“São diferentes ou são como a gente?”



Uma das melhores músicas de Fame, o Musical fica para a Sra. Bell e a Srta. Sherman com Argumento das Professoras. Tudo se desenvolve a partir da história de Tyrone, mas vamos deixar ele de lado nesse momento e avaliar o momento de um âmbito mais geral: a letra é forte, repleta de conteúdo, crítica, questionamentos… e as atrizes Vivi Mori e Cidalia Castro interpretando as professores dão um show!
Enérgico, real, impactante. Cena MARAVILHOSA!
O grande questionamento levantado está em: Todo artista é meio anormal […] São diferentes VS Ser um artista não é ser boçal […] São como a gente. Enquanto de um lado está a defesa de que o talento tem que ser valorizado, por vezes até supervalorizados e colocados acima do resto (tudo partindo do princípio de defender um rapaz que realmente tem muito talento), do outro está a professora com os pés no chão, valorizando a educação e a necessidade de encarar o fato de que nem todos os alunos da escola conseguirão viver só da arte. Nós precisamos prepará-los para a vida, Greta!
É uma letra bastante completa. Os argumentos de ambas as partes são levantadas incessantemente enquanto cada uma defende seu ponto de vista. E você entende a posição de cada uma das duas. Uma grande discussão, a qual o musical se propõe – qual é o tratamento dado ao talento em nossa sociedade? Como encará-lo? Como tratar essas pessoas, como incentivá-las e como prepará-las para o futuro? O que vale mais a pena? O que é mais valorizado?
PENSE!
E é claro que cada um dos argumentos são baseados em experiências próprias das professoras transmitidas inevitavelmente a seus alunos. De tantos que já vi passar aqui / Uns sem vontade e outros que nem talento eu vi […] Eu bem me lembro… nunca fui boa assim, tenta defender o tratamento especial e a valorização do talento, uma vez que é um talento único que merece ser observado.
De outro lado, Sempre diziam pra eu estudar / Mais! Dia após dia eu ia estudar mais! / Quem quer chegar além do horizonte / Estuda pra não viver sob uma ponte / Mais! Mais! / Sempre estude mais / É o que importa, que mostra um lado meio frustrado da Srta. Sherman, condicionada a sempre valorizar muito o estudo e garantir seu futuro com os pés no chão, em uma visão que meio que oprime os sonhos. Vai saber qual foi o sonho dela em sua juventude?
Acho que o segredo está em um balanço entre os dois argumentos. Nenhuma das duas pode ser considerada completamente correta. Mas o mais interessante é ver como a música consegue conter tantas informações e tantos questionamentos interessantes que permanecem em nossa cabeça… e você, o que acha dessa grande cena de Fame? Se você não viu o musical, infelizmente ele saiu de cartaz já, mas talvez ele volte para o Rio de Janeiro, e então teremos mais uma oportunidade. Qualquer informação eu trago ao blog! Até mais…
Clique em “ler a matéria na íntegra” para ver um cronograma completo da seção do blog: Fame, o Musical (da qual essa é a décima quarta postagem).

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

19 de Junho – Nova seção no blog! – Fame, o Musical
18 de Setembro – Argumento das Professoras
25 de Setembro – O meu futuro vai brilhar…

Comentários