As Crônicas de Spiderwick


De novo fiz uma coisa que não aprovo muito, e assisti ao filme sem ter lido todos os livros. Todos, eu digo, porque eu tenho certo conhecimento a respeito de As Crônicas de Spiderwick. Eu já li o primeiro volume e amei. O livro é breve, mas tem conteúdo e prende o leitor. É divertido, tem tudo o que precisa. Além de o livro em si ser bastante bonito, com uma capa em relevo, folhas no estilo do Guia de Campo, tudo bastante bem trabalhado. E gostei do livro, que li há mais de três anos atrás. Mas como olhando para o meu futuro, não lerei os próximos quatro livros em breve, decidi assistir ao filme, que também já tem uns três anos.
E eu gostei. Não posso compará-lo a livro, já que só li o primeiro livro da história, que acaba por volta dos vinte minutos de filme, se eu não me engano. Mas o filme em si é legal. Ele é bastante divertido, em alguns momentos traz umas cenas de climas pesados, mas no geral é inocente. Mas não deixa de ser divertido e uma ótima coisa a se assistir. Não possui uma história complexa, como Nárnia ou Harry Potter, mas tem uma história encantadora. E personagens que te deixam maravilhado.
O filme começou bem, nos mostrando Arthur Spiderwick, confeccionando o Guia de Campo e tudo o mais, eu gostei. E gostei de ver Lucinda, logo de cara. Os personagens do mundo que Spiderwick descreveu são encantadores, em sua maioria. Tenho amor especial por Tibério. E no filme ele ficou muito bonitinho, não tinha como não gostar daquela coisinha. Ele ficou muito gracioso, muito legal mesmo, foi uma das melhores coisas do filme.
Gostei de ver Lucinda, gostei de ver Arthur, gostei da batalha final. E especialmente do tomate no forno, aquilo foi bastante inteligente. Quando a Mulgarath se passando por pai de Jared… aquilo foi inteligente, e interessante. Mas já era óbvio que não era o pai das crianças. Ainda bem que Jared não é burro. Se dependessem de Simon e de Mallory… e o reencontro final de Arthur e Lucy foi bastante emocionante…
Jared ficou legal. Ele subiu e desceu menos pelo elevador de comida do que o livro, mas tudo bem. Eram cinco livros (mesmo que breves) em um só filme. E Simon ficou mais legal no filme que no livro. Mallory parecia mais chata, sei lá. Irmã mais velha.
Gritalhão. Outro ser mágico que eu gostei bastante, ele ficou bem divertido. Sem contar que se não fosse por ele, no final, não teríamos solucionado os problemas, não é? (E gostei de ver Mulgarath de várias formas diferentes no final, cobra, troll…) Era ótimo quando ele começava uma frase e não a concluía, porque tinha que correr atrás de algum pássaro (“Bird! Bird!”). E claro: “I must warn the human boy. Need to warn him. Or maybe just hide. Oh, I like that one”.
E só uma coisinha que eu tenho que comentar. E antes: só eu entendo as piadas que se referem a Star Trek ou o quê? Só eu que sou muito fã do Spock? Resposta a minha própria pergunta: NÃO! É que entre as pessoas a minha volta, eu sou o maior fã de Star Trek que eu conheço. É o caso. Mas eu gostei demais da referência, quando Mallory diz para Jared: “Thanks, Spock. You’re the pride of the Federation!”
Gostei do filme. E ainda vou comprar e ler o resto da série. Aconselho todos a fazer o mesmo, a história é interessante, e o livro tem uma leitura muito prazerosa. Você se envolve completamente no livro, ainda me lembro da sensação de lê-lo. É simplesmente… sei lá, me dá uma sensação boa. Leiam, e assistam.

Comentários