Homem-Aranha 3 (2007)



Where do all these guys come from?

Não esperem coerência no texto, já estou tentando avisar. O mesmo motivo que leva o filme a deixar bastante a desejar é o que me leva a gostar bastante dele: a quantidade de vilões. O problema está em não ter tempo suficiente para desenvolvê-los de maneira adequada… quem não queria ter visto mais de Venom?
Mas num saldo geral (embora todas as cenas que envolvam Gwen Stacy me causem repugnância, porque não consigo acreditar no que transformaram minha tão querida personagem) eu acabo gostando do filme. Gostando muito do filme! Porque ele tem conteúdo… é tanta coisa, acontecendo tão depressa, que você sente que viu zilhões de filmes quando na verdade viu só um… você sente que tanta coisa aconteceu, que os personagens mudaram.
Não tem como ficar entediado vendo o último Homem-Aranha da trilogia de Sam Raimi. Eu termino o filme sentindo como se anos tivessem se passado… em 2h20 parece que eu passei o dia inteiro envolvido com o filme… e olha que eu nem fiz tanta pausa para anotação assim. Coisa que minhas duas páginas no caderno do blog parecem tentar negar. Mas isso não importa.
O que prende o filme são as desculpas bobas. Por exemplo, esse drama todo do Homem-Areia e o fato de ele ter matado o tio Ben… é claro que isso proporciona cenas maravilhosas de um Peter revoltado, raivoso, buscando vingança… e Tobey Maguire surpreende na interpretação mais sombria, mais transtornado. Mas sério? Foi forçado aquilo… como a cena final de redenção dos dois (um pedindo perdão e explicando, e o outro perdoando).
E as já citadas cenas de Gwen Stacy… O QUE FIZERAM COM A MINHA GWEN? Ainda bem que Emma Stone existe e a imagem de Gwen na população geral (que não lê os quadrinhos) não será negativa. Mas essa Gwen de 2007 não era Gwen… namorava Eddie Brock, ficava gritando, era usada para causar ciúmes em Mary Jane. REALLY? Sem contar que aquela coisa de que “ciências não era sua melhor matéria”… WTF?
Mas vamos aos pontos positivos, e eles existem aos montes. Harry Osborn. Ele é meu personagem preferido no filme. Muito bem aproveitado, sua história se desenvolve de maneira crível e detalhada… vemos todos os passos de seu desenvolvimento: o novo Duende Verde (a fabulosa luta com Peter que acarreta em sua perca de memória) e aquele novo Harry, como conhecíamos no começo. Sua amizade com Peter é ainda mais bonita do que nunca nos filmes, porque no primeiro já existia uma certa tensão referente à Mary Jane. Aqui os três são amigos como nunca foram, e tudo é perfeitamente belo. E o relacionamento de Peter com Mary Jane é tão fraco e sem graça que mesmo com Harry soa mais verdadeiro. Amo a cena em que eles se beijam, após aquela coisa toda de cozinhar e dançar… LINDO!
E ele sabe ser um ótimo vilão. O mais convincente na minha opinião, principalmente por sua ligação com Peter e por mexer muito com o psicológico do personagem. Ele é cínico, cruel… o caracterizo como perverso em alguns momentos, e suas expressões são ótimas. Ele sabe como provocar Peter, e juntos protagonizam a melhor luta que qualquer (QUALQUER) filme do Homem-Aranha já viu… aquela na mansão, que acaba com a explosão. A cena é tensa, importante, você assiste com o coração na mão.
Porque os dois personagens tem histórias juntos… eles eram amigos, eles viveram muita coisa, e aquele momento é realmente difícil. E é justamente quando Peter está sob o efeito do simbionte, e seus atos não estão sendo muito pensados e sua agressividade está ao extremo. Peter se caracteriza como um anti-herói nesse momento, ele mesmo muito cínico, mal, quase perverso (“Look at little Goblin Junior. Gonna cry?”). Peter vs Harry é a coisa mais épica que eu já vi! Vide a maneira como Peter explode o amigo sem olhar para trás ou se importar…
Esse Peter que surge com o simbionte é ótimo. Até certo ponto. Gosto de como isso se entrelaça com o desejo de vingança pela morte do tio Ben e como Peter Parker se torna uma pessoa sombria e vingativa. Tobey Maguire conseguiu finalmente interpretar um Peter assombroso, transtornado, que quase nos assusta… o que Andrew conseguiu logo de primeira. Mas voltando a 2007, amo a cena da luta contra o Sandman nos túneis de metrô ou a cena da igreja…
O que fica chato é a maneira como ele se torna metido e arrogante… não me soa convincente. E a maneira como usa Gwen. Mas não me faça voltar a Gwen. Pelo menos é interessante como ele se decide livrar-se do simbionte, quando num acesso de raiva caça briga no bar e acaba machucando (dessa vez fisicamente) Mary Jane…
Digo fisicamente, porque emocionalmente ele a machucou o tempo todo. E eu continuo não acreditando nessa relação com Mary Jane… convencido, egoísta, o tempo todo convertendo as coisas para você enquanto MJ era totalmente deixada de lado… mas ela consegue ser pega pelo vilão de novo. E querem saber? ELA GRITA! Oh my… TODO FILME? E como Homem-Aranha é idolatrado nesse filme, não? O que foi aquele evento todo na praça?
O que me lembra de Eddie Brock. Adoraria tê-lo visto mais, porque o considero um personagem interessante. Infelizmente não o souberam aproveitar, deixando apenas para aquela rixa com Peter (o que até soou interessante, pois algumas cenas foram ótimas – como ele tirando foto do Spidey, “Sorria. Você está sorrindo?” e Peter o confrontando quando descobre que as fotos são montagens) e no final ele morre de maneira estúpida… ok, a franquia não continuou dali mesmo, quem sabe na nova série Eddie seja mais aproveitado?
Se existir…
E o clímax… oh, o clímax. Isso é clímax de um filme, minha gente! Também pudera, com Homem-Areia e Venom trabalhando junto, prendendo MJ em uma teia gigantesca no meio de Nova York, enquanto o Homem-Aranha é quase nocauteado e só é salvo porque Harry Osborn se mete na briga… grandes cenas! Como é bom ver aquilo de Peter/Harry contra Eddie/Flint… ótimo! E nada mais emocionante do que aquela morte de Harry… eu sofro com aquela cena.
Um filme ágil. Muita coisa acontece, e você assiste ao filme com uma sensação de satisfação. Uma dica é não parar muito para pensar em como Venom teve pouco tempo em tela, ou como Gwen foi modificada de maneira atroz. E já que acabou por finalizar a trilogia, nada mais justo do que aproveitar tantos personagens de uma só vez, não é? Vamos ver como [se] a nova trilogia vai utilizar esses mesmos personagens… até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários