Sobre críticas

Eu estava aqui, meio entediado (com coisas a fazer, mas com um pouco de preguiça) e pensando. Pensando e pensando, acabei decidindo escrever isso.
Falando sobre críticas. Todos sabem que a crítica é uma opinião, uma avaliação, algo sobre alguma coisa que você viu, leu, presenciou, ou sei lá. E elas podem ser positivas ou negativas. E as críticas que coloco no meu blog são a minha opinião, é claro que os outros podem ter opiniões diferentes (por exemplo aqueles que amam Crepúsculo… eles têm a opinião exatamente contrária à minha).
Mas é sobre isso o que eu queria falar (e especialmente críticas negativas):
Desde muito tempo eu aprendi uma lição. Na verdade foi minha mãe que sempre me ensinou isso, lembro-me sempre de ela me dizer isso, e comentar sobre algumas outras pessoas.
Quando você pode criticar?
Primeiro passo: conheça sobre o que você fala.
Desculpem-me os fãs, mas vou citar o exemplo de Crepúsculo. Se eu não soubesse nada sobre a série, simplesmente tivesse assistido a um dos filmes e começasse a falar mal, eu estaria completamente errado. Mas eu conheço, porque além de ter assistido todos os filmes, eu li todos os livros antes do lançamento dos filmes. Ou seja, eu sei do que eu estou falando, e é apenas uma opção minha que eu não seja fanático.
Não falar sobre o que você não conhece
Já, por exemplo, eu não posso vim aqui falar mal do filme “A Mentira” (é apenas outro exemplo) porque eu vi o trailer, li a sinopse e não gostei. Ao menos eu teria que ter assistido ao filme todo e ter argumentos convincentes das razões que me levaram a desgostar do filme.
Acho que vocês entenderam o meu ponto.
Se você não conhece, não faça elogios nem críticas. Não saia elogiando algo que você pouco conhece (porque você pode estar muito enganado) e não saia falando mal de coisas sobre as quais você nunca leu, ou nunca assistiu, apenas uma coisa ou outra, porque você também pode estar muito enganado.
Se você não gosta da série, deixe ela de lado e não faça comentários. Quer falar mal? Primeiro pegue todos os livros e os leia, depois assista todos os filmes (se houver), e então você pode ter argumentos para a sua opinião, se ela ainda continuar a mesma.
Do contrário…
É. Não.

E agora me desculpem se alguém achou isso meio rude, ou sei lá, só era algo que estava martelando na minha cabeça, e o meu blog virou minha válvula de escape, eu acho. Já estou melhor por ter colocado isso em palavras. Até mais pessoal, mais tarde uma postagem sobre American Pie Apresenta: O Livro do Amor.

Comentários