The Book of Mormon – The Soundtrack


Hoje trago a última parte dessa postagem sobre The Book of Mormon, um musical da Broadway vencedor de 9 Tony Awards e que conta a história de dois jovens missionários mórmons (Elder Price e Elder Cunningham) enviados a Uganda em uma missão de dois anos, onde encontram certas dificuldades… na postagem de hoje, falarei sobre várias das músicas. A proposta é falar das músicas que mais me marcaram, o que no caso dessa peça, são quase todas as músicas.
Vou começar, como não podia ser diferente, falando sobre Hello, que é a música de abertura do espetáculo; como quase toda música de abertura, essa é bastante marcante, por ser aquela música que te introduz a esse mundo novo… a peça já começa com uma música bastante animada e engraçada, então já começamos a nos apaixonar pela peça logo de cara; depois temos Two by Two enquanto os missionários são separados em duplas e mandados para suas missões… a coreografia dessa cena é impagável!
Quando já temos Price e Cunningham como uma dupla, temos You and Me (But Mostly Me), que (como já dá para se desconfiar pelo nome) é bastante engraçada (e toda vez que a fala é utilizada nós rimos como se fosse a primeira vez)… é legal ouvir Cunningham, no segundo ato, dizer “But mostly me”; ainda sobre a dupla, temos duas vezes a música I Am Here For You, que é legal… a música em si não é tão engraçada (nem tão longa), mas a cena é bastante legal e bonita entre a dupla – na primeira vez que a música é cantada, a segunda já é mais triste.
Sobre a África, temos músicas absurdamente divertidas, como Hasa Diga Eebowai (como já comentado, a melhor coisa é ver a reação de Price ao descobrir o significado das palavras), Sal Tlay Ka Siti, primeira grande demonstração da voz de Nabulungi, uma cena bem legal; uma das coisas de que gostei bastante foi quando os dois encontraram os demais mórmons que já estavam na África, com Turn If Off… cena super divertida e marcante. E o fim do primeiro ato, como também é de costume nos bons musicais da Broadway, finalizou-se perfeitamente com Man Up, na voz principal de Cunningham, mas com participação de Price e Nabulungi… uma das cenas mais perfeitas de toda a peça.
Já no segundo ato, tivemos o sonho de Price com Spooky Mormon Hell Dream, que foi acima de tudo engraçado, e I Believe, que é uma das músicas mais bonitas de toda a peça… como sempre, tem seu tom de graça, mas é muito bonita… e tendo sido a primeira música que eu ouvi da peça, e a primeira música que eu aprendi a gostar, ela representa alguma coisa para mim… acho que sempre existe uma música que é aquela através da qual você foi apresentado ao musical e aprendeu a gostar dele… no caso de The Book of Mormon, I Believe é a minha música.
E para finalizar a peça (algumas peças acho que deixam um pouco a desejar na última música, só estou comentando), Book of Mormon trouxe uma das melhores cenas e uma das melhores músicas; e claro, uma ótima piada muito bem pensada! Tomorrow is a Latter Day foi bem legal, uma boa homenagem a Cunningham e uma coreografia ótima; mas eu não ri tanto, durante toda a peça, quanto eu ri assistindo à reprise de Hello! Para quem assistiu a peça, vai entender o que eu quero dizer…

Gente, a peça é realmente incrível e eu indico para todos que sejam fãs de musicais da Broadway… dos últimos anos, essa é a melhor peça já criada, sem dúvida alguma; músicas perfeitas, atuações perfeitas e uma história divertida… recomendo a todos e fica a dica pra o que fazer nessas férias! Até mais!

Comentários