Merlin 2x02e03 – The Once and Future Queen / The Nightmare Begins


Bem, a série se mostra cada vez mais fantástica. Nos dois episódios seguintes na segunda temporada, temos uma série de qualidades, que só melhoram a série cada vez mais. Inicialmente, os romances, tomando caminhos diferentes da primeira temporada, além de finalmente andarem; uma veia mais cômica parece estar sendo desperta; as tensões estavam atenuadas (e ótimas); Mordred retornou de maneira fantástica, e Morgana (engraçado que fiquei pensando que ela estava muito sumida durante o segundo episódio) finalmente descobrindo mais sobre si mesma.
Basicamente, em The Once and Future Queen, tivemos Arthur caçado por um assassino, contratado pelo rei que teve seu filho morto pelas mãos do príncipe. Além disso, ele descobre que é tratado diferente por ser quem é, e tenta provar algumas coisas para si mesmo, além de descobrir sentimentos por Gwen. É... finalmente a história que realmente conhecemos sobre o Rei Arthur começa a tomar forma na série Merlin! Antes tarde do que nunca...
Por partes. Arthur tem muito a aprender, até virar o Grande Rei Arthur, fato. A maneira como decide ficar na casa de Gwen e agir como uma “pessoa normal” podia ter feito dele um personagem muito humilde. Mas só serviu para mostrar que ele não respeita tanto assim os outros. Tivemos momentos em paralelo, em que ele era gentil com Gwen, e rude com Merlin, ou tinha seus momentos de “estrela”. Bem, ele ainda vai aprender. Amei ver Gwen o enfrentando. Foi corajosa, mas disse toda a verdade, de maneira impiedosa (“Não precisa ser avisado para pensar nos outros. Não é uma criança”).
O fazendeiro foi bastante cômico, e gostei de como Arthur se lamentou com a fala “Eu faço todo o trabalho. Outra pessoa recebe o crédito” e Merlin disse “Sei como é”. Tivemos Merlin na sua discussão com Gaius. E por mais que gostemos dele, e ele talvez não merecesse tanto, foi bom ver Merlin desabafar (mas era verdade). E tudo começou com um simples “Você acha que fico sem fazer nada?”. A discussão foi tão maravilhosa que apenas aquela cena teria valido o episódio. Ao menos para mim.
Mas tivemos muito mais. Como o beijo de Arthur e Gwen. É… para aqueles que sentiram o clima entre Gwen e Merlin na primeira temporada… deixem de lado pessoal, Gwen será a rainha de Arthur. Me perguntam: e Lancelot? Pois é, teremos ele no próximo episódio, mas também será par de Gwen futuramente. Futuramente…

Mas Merlin não deverá ficar sozinho. Bem, o grande mago Merlin nunca é visto com uma esposa nem nada assim. Mas nosso jovem Merlin precisa de alguém, não precisa? O episódio 3 foi centrado em Morgana (fantástico, fantástico!) e parece que é entre os dois que o clima vai começar a rolar agora… é, a primeira temporada ficou para trás.
Só para constar: na temporada, para mim, esse é o melhor episódio!
Gostei bastante da introdução ao episódio com Morgana colocando fogo nas cortinas por acidente, e então toda a discussão que permeou o episódio todo, em que Morgana descobre que possui poderes. A magia finalmente está sendo despertada para valer. É bom vê-la em dúvida, sem saber o que fazer, e Merlin querendo ajudar, afinal ele é o que mais entende o que ela está sentindo. Alguém discorda?
A parte mais cômica nesse episódio (não tão repleto delas, por sinal) foi Merlin escondendo as flores que levaria para Morgana de Arthur e, depois, tentando ler o pergaminho escondido do príncipe. Também merece destaque a fuga de Merlin, em que ele derruba vários objetos e se salva por magia.
A relação entre Merlin e o dragão não é mais a mesma coisa, eles parecem quase se odiar. Mas tudo bem. E a relação entre Merlin e Morgana (como já disse) ficou fantástica. Amei cada cena em que eles conversam (seja no quarto dela ou na casa dele), e a maneira como ela parece se sentir disposta a confiar nele, e como ele parece se preocupar e querer ajudá-la de qualquer maneira. Tudo muito bom (“Someone I care about need their help”). E ele se oferece para ajudá-la, ao indicar o caminho para os Druidas.
Morgana junto aos Druidas
E aí temos uma das melhores partes do episódio. Primeiro, apenas um comentário solto: Morgana estava muito Chapeuzinho Vermelho, não estava? Vamos prosseguir. Os escorpiões (por mais falsos que fossem) me dão certa agonia. Gostei demais de rever Mordred – que até parecia um pouco mais mau nesse episódio, sei lá, alguma coisa em sua expressão. E parabéns ao ator, ótima interpretação. Gostei de quando Mordred e Merlin se reencontraram (não é nostálgico ouvir “Olá, Emrys”?). Também é bom ver o tamanho de seu poder ao acabar com todos aqueles soldados. É, o Merlin presenciou…
Por um momento, achei que Merlin contaria sobre ele para Morgana, e isso meio que me deixou triste. Queria ver Merlin contando isso a alguém, espero por isso desde que comecei a assistir a série. Continuo esperando. Gostei da piada no fim do episódio em que Arthur dá conselhos para Merlin, e claramente pensa em Gwen enquanto fala. Melhor ainda foi a fala: “Não pode esconder nada de mim, Merlin”. Aham. E foi ótimo ver Gaius abraçando Merlin no final, feliz por ele estar a salvo.
Se a série é ótima, e a segunda temporada voltou com tudo, esses episódios só provaram que Merlin ainda pode ficar cada vez melhor. Novamente, aconselho vocês a assistirem, série muito boa.

Comentários