Person of Interest 1x11 – Super

 Be honest, Finch. There is no machine, is there?
It’s just you.


A série voltou de seu hiatus com um episódio incrível, perfeito para matar a saudade e nos deixar presos à série novamente. Continuamos no mesmo estilo de narrativa, mas continuando a história de Reese ter sido baleado e as conseqüências disso. Foi um dos episódios mais diferentes, mais reveladores e mais interessantes. Sem contar que o humor de Finch estava perfeito nesse episódio.
O caso do episódio envolvia o número de um zelador, e a série foi eficiente em nos surpreender novamente em seu desfecho sobre qual seria o crime. Não vou fazer grandes comentários para quem ainda não viu, e essa nem é a melhor parte do episódio. Do outro lado, tivemos Carter tentando mais informações sobre Reese e Finch, e após uma conversa com Finch conseguindo, finalmente, entender o que eles faziam… Finch perfeito, como sempre, em suas ligações e em suas falas…
Uma coisa muito interessante foi a inversão de papéis da dupla principal. Com Reese numa cadeira de rodas, Finch foi um pouco mais para a ação; foi ótimo ver ele colocando em ação algumas coisas aprendidas com seu amigo, e ver Reese sentado atrás de um computador tendo que guiar Finch para fugir… e também foi ótimo ver um cuidando do outro como dois amigos de verdade, mas nenhum coloca isso em palavras muito abertamente. Uma ótima dupla para guiar a série. E isso só mostrou que ambos são incríveis em qualquer função que eles precisarem assumir.
Mas o grande momento do episódio foi ver os flashbacks mostrando 2005, o começo da “máquina” (nada de construção nem de vê-la, apenas o começo de seu funcionamento) e o futuro, com um pouco mais de Finch. A grande jogada da série foi nos apresentar a dúvida, com as palavras de Reese (no topo da postagem), se existe mesmo uma máquina ou se é apenas Finch – e a cena final em 2005 nos mostra um Finch “trabalhando” como a “máquina” deveria trabalhar… parece que ele é um gênio ainda maior do que esperávamos.
A série está ótima, e melhorou muito desde seus primeiros episódios. E é bom ver que estamos evoluindo de alguma maneira. Agora é aguardar o restante da temporada e ver para onde tudo isso está levando. Provavelmente a série será renovada para uma segunda temporada, então teremos uma longa caminhada com Reese e Finch pela frente… até mais!

Comentários