Carrossel (2012/2013) – Último capítulo da reprise foi ao ar!


E eu chorei como uma criancinha!
Sou um apaixonado pela nova versão de Carrossel que o SBT produziu entre os anos de 2012 e 2013 – entendo perfeitamente o estrondoso sucesso alcançado na reprise que chegou ao fim ontem, afinal de contas essas crianças eram ENCANTADORAS. Eu não vi na primeira vez em que foi ar, mas comecei a acompanhar por causa de Cúmplices de um Resgate, e então me apaixonei profundamente. Eu ri tanto ao longo dessa novela… eu me vi tanto nessas crianças… eu chorei tanto com tanta cena bonita… eu aprendi tanto com tantas mensagens… QUE NOVELA SENSACIONAL. Eu não sou, ainda, da época do outro Carrossel, a versão mexicana de 1991/1992, ano em que eu estava nascendo. Acompanhei, sim, a trajetória da Professora Lupita com suas crianças em 2002/2003 em Viva as Crianças!, que era absolutamente incrível, com a mesma história da original. E da nova versão. O texto é basicamente o mesmo, com pouquíssimas diferenças, e é absolutamente emocionante. Acho que a novela serve a um propósito didático sensacional e ajuda as crianças a entender muita coisa, e a se tornarem adultos melhores.
A novela do SBT soube fazer isso muito bem através de crianças talentosíssimas!
Nos apaixonamos por cada uma e por cada história. Eu vou escrever ainda um outro texto que, talvez, funcione mais como uma review da novela como um todo, lembrando alguns momentos marcantes que me emocionaram ou me divertiram particularmente. Quero falar sobre esses dois últimos capítulos nesse momento e colocar pra fora um pouco do delicioso sentimento que foi assistir aos últimos minutos ao lado dessas crianças e me despedir delas com lágrimas nos olhos. Toda a finalização da novela começou quando as crianças ajudaram o Professor Renê a pedir desculpas para a Professora Helena por toda a confusão com a Suzana na estação de trem… e aquilo culminou em um emocionante pedido de casamento que me arrepia! As lágrimas da Professora Helena comovem, e aquelas crianças pulando de alegria carregando as letras de um lindo pedido de casamento… quer dizer, a Professora adora tanto aquelas crianças e elas adoram tanto a Professora, que não tem como não se emocionar profundamente com tudo aquilo.
Infelizmente o casamento acontece muito depressa, mas não deixa de ser incrível e lindo. Do pedido de casamento e do beijo de Renê e Helena, partimos para uma belíssima cerimônia sem falas, com as crianças emocionadas assistindo a tudo, e então a despedida acontece na estação de trem, quando Helena e Renê vão sair para sua lua de mel. Acho particularmente emocionante porque as crianças (como a Maria Joaquina) estavam chorando e eu acredito que tudo aquilo tenha sido de verdade, lágrimas reais de crianças que se adoram e estão se despedindo de uma fase tão importante, porque se Carrossel foi importante para nós, imagina para eles! Eu sei que eu vou sentir eternas saudades dessa turminha maluca, e eu fico feliz em saber o quanto amizades de verdade surgiram ali e ainda vê-los, agora grandes, como bons amigos, como nas competições do Dance Se Puder. De todo modo, a Professora Helena e o Professor Renê se despediram da novela na segunda-feira, e então ficamos com outros acontecimentos para ontem, que envolviam o tema cantado em volta da Graça, do Firmino e da Diretora Olívia…
…e aquilo me arrepiou!
Então partimos para a grande finalização… O FUTURO! \o/
Foi tudo muito interessante. Nós temos visões possíveis dos futuros de cada uma das crianças, e eu gostaria de compartilhar meus sentimentos em relação às cenas, por mais que seja pessoal e talvez não interessante a vocês. Mas eu vi a cada uma das projeções para o futuro com uns sorrisos bobos em meio a lágrimas verdadeiras. Eu chorei, e chorei muito. Muito mesmo. Minhas lágrimas escorriam, e eu fungava, e então eu ria no meio disso tudo, e eu até solucei. Foi tudo tão bonito, tão emocionante que eu me apaixonei. Nós tivemos coisas bem dignas de cada um dos personagens, como o Daniel com a ONG Patrulha Salvadora, o Paulo de político, o Kokimoto de samurai, Alícia como piloto, Bibi como uma atriz internacionalmente famosa, Jaime como jogador de futebol, Mário como veterinário, Laura como escritora, Adriano com uma estação lunar, Margarida de modelo, Maria Joaquina de estilista, casada com Cirilo, um neurocirurgião de sucesso. Tudo que tinha muito a ver com cada um dos personagens, então foi muito bonito e divertido de acompanhar enquanto nos despedíamos.
Mas duas me marcaram MAIS QUE TODAS.
Primeiramente, Valéria. O Show da Valéria é realmente A CARA DELA! Eu ri tanto quando a vi lá na TV, apresentando um programa… realmente tem tudo a ver com ela e me faz pensar no quanto eu realmente adoro a Valéria. Mas acho que o futuro que mais me comoveu foi O FUTURO DE CARMEN. Eu achei a coisa mais linda possível (e foi a que mais me fez chorar!) ela entrando na sala de aula da Escola Mundial, vestida com as mesmas roupas que a Professora Helena usava, realizando o seu sonho de ser uma professora, espelhando-se no seu modelo. Aquilo tem uma significação tão forte e tão bonita! Como professores como a Professora Helena marcam a vida de uma pessoa, e a Helena é um exemplo perfeito de professores assim. Me arrepiou ver a Carmen na frente da sala, querida e dedicada como a Helena, ouvindo gritos de “Sim, Professora Carmen!”, com novas crianças gritando. Não tem como não se emocionar.
E, no fundo, era tudo coisa do Adriano, imaginando se o futuro seria mesmo desse jeito. E ISSO É TÃO COISA DO ADRIANO! Eu lembro, por exemplo, de quando ele levou os meninos a um passeio pelos planetas (o que me lembrou muito Viagem ao Céu, do Sítio do Picapau Amarelo, então eu gostei bastante!). O Adriano estaria mesmo ali imaginando como seria o futuro de cada um deles… mas independente de ser exatamente assim ou não, o que importa no momento é a infância, e eu acho que isso foi uma mensagem lindíssima a ser passada para as crianças. Vale muito a pena ser criança e aproveitar a criança, como essas crianças de Carrossel, preparando-se para entrar em um novo ano escolar, aproveitaram. Foi tudo muito lindo e de um bom gosto impressionante, eu estou, ainda, muito encantado e comovido. Ver as crianças no Circo Tihany (estive nele aqui na minha cidade, queria ter estado naquela sessão com as crianças de Carrossel se despedindo) cantando o tema de abertura mexeu comigo. Ver o “FIM” doeu. Eu não estou preparado para dar tchau para essas crianças, para essa turminha.
Eu os amo.
E certamente vou sentir muita muita muita falta de cada um deles! <3

Para mais postagens de novelas, clique aqui.


P.S.: Mais tarde TEXTO 2, sobre a novela como um todo!

Comentários

  1. E pensar que eles reprisariam essa novela de novo em 2018 e 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batendo recordes de exibição... infelizmente, tenho apenas dois textos sobre Carrossel no blog, acabei pegando a novela pela metade nessa reprise, demorei para decidir escrever, mas pelo menos tem alguma coisa registrada! :)

      Excluir
    2. Sim! Carrossel fez parte da minha infância e embora tenha muitos altos e baixos, é mil vezes melhor que Carinha de Anjo e até mesmo Poliana Moça.

      Excluir
    3. Carinha de Anjo eu comentei bastante... gostava bem mais no início do que depois. Várias coisas começaram a me incomodar eventualmente.

      Excluir
    4. Carinha de Anjo sempre foi a mais fraquinha das infantis, só que perde para Poliana Moça, mas pelo menos Poliana Moça é uma continuação.

      Excluir

Postar um comentário