The Matrix Reloaded


Matrix Reloaded é o segundo filme da trilogia Matrix e traz algumas características típicas de um segundo volume de trilogia: por exemplo, passamos o filme todo ouvindo que algo grande está para acontecer (o ataque das máquinas à cidade de Zion) e no final acabamos com um grande gancho para o último… ou seja, o filme todo é apenas uma preparação para o grande final, que fica para o terceiro e último volume… é sempre assim com trilogias, não? Nem Back to the Future escapou dessa sina…
O filme foi lançado em Maio de 2003, dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves novamente no papel de Neo. Continua a história de Matrix e nos prepara para o grande clímax da trilogia: a invasão das máquinas à cidade de Zion… enquanto as máquinas se aproximam da cidade para destruí-la, Neo precisa completar sua missão como o Escolhido para salvar toda a humanidade além, é claro, de descobrir uma maneira de salvar Trinity do sonho que tem desde o início do longa…
O filme é bom, e traz de volta muita coisa que gostamos no primeiro filme. Neo é aquele personagem carismático, a sua maneira. Sério, preocupado, não tem nada de engraçado, mas você consegue gostar dele, mesmo sem tentar. E Keanu nos deixa com a sensação de querer ser Neo por um tempo, de querer fazer o que ele faz, de querer passar por algumas coisas daquelas… é incrível sair de casa depois de ver o filme e ficar olhando em volta e para cima, em busca de sinais de que você está sendo controlado e de que todo o seu mundo é criado pela Matrix… ninguém me ofereceu a pílula vermelha ainda…
Neo está melhor do que nunca. Depois de sua fase de treinamento, sua época de descobrir quem era no primeiro filme, agora ele é simplesmente o personagem para que você admire, para que você olhe para ele e saiba que ele pode quase tudo, para que você o chame de Escolhido. Ele é o personagem que você admira, e em várias cenas ele dá provas disso… detém balas o tempo todo, salva Morfeu e o Chaveiro de uma explosão no último minuto, luta contra centenas de Smithes e, principalmente, ele voa. Mesmo que tenhamos o visto voar no fim do último filme, vê-lo voar pela primeira vez nesse é impagável!
As cenas de ação são sempre muito elogiadas, e elas são perfeitas. É claro que em alguns momentos nos perguntamos se eles já não estão exagerando e se já não podemos ir para a cena seguinte, mas ainda assim vale a pena. Várias das lutas são tão bem coreografadas que parece um espetáculo muito bem ensaiado; e o clima de luta Matrix é realmente indescritível… aquelas câmeras lentas, aquele desafio à gravidade, tudo aquilo é simplesmente de encher os olhos… vide a cena de Neo sozinho na Matrix contra o exército de Smith… e Smith também estava ótimo nesse filme, vê-lo criar seus clones era ótimo…
No entanto, devo dizer que o primeiro filme ainda me agradou mais. Esse foi ótimo e tudo o mais, mas o primeiro sempre tem aquele gostinho de mundo novo, de surpreender o público. Matrix nos apresentou todo aquele universo e toda aquela visão, e aquilo era mágico demais! No entanto, esse filme expandiu esse universo a proporções inimagináveis… Zion, a cidade da resistência humana, é simplesmente gigantesca… temos muito pelo que lutar! E o filme foi um pouco mais ousado, com cenas mais hot (vide a cena de Neo e Trinity enquanto a festa acontece em Zion)…
Comentário solto, amei a referência à colher novamente… não tivemos nada grandioso, mas tivemos um órfão dando uma colher de presente a Neo… quem se lembra do primeiro filme lembra-se do significado disso, então é ótimo. E o Oráculo teve uma ótima participação, ótimas falas, e uma ótima discussão sobre os programas do sistema… gostei daquela história de fantasmas, anjos, vampiros, lobisomens e alienígenas serem o sistema assimilando um programa que fez o que não devia… gostei dessa visão do mundo como uma grande máquina (já explorado no outro filme) e dos programas que dão defeito… perfeito.
As cenas finais não nos apresentaram Neo cumprindo sua missão como Escolhido. Por outro lado, o vimos indo atrás de Trinity e salvando sua vida… tivemos uma retribuição à quando ela salva sua vida no primeiro filme… aqui, aproveito para comentar. Gosto da maneira como Neo consegue ver o mundo, mesmo dentro da Matrix… como explica o Oráculo, agora ele tem a visão; e gostei da cena final em que ele consegue deter alguns sentinelas, mesmo estando no mundo real… e gostei de mostrar-nos que ele não é invencível e que isso exige bastante dele, o deixando em coma, em um grande gancho para o filme final. O “To be concluded” que vemos no fim dá uma certa emoção…
O filme está ótimo, apesar de eu ainda gostar mais do primeiro; de qualquer maneira, recomendo a trilogia Matrix para todo mundo, especialmente para os amantes de ação e (claro!) ficção científica… os irmãos Wachowski realmente acertam nessa história… é um daqueles filmes que te deixam eletrizados, pensando e procurando aquilo no mundo real… é o tipo de filme que eu gosto e que me deixa admirado. Bom filme a vocês, até mais!

Comentários

  1. Essa sina não pertence só às trilogias de filmes, mas às de livros também. Exemplo disso é o Trono de Fogo ( finalmente consegui ler!! ) do Riordan. Ah, por falar nisso, fiquei sabendo hoje o nome do terceiro livros das Crônicas dos Kane. No site oficial do Rick já está mostrando a capa. Ele se chama The Serpent's Shadow, o que literalmente quer dizer "A Sombra da Serpente". Estou vibrando de curiosidade. Não faço a mínima ideia de quando será lançado nos EUA, que dirá por aqui. Por enquanto é só. Achei que você gostaria de saber, por isso estou escrevendo isso.
    Se quiser dar uma conferida, siga pelo link abaixo:
    http://rickriordan.com/my-books/kane-chronicles/books/the-serpents-shadow.aspx
    Espero que goste.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pela notícia, fico contente de saber!
    não tinha respondido antes porque eu estava viajando e não tinha internet por lá, mas agora estou atualizado! vamos esperar o lançamento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário