American Pie Presents: The Book of Love

Também conhecido como American Pie 7, na verdade não é, afinal trata-se de um spin-off e o título oficial é American Pie Apresenta: O Livro do Amor; desde a trilogia original, nunca tivemos uma tradução de título tão boa quanto essa. Tocando a Maior Zona, O Último Stiffler Virgem e Caindo em Tentação não tem nada a ver com os títulos originais: O Acampamento da Banda, A Corrida dos Nudistas e Fraternidade Beta. É, para você ter uma idéia (Portugal traduziu melhor do que a gente).
Nesse último volume, tivemos mais uma vez uma renovada no elenco, trazendo agora um novo trio de protagonistas: Bug Hall como Rob, Kevin M. Horton como Nathan e Brandon Hardesty como Lube; e quanto aos Stifflers… bem, ainda temos um (um único sobrevivente) Stiffler, interpretado por John Patrick Jordan, mas ele é apenas um coadjuvante no filme, não está entre os papéis mais importantes. Sinto falta dos Stifflers… nenhum será como o Stiffler original de qualquer jeito…
O filme foi lançado em 22 de dezembro de 2009, e se passa na escola East Great Falls High, dez anos depois do primeiro American Pie (temos até uma citação ao primeiro, quando aparece a “prima da Nadia”, dizendo que Nadia estudou ali dez anos atrás). Os três protagonistas são três jovens virgens em suas lutas por conquistar as mulheres. Em uma noite, Rob põe fogo à biblioteca da escola (foi uma cena engraçada), e limpando-a, no dia seguinte, descobre acidentalmente o Livro do Amor (também chamado de A Bíblia, o que dá boas piadas), criação do Sr. Levenstein (sim, sim, ele mesmo; Eugene Levy está de novo nesse filme, mas apenas em uma pequena participação). O trio utiliza o livro para se dar bem, mas é American Pie… quase tudo sempre dá errado. E para ajudar as gerações futuras, eles decidem que é preciso reconstruir o livro, mas para isso eles precisam da ajuda de todos os autores do mesmo.
E é claro que o filme não teve todo aquele sucesso que conquistou em seus três primeiros volumes (a saída do elenco original ainda não é aceita pela maioria das pessoas), mas mesmo assim foi um filme divertido. Quer dizer, eu ri. Achei que o clima de American Pie a que me acostumei ainda existe, e tivemos piadas muito boas (e cenas picantes muito engraçadas). Em geral, eu gostei do filme sim. Não vale a pena ficar discutindo que não é a mesma coisa com outro elenco; pense no filme como se fosse um outro filme totalmente novo, esqueça seus antecessores, e você vai conseguir se divertir (se você gosta desse estilo de filme, é claro).
De certa maneira, acho que o filme tentou fazer referência ao primeiro (quer dizer, ensino médio, alguns garotos lutando pela perda da virgindade – antes eram quatro, agora são três, e não houve um pacto oficialmente, mas mesmo assim). Achei a idéia do Livro engraçada (e amei o telefonema “Foi você que criou a Bíblia?” “Não”); a cena em que os nomes dos autores estão no quadro sendo riscados, lembrou-me um pouco o filme anterior (em Beta House, quando eles riscam no quadro as coisas que tem que fazer para serem aceitos na fraternidade); provavelmente foi de propósito. No fim, com o livro reeditado, podemos ler na capa: “O Novo Testamento”. Eu ri.
Gostei bastante do trabalho de Bug Hall; diferentemente dos três filmes anteriores, centrados em Stifflers, tivemos alguém um pouco (só um pouco) mais inocente no papel principal. E gostei do personagem, além de que ele era bem engraçado. Fiquei com pena dele, por tudo o que o coitado faz estar no YouTube (“Se eu fizer alguma coisa errada, com certeza vai acabar no YouTube”), ao menos ele consegue sua vingança no final (já era de se esperar que aquele fosse o desfecho, desde que o aspirador sumiu e foi encontrado).
E é isso, gostei do filme. Não é mais a trilogia original, não, mas ainda é bom, ainda é divertido. Dá para dar umas boas risadas (cada coisa…). E agora para os fãs mais neuróticos (e mesmo para mim, que fiquei bem contente com isso), está previsto para dezembro de 2012, o lançamento de American Pie 4. Isso mesmo, da série original, não outro spin-off, ou seja, retornando o elenco original dos três primeiros filmes, ou parte dele. Então vamos esperar pelo lançamento nos cinemas (com certeza eu estarei lá).

Comentários