American Horror Story: Roanoke 6x01 – Chapter 1


My Roanoke Nightmare: Chapter 1
Uma estreia sensacional para uma nova temporada de American Horror Story. Depois de todo o mistério, ainda estamos cheio deles e perguntas gostosas em relação à temporada, mas tivemos uma estreia satisfatória que apresenta potencial para uma EXCELENTE temporada. Eu cheguei a pensar isso sobre Hotel em sua estreia, e depois tivemos uma temporada que eu julguei de qualidade muito baixa, mas a estreia de Roanoke, por algum motivo, me chamou MUITO a atenção. E eu adorei. Foi bastante introdutório, e apresentou poucos personagens, mas eu sinto que as possibilidades são muito grandes ali ainda. No geral, talvez não tenhamos nada tão original, eu ainda não sei qual é o grande diferencial e a grande sacada da temporada, mas a questão está na maneira como a história está sendo contada. Os cenários e os figurinos estão impecáveis, compondo uma fotografia belíssima para a temporada. As atuações estão impressionantes, como sempre, com uma atuação fascinante de Sarah Paulson e uma narração arrepiante de Lily Rabe. Está tudo incrível, e o modo de filmagem, em documentário
Wow.
Vamos falar de mistério. Eu acho que foi uma jogada inteligente do canal esconder o tema da temporada durante todo esse tempo… chamou a atenção do telespectador. Quer dizer, estávamos habituados a saber o tema da temporada muito antes de sua estreia, mas a quantidade de especulações que a falta de tema e os teasers nos provocaram até que valeram a pena. E foi gostoso assistir ao episódio com tom de surpresa. Começamos com My Roanoke Nightmare, um documentário. Então Roanoke é o nome oficial da temporada, mas você ainda percebe uma quantidade incrível de mistério sendo mantido. Os nomes dos episódios (até por se tratar de uma filmagem em documentário) são apenas números de capítulos (Chapter 1, Chapter 2…), o que não nos diz absolutamente nada da trama. E mesmo os atores foram mantidos em segredo. Não tivemos uma abertura estonteante (eu estava tão curioso por ela, mas eu acredito que a teremos nos próximos episódios sim), e os rostos, familiares ou não, foram aparecendo de surpresa. Eu mesmo não esperava ver Cuba Gooding Jr. na série, depois de seu irritante O.J. em American Crime Story.
E ali está ele. COM SARAH PAULSON!
Os nomes do restante do elenco, felizmente, é apresentado no fim do episódio, e nós temos nomes comuns como Evan Peters que nos deixam muito felizes (QUEREMOS ELE LOGO). Sarah Paulson está com uma personagem magnífica que estamos fadados a amar, que ela compartilha com Lily Rabe. Podia ser mais perfeito? Os personagens são “compartilhados” por atores de uma forma inovadora, afinal de contas estamos trabalhando com um documentário. O tema desse ano acompanha um casal que se muda de Los Angeles para a Ilha Roanoke, na Carolina do Norte – onde, no século XVI, o desaparecimento da Colônia de Roanoke aconteceu, e deve ser parte da trama da temporada –, e coisas estranhas e paranormais começaram a acontecer com eles assim que eles compraram uma antiga casa muito grande e por um preço muito baixo. Shelby sentiu o perigo emanando dela desde o primeiro momento. Tudo isso Shelby e Matt, o casal, narra (Lily Rabe e Andre Holland, respectivamente) em um documentário intitulado My Roanoke Nightmare, enquanto vemos as cenas em uma reconstituição interpretada por Sarah Paulson e Cuba Gooding Jr.
Eu adorei o tom que o “documentário” dá à série.
Há quem diga que isso nos inibe da surpresa e do suspense da morte ou não dos personagens, uma vez que sabemos que eles estão vivos, ou então não estariam ali contando aquela história. Mas falamos de American Horror Story, então tudo é possível. Uma coisa que me chamou a atenção é que todos os atores que reencenam os acontecimentos são MAIS VELHOS que os atores que supostamente já passaram por tudo aquilo e contam suas experiências em frente a uma câmera. Pode ser mera coincidência, pode não significar nada, afinal são atores em uma reconstituição, mas isso me chamou a atenção e eu gostaria de deixar registrado para o caso de significar alguma coisa mais tarde na temporada. Assim eu tenho um álibi. Independente de qualquer coisa, eu ADOREI a ideia do documentário. Eu acho que isso dá um tom diferente à temporada. Os personagens narrando os acontecimentos fascina, arrepia. Proporciona um quê a mais. São aqueles documentários sensacionalistas, cheios de suspense e drama, reações… me fez pensar um pouco em Contatos Imediatos de 4º Grau.
O que me arrepia!
Talvez Lana esteja dirigindo esse documentário?!
Bem, independente de qualquer devaneio a que tenha me entregado, o primeiro episódio da temporada me cativou. Como disse, fotografia belíssima e atuações impecáveis entregaram um “Piloto” admirável, com potencial para ser um ótimo ano, melhor que os dois últimos. Os mistérios são muitos, e tivemos um tom de suspense inegável e perfeito para AHS. Os barulhos animalescos do lado de fora enquanto o casal fazia sexo. A “chuva” de dentes humanos amarelados. O ataque que Shelby sofreu na jacuzzi. As pessoas com suas tochas de fogo. O vídeo no porão. Aquele animal morto. A Colônia de Roanoke. Tudo é envolto em muito mistério, o que me faz pensar em uma temporada mais complexa, com tramas bem amarradas, e muita trama, afinal de contas ainda temos que visitar 1590 de alguma maneira, huh?! Ainda há a participação de Lee (compartilhada por Adina Porter, narrando e Angela Bassett reencenando), com casos interessantes como aquele bebê, aquele criminoso que se matou na frente dela… e Shelby fugiu ao final do episódio encontrando aqueles “fantasmas” [?] no meio da estrada.
Acho que ainda temos um longo caminho pela frente na temporada.
E eu estou EMPOLGADÍSSIMO!
Calma gente, tenho certeza de que vai além do documentário… louco para ver esses atores da reconstituição se envolvendo também, recebendo por fim outros nomes e outros personagens, outras relações entre eles. Talvez os narradores, então, precisem assumir suas posições como Shelby, Matt e etc. de fato e tudo o mais… vejo muitos caminhos pelos quais a temporada ainda pode se aventurar, e eu tenho certeza de que, dessa vez, eles têm algo excelente planejado para nós. Confiante em um sexto ano muito bom para American Horror Story, finalmente. Bem, já apaixonado pela temporada após um episódio (e eu sei que isso é arriscado a se dizer no caso dessa série, mas eu espero realmente não me desapontar), eu lamento ver que, diferente dos outros anos, essa temporada terá apenas 10 episódios. Ainda assim, eu acho que é um número ideal. Séries limitadas a 10 ou 13 episódios costumam contar melhor suas histórias, de forma eletrizante e sempre encaminhando a trama a algum lugar. Vide American Crime Story, que fez um trabalho SENSACIONAL em apenas 10 episódios, e foi um verdadeiro sucesso.
Desejo a Roanoke todo o sucesso. Vai dar certo! \o/

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários