmara Secreta é meu próximo, ainda estou no comecinho do projeto… mas enfim, reler todos os livros é uma ótima dica a todos os Potterheads! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários