[Cantinho de Luz] LIVROS


Apaixonados por leitura leem desde sempre! <3
Pelo menos isso é o mais comum de observarmos. Eu tenho, e vou prometer que deixo essa divagação durar no máximo um parágrafo, uma história muito antiga e muito bonita com a leitura. Adoro ler. Sempre adorei. Meus pais sempre me incentivaram muito, desde pequenininho. Sei que meu pai me trouxe da Universidade em que trabalha uma cópia de Reinações de Narizinho quando eu era bem novo. [Sim, bem Felicidade Clandestina da Clarice Lispector] Minha mãe tinha livros e mais livros da Coleção Vaga-Lume que eu herdei e guardo com todo o orgulho e carinho, e também foi ela quem me deu o meu primeiro Harry Potter que, acreditem ou não, foi O Enigma do Príncipe. Coisas estranhas acontecem mesmo. De todo modo, acho que sempre tive essa influência muito grande dentro de casa e o exemplo da minha mãe, porque um dos meus programas favoritos ainda é sentar-me com ela do lado de fora de casa, um chimarrão no meio e ficar lendo durante horas.
Fim da divagação.
Começo hoje uma nova seção do Cantinho de Luz, essa com postagens mais espaçadas porque o tempo que preciso dedicar à leitura de livros é um pouquinho maior e tenho que encaixar no meio de todas as outras produções para o blog e demais leituras. Mas, de todo modo, estou de volta a livros que marcaram a minha infância e adolescência e que acho que pode e deve ter marcado a de vocês também. Como é o caso de O Escaravelho do Diabo. Um verdadeiro clássico da literatura brasileira, é um dos livros que nos ensinaram a gostar de investigação, de mistério e de suspense. Eu, particularmente, nutro uma paixão imensa por O Mistério do Cinco Estrelas, livro de Marcos Rey que ADORO demais e que me sentei em uma manhã de domingo para reler para que pudesse trazer uma boa review para o Parada Temporal e foi uma experiência deliciosa! É engraçado reler essas coisas que nós lemos na infância e perceber como os significados que conferimos a essas obras podem mudar tão drasticamente!
Foi o que eu senti lendo A Ilha Perdida novamente.
A Coleção Vaga-Lume deve ter feito parte da vida de MUITA gente, por isso acho que ela merece uma vaga importante nessa nova seção do Cantinho de Luz. Assim, você vai encontrar os livros que lemos e nos marcaram, como a própria A Ilha Perdida, e outros como O Escaravelho do Diabo (que até ganhou uma adaptação cinematográfica nesse ano!), O Jogo do Camaleão, Perigos no Mar, o emocionante e bonito Sozinha no Mundo e, claro, o tristíssimo Zezinho, o Dono da Porquinha Preta e tantos outros. Também temos a adorável Coleção Cachorrinho Samba, que contava com cinco histórias memoráveis que guardaremos para sempre com todo o carinho e amor possível. São elas: O Cachorrinho Samba, O Cachorrinho Samba na Floresta, O Cachorrinho Samba na Fazenda, A Mina de Ouro e A Montanha Encantada. Ainda há os livros de O Cachorrinho Samba “na Bahia”, “na Rússia” e “entre os Índios”, mas eu nunca li nenhum desses. Talvez seja a hora de fazer isso, finalmente, para o blog!
Outra coleção de livros que marcou a minha infância e que eu preciso trazer ao blog de um jeito ou de outro são OS PINGOS. Eles são adoráveis e extremamente infantis, daqueles livros cheios de cores e poucas falas, para contar historinhas para as crianças quando elas ainda estão aprendendo a se interessar por isso tudo e aprendendo a ler. São bem didáticos, então é comum encontrar livros como Os Pingos e as Cores ou Os Pingos e as Sementes. Eu era especialmente apaixonado por dois livros da coleção: Números dos Pingos e Alfabeto dos Pingos. Só de pensar nesses dois livros em específico me vem uma nostalgia TÃO GRANDE. Tão gostosa. Por fim, também nessa fase bem infantil ainda prévia à leitura propriamente dita, eu tenho memórias deliciosas de pintar aqueles livros de atividades do BAMBINO. Minha mãe tinha uma coleção (não sei bem o porquê) em branco da época dela, e era maravilhoso! Tenho alguns guardados em algum lugar e vou encontrá-los para deixar a nostalgia correr solta de vez e então trarei uma postagem [bem emotiva] ao blog!
Ainda tenho muito mais o que comentar e você vai ver que essa seção do Cantinho de Luz é bem prolífera! Temos os ADORÁVEIS e perfeitos livros de Pollyanna, que vão ser para sempre livros repletos de significado e belíssimos! Temos também O Pequeno Príncipe, que é sempre um livro com mensagens belíssimas. Matilda, Meu Pé de Laranja Lima… vamos montando isso com calma! Se você ainda não conhece o Cantinho de Luz, você pode visitar essa página aqui, e encontrar o que te interessa. De forma resumida, essa página do Parada Temporal tenta resgatar coisas memoráveis de nossas infâncias, como Chiquititas (de onde saiu o título), outras novelas, Sítio do Picapau Amarelo, filmes e, agora, livros. Em relação aos LIVROS do Cantinho de Luz, a primeira review estará no blog AMANHÃ, e para acompanhar as novidades, você pode sempre visitar a página através do Menu ali no topo, abaixo do título e descrição do blog, onde os links serão atualizados a cada nova postagem, com os títulos dos livros resenhados para que você possa clicar, ler e deixar sua opinião!
Até mais e vamos relembrar nossas leituras! \o/

Para mais postagens, visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. O mistério do Cinco Estrelas entrou em minha vida aos 11 anos. Simplesmente envolvente. Dei início, na época, a outras leituras dos livros de Rey: O Rapto do Garoto de Ouro, Um diabo no porta-malas, um cadáver ouve rádio, Enigma na Televisão...Bom, estes são os que eu lembro.
    Mas, honestamente, Um rosto no Computador é especial para mim. Tive a graça de lê-lo novamente em 2015 aos meus 20 anos. Realmente, notei que as impressões construídas por nós depois de algum tempo diferem das que tínhamos enquanto crianças. Ainda bem! É como uma releitura feita de nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com dois livros do Marcos Rey aqui ao lado para escrever: "Enigma da Televisão" e "Bem-Vindos ao Rio"... também quero comentar "Sozinha no Mundo", eu amo a escrita dele! Sempre envolvente. Não li "Um Rosto no Computador", mas eu vou dar uma olhada! :P

      Excluir
    2. Descobri um livro que desejo ler quando puder: "Minha vida de Menina" de Helena Morley. Cheguei até ele através do filme "Vida de Menina". Trata-se da história, na verdade, uma biografia da escritora quando tinha seus 13-15 anos. Ela viveu em Diamantina - MG, no final do século XIX com a ascensão da República, pai inglês e mãe mineira, vivenciando as experiências normais à adolescência. Ela descobre o prazer pela escrita. Tanto é, que virou escritora!

      Excluir
    3. Mas eu confesso que Dom Casmurro de Machado de Assis é especial para mim. Li no momento certo da minha vida, aos 20/21 anos. Foi um momento propício para entender certos assuntos que o livro trata. Só sei que eu falava com brilho nos olhos sobre o livro e as impressões que me causava. Até porque, como Mário Sérgio Cortella costuma dizer: "Importante é aquilo que você importa para dentro de si".
      Eu vivi as emoções do menino Bentinho, do já formado Bento Santiago (amante ardente de Capitu) e do narrador Dom Casmurro, homem magoado e ensimesmado. Chorei quando lia a descrição de Bento Santiago a respeito de seu herdeiro, o tão esperado Ezequiel que Capitu amamentava em seus braços:
      "Pois nem tudo isso me matava a sede de um filho, um triste menino que fosse, amarelo e magro, mas um filho, um filho próprio da minha pessoa (...) e não tardou que viesse ao mundo o fruto delas. Não era escasso nem feio, como eu já pedia, mas um rapagão robusto e lindo. (...) Capitu não era menos terna para ele e para mim. Dávamos as mãos um ao outro, e, quando não olhávamos para o nosso filho, conversávamos de nós, do nosso passado e do nosso futuro. As horas de maior encanto e mistério eram as de amamentação. Quando eu via o meu filho chupando o leite da mãe, e toda aquela união da natureza para a nutrição e vida de um ser que não fora nada, mas que o nosso destino afirmou que seria, e a nossa constância e o nosso amor fizeram que chegasse a ser".
      São nessas horas que eu coloco a mão no peito e digo: "Ahhhh!"

      Excluir
    4. Realmente é um livro lindíssimo, que não estão nos planos imediatos a serem comentados no blog, mas certamente vale um bom comentário! :)

      Excluir

Postar um comentário