The Book of Mormon


[Vou dividir essa postagem em três partes, porque ela realmente ficou longa, e acho que assim ficará mais fácil para vocês lerem… então nessa primeira, um pouco sobre a peça em geral, na segunda sobre os atores e a terceira sobre as músicas que mais me marcaram e por quê.]
Várias semanas atrás eu assisti a mais um musical da Broadway, logo depois de ter visto sua performance no Tony Awards e já ter começado a me encantar… eu sempre achei várias de minhas peças um máximo, por terem levado 7 Tony’s para casa, mas The Book of Mormon conseguiu 9, sendo eles: Melhor Musical, Melhor Livro de Musical, Melhor Música, Melhor Atriz Coadjuvante em um Musical, Melhor Direção, Melhor Orquestra, Melhor Cenário de Musical, Melhor Iluminação de Musical e Melhor Design de Som em Musical.
A performance de Andrew Rannells de I Believe no Tony do ano passado já me deixou muito entusiasmado… já me deixou com uma predisposição a gostar do musical… ótima interpretação dele, e música boa e divertida… corri atrás do musical depressa, e assim que consegui encontrá-lo, assisti. E a paixão foi muito maior do que eu poderia ter imaginado! Não sei bem como colocar isso em palavras para que vocês entendam o que eu quero dizer, mas esse é realmente um musical que te encanta!
É um daqueles musicais que te faz rir o tempo todo, que te faz ficar com as músicas na cabeça por muito tempo, que te faz querer ficar vendo trechos dele ao menos uma vez ao dia, que te faz querer dançar, e que te faz cantarolar mesmo quando você não percebe. É um musical que te deixa feliz, é um musical que te faz vibrar; não é à toa que mereceu o prêmio de Melhor Musical de 2011… eu digo que nesse momento, ele é meu musical favorito da Broadway… tratando-se de Broadway, é muito difícil de pensar, uma vez que todas as peças tem seu encanto, seja ele qual for, mas essa parece ter algo a mais. Realmente é um musical que eu posso dizer que eu realmente amei, realmente me apaixonei!
O musical conta a história de dois jovens missionários Mórmons que são mandados para a sua missão de dois anos para uma vila no norte de Uganda, na África, onde um general ameaça a população local. Elder Price e Elder Cunningham, inocentes e otimistas, tentam passar seus ensinamentos à população, mas encontram certa resistência, enquanto eles estão mais preocupados com a fome e com as doenças. Depois de muitas tentativas fracassadas, depois de alguns traumas, Price tenta partir para Orlando (sendo impedido pelo “Spooky Mormon Hell Dream”) enquanto Cunningham começa seus ensinamentos fazendo alusões a Senhor dos Anéis, Rei Leão e Star Wars.
As referências a essas obras não param por aí… em todo o momento na peça temos algumas citações realmente divertidas… até vemos um pouco de um uniforme de Star Trek e um Darth Vader sendo atacado… o musical, considerado uma sátira religiosa, foi escrito (o livro e as músicas) por Trey Parker, Robert Lopez e Matt Stone, e é conduzido de maneira extremamente divertida; todas as músicas são contagiantes e engraçadas, e as situações são absurdas e cômicas; acho fascinante como a crítica, no geral, aceitou bem o musical… já li vários comentários de mórmons dizendo que gostaram da peça; então, tudo trata-se de bom-senso. Você precisa saber assistir à peça, precisa entender suas piadas… e então, assistir a The Book of Mormon é uma experiência fascinante.
Amanhã trarei ao blog a segunda parte da postagem, falando sobre o elenco (que fez um trabalho incrível)… enquanto isso, aconselho vocês a começarem a procurar essa peça para assistir, porque realmente vale a pena, vocês vão gostar!

Comentários