Música da Semana – Remexe


Tudo se transforma com magia
E vem a vontade de dançar
Com as caçarolas
E as colheronas se formou a banda musical

[…]
Mexe, mexe, mexe com as mãos
(Pequeninas/Chiquititas)
Mexe, mexe, mexe com os pés
(Pequeninas/Chiquititas)
Mexe, mexe, mexe a cabeça
Dança comigo, remexe bem

Desculpa para colocar a nova abertura.
Como a maioria das pessoas já deve estar sabendo, Chiquititas estreou no SBT nessa segunda-feira, sua nova versão, com novos atores, mas a mesma história e mesmas músicas… no geral, tem algumas músicas novas pelo o que eu pude notar. Mas a música de abertura ainda é a mesma que estamos acostumados de 1997, Remexe… mas isso também é a única coisa que liga aquela abertura à nova de 2013! Não me pergunte qual eu prefiro, elas são totalmente diferentes e incomparáveis, e também representam coisas diferentes a todos nós, então…
Remexe é uma música deliciosa. E dessa vez as Chiquititas realmente cantam! É uma música de letra muito simples, um tanto de repetição, e parece realmente bem infantil… e o é. Mas o ritmo é delicioso, e só de cantar ou ouvir você já se sente melhor, por todas as lembranças que ela te traz! Assista abaixo a nova abertura da novela:


Pronto. O que dizer?
Eu realmente me apaixonei por essa abertura desde o primeiro momento em que a vi, na segunda-feira. Cheguei a comentar brevemente no blog. A abordagem é totalmente nova, mas a novela está de parabéns com a produção e com a beleza do vídeo – além de representar muito bem o universo das crianças e essa imaginação deliciosa que Chiquititas traz com ela, o vídeo é repleto de ótimos momentos e digno de uma grande produção! Eu quero que os demais clipes também sejam bons como esse foi… porque então, mesmo que não sejam as Chiquititas da minha infância, será maravilhoso ver.
Outra coisa: não tentar imitar a simples abertura original da primeira versão da novela foi uma jogada inteligentíssima. Porque assim ninguém poderá acusá-las de tentar ser as mesmas que aquelas foram. Meu momento favorito na abertura foi quando eles entram como guerreiros de Dungeons & Dragons para enfrentar o monstro; mas minha mãe amou a vista do Raio de Luz e a amarelinha do começo, enquanto uma amiga minha gostou da cena da lanterna e dos bichos na cabana… e ainda tem a belíssima cena do barco e do avião! A magia da cena está em mostrar o que as crianças estão fazendo, o que usam para brincar, e como é na cabeça delas, por causa da imaginação toda.
Repleto de cores e efeitos bem bonitos, a música e a letra nos lembram infância e nos levam automaticamente para esse momento de nossa vida, de maneira muito bela. Também gostei de ver como todas as crianças apareceram por igual, todas com seu destaque, embora no show final (e acho que é o uniforme delas que causa isso) eu ache que as meninas ficaram em destaque… e coitados dos adultos, pareciam tão constrangidos e desconfortáveis naquela situação… uma pena, e também Carolina não está com figurino de Carolina ali! Bem, no mais, o vídeo é belíssimo.
Mas agora confira o nosso, de 1997:


NOSTÁÁÁÁLGICO!
Quem não se lembra da sensação de ver essas meninas correndo pela rua com o céu vermelho ao fundo, quando a música começava? As víamos lindas com aqueles uniformes tão fofos e tão nossa época, e sabíamos que a novela estava começando… essa sensação não se compara a nada! E mesmo a voz delas cantando Remexe é totalmente diferente das de hoje, e ela vem, sim, carregada de muita emoção! É lindo rever essa abertura… e só a alegria delas correndo, já era algo tão belo! As atrizes pareciam tão contentes em fazer o que estavam fazendo, era contagiante!
É um conceito muito mais simples. Apenas as meninas principais estão na abertura, sem os meninos ou sem os adultos, e elas utilizam duas versões diferentes do mesmo uniforme (com e sem avental), mas cada uma delas tem seu momento, e são perfeitamente fofas fazendo os “barulhos da natureza”, ou cantando… a coreografia parecia mais viva (sim, eu sei que é basicamente a mesma) e elas pareciam fazer com mais entusiasmo… ficava muito mais bonito! E se você avaliar, verá que o colorido já estava presente naquela época, mas de outro jeito… as paisagens precariamente coloridas vivamente, ou então as faixas de cores que ficavam depois de elas passarem… um conceito também utilizado em aberturas de Sítio do Picapau Amarelo de anos antes…
Devia ser um padrão.

Bem, é isso. A abertura de 2013 pode ter uma superprodução gigantesca e ser belíssima, mas a nossa simples abertura de 1997 traz muitas recordações deliciosas, então é difícil de compará-las. Imagino daqui muitos anos, as crianças de hoje vendo no YouTube a abertura desse ano e se sentindo nostálgicas… também as imagino, num tempo mais próximo, vendo nossa abertura e se perguntando: “Jura que você gostava disso?”. Sim, eu AMAVA isso! Bem como praticamente toda criança da minha época, que ironicamente sonhava em ser uma Chiquitita ou um Chiquitito… bem, vamos ver de novo!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


P.S.: Perceberam que a versão original de 1997 traduziu “Chiquititas” do refrão para “Pequeninas” enquanto a nova optou por deixar com o próprio título da novela? Apenas uma curiosidade…

Comentários

  1. Ótimo texto Jeff! Amei seu Post-Scriptum!
    Mas... devo dizer: a melhor parte foi quando você falou de mim kkkkk
    Sim... eu amei a cena da lanterna na cabana!
    A nova abertura como um todo está maravilhosa, mas maravilhoso também foi a sensação de já ter visto a de 1997... As lembranças da "nossa Chiquititas" são muito boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaaank you :P [Finalmente deixou seus comentários por aqui, Thaís! kk]
      E esse seu comentário foi muito sua cara, convencida! O tipo de coisa que eu também diria though... kk viu, agora as lembranças de "Chiquititas" estão voltando todas a você, não é emocionante ver aquela abertura de 1997? Nossa!
      Até mais (:

      Excluir

Postar um comentário